Ordem de Culto de Natal em Família


"VENHA! ANDEMOS NA LUZ DO SENHOR!"
Dirigente – Iniciaremos o nosso culto doméstico de Natal relembrando que Deus havia prometido que enviaria ao mundo, um dia, alguém especial, que traria luz aos homens. Também prometeu que pessoas que andassem em comunhão com esta luz teriam a bênção da alegria da presença de Deus nas suas vidas.
Leitura Bíblica em Uníssono – Isaías 60.1-3
"Levanta-te, e resplandece, porque é chegada a tua luz: e é nascida sobre ti a glória do Senhor. Pois eis que as trevas cobrirão a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o Senhor virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti. E as nações caminharão para a luz, e reis para o resplendor da tua aurora".
Hino 90 HCC – Oh, vinde fiéis (1ª e 3ª estrofes)
Oh, vinde, fiéis, triunfantes, alegres,
sim, vinde a Belém, já movidos de amor.
Nasceu vosso Rei, lá dos céus prometido.
Oh, vinde, adoremos! Oh, vinde adoremos!
Oh, vinde adoremos a nosso Senhor!
Por nós, das alturas celestes baixando,
em forma de servo se fez, por amor,
e em glórias a vida nos dá sempre.
Hino 64 HCC – Glorioso és tu, Senhor (1ª estrofe)
Salvador, nós te adoramos, proclamamos teu amor:
Tu és santo e poderoso, glorioso és tu, Senhor!
Glorioso, glorioso, glorioso és tu, Senhor – Bis
Oração (Escolha uma pessoa para orar, agradecendo a Deus pelo cumprimento da promessa, enviando Jesus para nós).
VENHA! ANDEMOS NA LUZ DO SENHOR!
LUZ QUE TIRA O HOMEM DAS TREVAS DO PECADO!
Leitura Bíblica Alternada – Isaías 9.2-4
Dirigente – O povo que andava em trevas viu uma grande luz; e soBre os que habitavam na terra de profunda escuridão resplandeceu a luz.
Vozes Femininas – Tu multiplicaste este povo, a alegria lhe aumentaste; todos se alegrarão perante ti, como se alegram na ceifa e como exultam quando se repartem os despojos.
Vozes Masculinas – Porque tu quebraste o jugo da sua carga e o bordão do seu ombro, que é o cetro do seu opressor.
Cântico – Brilha, Jesus (G. Kendrick)
Vejo a luz do Senhor que brilha; bem no meio das trevas brilha.
Jesus Cristo, a luz deste mundo, nos acorda de um sono profundo.
Brilha em mim, brilha em mim.Brilha, Jesus, enche a terra da tua glória;
Com teu poder vem nos inflamar.
Qual um rio vem às nações transbordar de graça;
Com teu poder ordenar que haja luz.
Venho à tua presença santa, quero ver tua luz que encanta.
Tua misericórdia procuro, minhas trevas desfaz, faz-me puro.
Brilha em mim, brilha em mim.
Contemplando-te em majestade, teu reflexo em nossas faces,
Cada dia de glória em glória, cantaremos a tua história.
Brilha em mim, brilha em mim.
Venha! Andemos na luz do Senhor!
Luz que nos reconcilia com Deus
Dirigente – A promessa era de que aquele menino teria um governo espiritual e eterno. E quem estivesse sob o seu domínio teria ao seu lado um Conselheiro especial, um Deus poderoso e um Pacificador. Leiamos todos juntos o que nos foi prometido:
Leitura bíblica em uníssono – Isaías 9.6,7
"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sob os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Do aumento do seu governo e da paz não haverá fim, o zelo do Senhor dos exércitos fará isso".
Cântico – Tudo Ele é pra mim
Nas estrelas vejo a sua mão e no vento ouço a sua voz.
Deus domina sobre a terra e mar. O que é pra mim?
Eu sei o sentido do Natal, pois na história tem o seu lugar.
Cristo veio para me salvar. O que ele é pra mim?
‘Té que um dia seu amor senti, sua imensa graça recebi.
Descobri, então, que Deus não vive longe,
Lá no céu, sem se importar comigo.
Mas agora ao meu lado está; cada dia sinto o seu cuidar,
Ajudando-me a caminhar. Tudo Ele é pra mim.
Opcional para crianças – "Nenezinho na manjedoura"
VENHA! ANDEMOS NA LUZ DO SENHOR!
LUZ QUE ENCHE NOSSAS VIDAS DE SIGNIFICADO!
Leitura Bíblica em uníssono – Hebreus 1.1-4
"Havendo Deus antigamente falado, muitas vezes e de muitas maneiras aos pais, pelos profetas, a nós, falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e  sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade nas alturas".
Dirigente – Reflexão
Quando abrimos as páginas da Bíblia encontramos o caos. A terra é sem forma e vazia. Tudo é sombrio e sem sentido. Mas, eis que Deus diz: "Haja luz!" E, a partir daí, Deus começa a organizar a vida.
Mais tarde, quando a Galiléia vivia em escuridão moral, social e espiritual, e era chamada de "a região da sombra da morte", Deus olhou para aquele caos, e disse: "Haja luz!" E enviou Jesus  Cristo que, como nos diz o Evangelho de João, era "a verdadeira luz que alumia o homem". Jesus começou a dar sentido à vida.
Ao olhar a vida de muitas pessoas, facilmente percebe-se que o seu viver é caótico e sem sentido. Têm por companheiros na vida o vazio, a frustração e o sofrimento. Mas, hoje há notícias de grande alegria para todos: Deus não se conforma com as trevas. Ele não gosta de caos, e se comove diante de vidas sombrias e sem direção. Foi por isto que ele enviou Jesus, pois quem O segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.
Hoje, a escuridão da sua alma pode ser debelada para sempre. Se você quiser, Deus lhe dirá: "Haja luz!" E a luz de Jesus Cristo raiará para sempre no seu coração, inundando sua alma de alegria e sentido de viver.
Hino 31 CC – "Lugar pra Cristo" (1ª e 2ª estrofes)
Tu deixaste, Jesus, o teu reino de luz,
e baixaste a este mundo tão vil.
Um presépio em Belém,
Tu, Jesus, sumo bem, escolheste por berço infantil.
Vem, Jesus, habitar comigo.
Em minha alma há lugar Oh, vem já! – 2x
Alegraram-se os céus, com os santos de Deus,
Sim, por teres nascido, Jesus.
Vindo aos filhos de Adão conceder salvação
pela morte em resgate na cruz.
Oração final (Cada familiar pode se lembrar de bênçãos recebidas de Deus neste ano. Depois, um membro pode agradecê-las).