Anos finais e morte
Luther vinha sofrendo de problemas de saúde há anos, incluindo
a doença de Ménière ,
vertigem ,
desmaios ,
zumbidos , e uma
catarata em um olho.
[ 240 ] A partir de 1531-1546, sua saúde se deteriorou ainda mais. Os anos de luta com Roma, os antagonismos com e entre seus companheiros reformadores e do escândalo que se seguiu a partir da
bigamia do
Philip de Hesse incidente, em que Lutero tinha desempenhado um papel de liderança, todos podem ter contribuído. Em 1536, ele começou a sofrer de
rim e pedras na bexiga , e
artrite , e uma infecção no ouvido rompido um tímpano. Em dezembro de 1544, ele começou a sentir os efeitos da
angina .
[ 241 ]
Sua saúde física pobre fez mal-humorados e ainda mais duras em seus escritos e comentários. Sua esposa Katharina foi ouvido dizendo: "Querido marido, você é muito rude," e ele respondeu: "Eles estão me ensinando a ser rude."
[ 242 ] Em 1545 e 1546 Lutero pregou três vezes na
Igreja do mercado em Halle, permanecendo com seu amigo
Justus Jonas durante
o Natal .
[ 243 ]
Lápide de Lutero na Igreja do Castelo de Wittenberg.
Seu último sermão foi entregue em
Eisleben , seu local de nascimento, em 15 de Fevereiro 1546, três dias antes de sua morte.
[ 244 ] Ele foi "inteiramente dedicado aos judeus obstinados, a quem se tratava de uma questão de grande urgência para expulsar de todo alemão território ", segundo
Léon Poliakov .
[ 245 ] James Mackinnon escreve que concluiu com um "convocação de fogo para conduzir a mala e cuia judeus do meio deles, a menos que eles desistiram de sua calúnia e sua usura e se tornaram cristãos."
[ 246 ] Lutero disse: "nós queremos praticar o amor cristão em direção a eles e rezar para que eles convertem", mas também que eles são "nossos inimigos públicos ... e se eles poderiam nos matar a todos, eles iriam fazer isso com prazer. E muitas vezes eles fazem . "
[ 247 ]
Jornada final de Lutero, para Mansfeld, foi tomada por causa de sua preocupação com as famílias de seus irmãos continuada no comércio de mineração de cobre de seu pai Hans Luther. Sua subsistência foi ameaçada pelo conde Albrecht de Mansfeld trazendo a indústria sob seu próprio controle. A controvérsia que se seguiu envolveu todos os quatro Mansfeld conta: Albrecht, Philip, George John, e Gerhard. Luther viajou para Mansfeld duas vezes no final de 1545 para participar das negociações para um acordo, e era necessária uma terceira visita no início de 1546 para a sua conclusão.
As negociações foram concluídas com êxito em 17 de fevereiro 1546. Depois de 8:00, ele experimentou dores no peito. Quando ele foi para sua cama, ele orou: "Nas tuas mãos entrego o meu espírito; tu me remiste, ó Senhor, Deus fiel" (Sl 31: 5.), A oração comum dos moribundos. Na 01h00 ele acordou com mais dor no peito e foi aquecida com toalhas quentes. Ele agradeceu a Deus por revelar o seu Filho como aquele em quem ele tinha acreditado. Seus companheiros, Justus Jonas e Michael Coelius, gritou em voz alta, "pai reverendo, você está pronto para morrer confiando em seu Senhor Jesus Cristo e confessar a doutrina que ensinou em seu nome?" A distinta "Sim" foi a resposta de Lutero.
Elenco de rosto e as mãos de Lutero em sua morte, na Igreja do mercado em Halle
[ 248 ]
Um pedaço de papel foi encontrado mais tarde em que Lutero tinha escrito sua última declaração. A declaração foi em latim, além de "Nós somos mendigos", que era em alemão.
1. Ninguém pode compreender Bucolics de Virgílio, a menos que ele tem sido um pastor por cinco anos. Ninguém pode compreender Geórgicas de Virgílio, a menos que tenha sido um fazendeiro por cinco anos.
2. Ninguém pode compreender cartas de Cícero (ou assim eu ensino), a menos que tenha ocupou-se nos assuntos de algum estado proeminente durante vinte anos.
3. Saiba que ninguém pode se entregaram no Escritores Santo suficientemente, a menos que ele tem governado igrejas por cem anos com os profetas, como Elias e Eliseu, João Batista, Cristo e os apóstolos. Não assaltar este Eneida divina; ou melhor, em vez prostrar reverenciar o fundamento de que ele pisa. Nós somos mendigos: isso é verdade.
