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Estudo 10   
CONCEITOS BREVES E FUNDAMENTAIS DE IDENTIDADE
                                            
Um resumo doutrinário, histórico e missionárib dos batinas
A caminhada institucional dos Batistas teve início há exatos 400 anos. Hoje, outra vez, precisamos conhecer, resgatar, defender e viver as doutrinas bíblicas e os princípios distintivos que nortearam os nossos antepassados.
O presente estudo é uma conclusão do texto anterior, que também encerra esta unidade sobre a caminhada histórica e doutrinária dos batistas.
QUAL O CONCEITO BATISTA SOBRE A IGREJA?
Os batistas crêem que a autoridade de Cristo está diretamente relacionada com a igreja. Deus "pôs todas as coisas debaixo dos seus pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo" (Ef 1.22, 23).
A igreja total é o corpo de Cristo, compreendendo todos aqueles que consideram a Jesus Cristo como seu Senhor.
Os batistas também crêem que a igreja aparece visivelmente nas congregações locais onde os seguidores de Cristo louvam a Deus em conjunto, propagam o evangelho, ensinam as verdades cristãs e procuram incrementar a santidade de vida e o uso cristão dos bens entre seus membros.
Uma igreja local é uma associação de cristãos que irradiam testemunho e serviço pela comunidade e, em cooperação voluntária com outras igrejas, pela Humanidade inteira. É organizada conforme o princípio de que todos os membros são iguais em direitos e deveres. A igreja é de estrutura congregacional e utiliza o processo democrático para as decisões de assuntos administrativos, considerando o Espírito Santo como guia sempre presente, que lhe capacita para levar avante a missão de Cristo (At 1.8).
COMO OBSERVAM OS BATISTAS A CEIA DO SENHOR?
Para os Batistas a ordenança da Ceia do Senhor é um ato simbólico em memória da morte do Senhor Jesus Cristo, ato esse de que participam todos os crentes. A observância da ceia é ocasião de auto-exame, reavivamento e ações de graças dos membros da igreja. Os batistas não crêem que o pão e o vinho sejam literalmente transformados no corpo e sangue de Cristo. Mas a cerimônia focaliza unicamente a presença transformadora do divino Mestre em Espírito.
COMO AS IGREJAS BATISTAS TRABALHAM EM CONJUNTO?
Os batistas crêem que a igreja local deve ser livre para fazer aquilo que considera o melhor sob a orientação do Espírito Santo, com o propósito de cumprir a comissão de Cristo. Cultivando a maior camaradagem entre os crentes e desenvolvendo programas além de suas possibilidades locais, a igreja é livre para associar-se com outras de objetivos semelhantes.
Os batistas se reúnem, portanto, em associações, conferências, convenções e uniões nacionais, culminando na Aliança Batista Mundial. Mas a igreja local permanece sempre soberana.
Se bem que tenham suas convicções e conceitos básicos em comum, os batistas não sustêm os mesmos pontos de vista e opiniões em cada localidade. O extraordinário, entretanto, não são as divergências de práticas, mas o grau de coesão alcançado através da colaboração voluntária.
COMO COMEÇOU O MOVIMENTO BATISTA?
Os batistas não reconhecem um líder como "fundador" do Movimento Batista. Igrejas do tipo batista surgiram às vezes espontaneamente mediante estudo da Bíblia. No século dezesseis, as igrejas anabatistas surgiram parale­lamente aos movimentos de reforma da Europa Central. No século dezessete as igrejas batistas foram instituídas com vínculos no movimento puritano da Inglaterra.
A perseguição sobreveio a esses crentes de fé não conformista em regiões onde era limitada ou negada a liberdade de consciência, e também quando a igreja oficial e o Estado prescreviam a crença a ser obedecida.
O Movimento Anabatista na Europa Continental foi cruelmente esma­gado pelas igrejas oficiais. Os "separatistas" ou não conformistas da igreja da Inglaterra foram forçados a fugir ou a esconder-se.
Um desses grupos migrou da Inglaterra para Amsterdã (Holanda) sob a liderança de John Smith. Em 1609, eles organizaram urna nova igreja nessa cidade, onde a condição de membro se baseava na profissão de fé pessoal, voluntária, precedendo ao batismo. Dois anos mais tarde, alguns desses membros da nova igreja, dirigidos por lhomas Helwys, retornaram à Inglaterra e lá tomaram parte no crescente Movimento Batista, que, através de migrações, se espraiou pela América.