[ 251 ] [ 252 ]
Legado e comemoração
O legado de Luther: o protestantismo por país em 2010.
Obras e edições
A edição alemã de 1581 de Lutero "Tabletalks"
- O Erlangen Edition ( Erlangener Ausgabe : "EA"), que compreende a ópera latina exegética - obras exegéticas latinas de Lutero.
- O Weimar Edition ( Weimarer Ausgabe ) é a exaustiva edição alemã, padrão de latim e alemão obras de Lutero, indicadas pela sigla "WA". Este é continuado em "WA Br" Weimarer Ausgabe, Briefwechsel (correspondência), "WA Tr" Weimarer Ausgabe, Tischreden(Tabletalk) e "WA DB" Weimarer Ausgabe, Deutsche Bibel (Bíblia alemão).
- A edição americana ( Obras de Lutero ) é a mais extensa tradução Inglês dos escritos de Lutero, indicado quer pela abreviatura "LW" ou "AE". Os primeiros 55 volumes foram publicados 1955-1986, e uma extensão de vinte unidades (vols. 56-75) está prevista dos quais volumes 58, 60 e 68 têm aparecido até agora.
Veja também
Referências
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- Ir para cima^ D. Franz Pieper Christliche Dogmatik , 3 vols,. (Saint Louis: CPH, 1920), 3: 575: "Hieraus geht sicher hervor so viel, dass die abgeschiedenen Seelen der Gläubigen in einem Zustande des seligen Genießens Gottes sich befinden .... Ein Seelenschlaf, der ein Genießen Gottes einschließt (assim Lutero), ist nicht als irrige Lehre zu bezeichnen ";Tradução Inglês: Francis Pieper, Christian Dogmatics , 3 vols, (Saint Louis: CPH, 1953)., 3: 512: "Estes textos certamente tornam evidente que as almas dos crentes estão em um estado de bem-aventurada gozo de Deus. ... Um sono do sould que inclui o desfrute de Deus (diz Luther) não pode ser chamado de uma falsa doutrina ".
- Ir para cima^ Sermões de Martin Luther: a Casa Postils , Eugene FA Klug, ed. . e trans, 3 vols, (Grand Rapids, Michigan: Baker Book House, 1996)., 2: 240.
- Ir para cima^ Weimarer Ausgabe 43, 360, 21-23 (de Gênesis 25,7-10): também exegética ópera Vol latina 5-6 1833 p. 120 e a tradução em Inglês: Obras de Lutero , American Edition, 55 vols. (St. Louis: CPH), 4: 313; "Sufficit igitur nobis haec cognitio, não egredi animas ex corporibus em periculum cruciatum et paenarum Inferni, sed ESSE eis paratum cubiculum, em quo dormiant no ritmo."
- Ir para cima^ "Smalcald artigos, Parte II, do artigo II, parágrafo 12" . Bookofconcord.org . Retirado2012/08/15 .
- Ir para cima^ "Smalcald artigos, Parte II, do artigo II, parágrafo 28" . Bookofconcord.org . Retirado2012/08/15 .
- Ir para cima^ Gerhard Loci Theologici, Locus de Morte , § 293 ff. Pieper escreve: "Lutero fala mais cautelosa do estado da alma entre a morte ea ressurreição do que Gerhard e os teólogos posteriores, que transferem algumas coisas para o estado entre a morte ea ressurreição, que pode ser dito com certeza apenas do Estado depois da ressurreição "( Christian Dogmatics , 3: 512, nota 21).