O grande movimento missionário iniciado com Willian Carey, da Inglaterra, em 1792, disseminou convicções batistas até ao Extremo Oriente, e, mais tarde, por quase todo o mundo Em alguns países, como a Rússia em 1867, o Movimento Batista começou espontaneamente com pessoas que formaram suas convicções iluminadas pela leitura do Novo Testamento.
POR QUE ESTÃO OS BATISTAS EMPENHADOS EM EVANGELIZAÇÃO E EM MISSÕES?
Os batistas crêem que a missão de testemunhar (Atos 1:8) e de conquistar novos discípulos (Mt 28.19, 20) é dever de cada crente. Todo cristão é uma testemunha. Sua vida e palavras revelam aos outros sua fidelidade a Cristo. O sal deve salgar, se é sal, e a luz terá que brilhar se é luz (Mt 5.13, 14). Os batistas procuram dar testemunho de Cristo em todas as nações do mundo. Têm grande empenho em tornar a Bíblia acessível ao povo, em sua própria língua Seu esforço missionário inclui auxílios para saúde e educação, ajuda aos que sentem fome, aos que estão sem agasalho e sem lar.
Eles crêem que todas essas obras devem ser feitas em nome de Cristo, e não apenas como um esforço humanístico, alheio ao Mestre (Jo 15.5). Os batistas crêem que a pregação do evangelho deve ser irmã gêmea do serviço aos nossos semelhantes, pois Cristo devotou seu ministério terreno aos pobres, aos oprimidos e aos que sofriam (Lc 4.8-21). O julgamento final de Cristo será baseado em nossa compaixão para com os outros, compaixão esta que exprime a nossa fé (Mt 25.31-46).
POR QUE ESTÃO OS BATISTAS INTERESSADOS NA LIBERDADE RELIGIOSA?
Deus criou o homem à sua própria imagem e o dotou do inalienável direito à liberdade.
A lei moral de Deus requer que o homem seja livre para que possa tornar-se responsável.
Os batistas crêem que todos os homens devem ser livres para seguir sua consciência em matéria de religião, e que a autoridade civil ou política não tem o direito de traçar normas para a vida religiosa dos cidadãos. Esta liberdade é mais que tolerância, porque a simples tolerância leva a cogitar sobre quem é que tem o direito de tolerar a outrem.
Os batistas não buscam essa liberdade só para si. Eles lutam por esse direito para todos os homens. Cada pessoa deve ter o privilégio de professar e propagar sua fé ou descrença, fazendo-o a seu próprio modo, contanto que não interfira na ordem ou segurança pública, ou ainda nos direitos dos outros.
VIVEM OS BATISTAS CONFORME SUAS CONVICÇÕES?
Os batistas têm vivido, até certo ponto, conforme suas próprias convicções, mas em certas ocasióes eles o fizeram de maneira heróica, chegando até ao martírio. Pelas falhas, porventura havidas, devem arrepender-se e continuar com novas energias a sua missão.
O filósofo dinamarquês Soren Kierkegaard disse: "O cristianismo começa declarando o que o cristão deve ser, e não louvando-o pelo que ele é." E em outra oportunidade o mesmo filósofo escreveu: "Na graça há sempre perdão para o passado, mas nunca liberdade para deixar de lutar."
CRISTO, A ÚNICA ESPERANÇAI
Em acréscimo ao que foi dito em resposta à perguntas - "Quem são os batistas?", mais uma particularidade deve ser lembrada. Os batistas são um povo que abriga tuna Esperança. Eles crêem que Jesus Cristo é o Filho de Deus. os batistas estão convictos de que não há outro nome além de Jesus Cristo, pelo qual devemos ser salvos (At 4.12). Eles crêem na vitória final do Senhor Ressuscitado (Mt 25.31; 1Co 15.24, 25; 2Pe 3.13; Ap 11.15).
Tato extraído de folheto Quem são os batistas? publicado pela
Convenção Batista Brasileira (1966) e pela
Junta de Educação Religiosa e Publicaçães (Casa Publicadora Batista), em 1970