- Ir para cima^ artigo na Berlinischer Zeitung 1755 em Obras Completas ed. Karl Friedrich Theodor Lachmann - 1838 p. 59 "foi dado Gegner auf alle diese Stellen Antworten werden, ist leicht zu errathen. Sie werden sagen, dass Luther mit dem Worte Schlaf gar morrer Begriffe nicht verbinde, welche Herr R. damit verbindet. Wenn Luther sábio, dass die Seele É nach dem Tode schlafe, então denke er nichts mehr dabey, als foi alle Leute denken, wenn sie den Tod des Schlafes Bruder nennen Tode Ruhe, leugneten auch die nicht, Welche ihr Wachen behaupteten:. c. Ueberhaupt ist mit der Luthers ansehen bey Ganzen nichts Streitigkeit zu gewinnen "
- Ir para cima^ exegética ópera Latina, Volumes 5-6 Martin Luther, ed. Christopf Stephan Elsperger (Gottlieb) p. 120 "Differunt tamen somnus sive quies hujus vitae et futurae. Homon enim em hac vita defatigatus diurno labore, sub intrat noctem em cubiculum suum tanquam no ritmo, dormiat ibi ut, et eA nocte fruitur quiete, neque quicquam SCIT de ullo malo sive incendii, caedis sive. Anima autem não sic dormit, vigilat sed, et patitur visiones loquelas Angelorum et Dei. Ideo somnus na futura vita est quam profundior em hac vita et tamen anima coram Deo vivit. Hac similitudine, quam habeo um somno Viventia ". (Comentário sobre o Gênesis - Enarrationes in Genesin , 1535-1545) "
- Ir para cima^ Blackburne Uma curta visão histórica da controvérsia a respeito de um estado intermediário (1765) P121
- Ir para cima^ Gottfried Fritschel . Zeitschrift für die gesammte Lutherische Theologie und Kirche p.657 "Denn dass Luther mit den Worten" anima não sic dormit, sed vigilat et patitur visiones, loquelas Angelorum et Dei "nicht dasjenige leugnen irá, foi er um vortragt allen andern Stellen seiner Schriften"
- Ir para cima^ Henry Eyster Jacobs Martin Luther o herói da Reforma 1483-1546 1898. Ênfase adicionada.
- Ir para cima^ Mullett, 194-95.
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- Ir para cima^ Oberman, 237.
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- Ir para cima^ Citado por Oberman, 237.
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- Ir para cima^ Brecht, 3: 355.
- Ir para cima^ Cf. Lutero, Apenas do Decálogo é eterno: Teses de Martinho Lutero completos Antinomian e disputas, ed. e tr. H. Sonntag, Minneapolis: Lutheran Press, 2008, 23-27.ISBN 978-0-9748529-6-6
- Ir para cima^ Cf. ibid., 11-15.
- Ir para cima^ Cf. Obras de Lutero 47: 107-119. Lá, ele escreve: "Querido Deus, ele deve ser insuportável que a santa Igreja confessa-se um pecador, acredita no perdão dos pecados, e pede a remissão de pecados na oração do Senhor Como se pode saber o que é pecado, sem a lei e consciência? E como é que vamos aprender o que Cristo é, o que ele fez por nós, se não sabemos o que a lei é que ele cumpriu para nós e que é o pecado, para o qual ele fez satisfação? " (112-113).
- Ir para cima^ Cf. de Lutero Works 41, 113-114, 143-144, 146-147. Lá, ele disse sobre os antinomianos: "Eles podem ser pregadores Páscoa finas, mas eles são muito pobres pregadores Pentecostes, pois eles não pregam de sanctificatione et Spiritus Sancti vivificatione ", sobre a santificação do Espírito Santo", mas unicamente sobre a redenção de Jesus Cristo "(114). "Tendo rejeitado e ser incapaz de entender os Dez Mandamentos, ... eles vêem e ainda assim deixar ir o povo em seus pecados em público, sem qualquer renovação ou reforma de suas vidas" (147).
- Ir para cima^ Cf. Lutero, Apenas do Decálogo é eterno, 33-36.
- Ir para cima^ Cf. Lutero, Apenas do Decálogo é eterno , 170-172
- Ir para cima^ Cf. Lutero, Apenas do Decálogo é eterno , 76, 105-107.
- Ir para cima^ Cf. Lutero, Apenas do Decálogo é eterno , 140, 157.
- Ir para cima^ Cf. Lutero, Apenas do Decálogo é eterno , 75, 104-105, 172-173.
- Ir para cima^ O "primeiro uso da lei", nesse sentido, seria a lei usada como um meio externo da ordem e da coerção na esfera política por meio de recompensas e castigos corporais.
- Ir para cima^ Cf. Lutero, Apenas do Decálogo é eterno , 110.
- Ir para cima^ Cf. Lutero, Apenas do Decálogo é eterno , 35: "A lei, portanto, não pode ser eliminado, mas mantém-se, antes de Cristo como não cumprida, depois de Cristo como para ser cumprida, embora isso não acontecer perfeitamente nesta vida mesmo pelo justificada . ... Isso vai acontecer perfeitamente pela primeira vez na vida que vem. " Cf. Lutero, Apenas do Decálogo é eterno, , 43-44, 91-93.
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