Adoração das Crianças - Pr.Isaú Matos
Leitura bíblica, MT. 19.13 a 15.
Que ser criança? Perguntou a professora; depois de várias respostas uma criança gritou “criança é gente”. Foi uma surpresa para a professora. Será que temos tratado as crianças como gente? Ou como seres sem muita importância para merecer a nossa atenção? Ou como adultos que são obrigadas a se comportarem como nós.
Ser gente não quer dizer um adulto em miniatura, mas uma pessoa quer tem uma personalidade em desenvolvimento. As crianças estão em formação de personalidade, por isto precisam de cuidados adequados por parte dos pais, dos professores, da igreja e de toda a sociedade.
É necessário entender o seu pensamento, não pensam com nós adultos, o pensamento e linguagem delas estão em desenvolvimento, assim sendo temos que adequar a nossa linguagem à capacidade mental e emocional das crianças. Vejamos os exemplos: Alguém para elogiar a ação de uma criança diz você é craque, ela responde não sou craque, porque não sou droga. Uma criança está chorando, a mãe desta criança conta a história de Jesus hospedado na casa de Maria, Marta e Lázaro. Conta que é servido a Jesus uma refeição gostosa, a criança ainda chorando pergunta por que Jesus não vem em nossa casa comer um lunch. Para conseguir que outra criança parasse de chorar a avó diz escute os gatos com estão dizendo “isaú”, miau. Ela pergunta por que os gatos não dizem Guilherme?
Se desejarmos conseguir alguma mudança na sociedade é necessário começar pelas crianças. Ensinar-lhes os valores morais, cristãos, bíblicos, amor, perdão e fé etc. (PV. 22. 6). Estamos acreditando no poder do ensino? O mundo tem investido muito para atrair as pessoas para seus fins comerciais e outros.
As igrejas batistas abriram portas para a entrada do evangelho em lugares difíceis porque começaram com as crianças. As crianças sempre foram valorizadas pelos batistas na evangelização, nos cultos, no ensino e adoração. Quem não se lembra das atividades chamadas de E. P. B. e E. B. F. O cantor cristão é rico em hinos para as crianças, quem não se lembra de vinde meninos, vinde a Jesus... Ama os meninos, ama as meninas.
“O culto-que envolve uma experiência de comunhão com o Deus vivo e santo- exige uma apreciação maior sobre a reverência e a ordem, a confissão e a humildade, a consciência da santidade, majestade, graça e propósito de Deus”. Estas atitudes e preceitos devem fazer parte da adoração das crianças.
Conclusão
Meu objetivo é que aprendamos com Jesus amar as crianças, ser compreensivos, pacientes e instruí-las nos caminhos de Deus, sem ansiedade, sem preocupação com o futuro, confiando em Deus os resultados de nosso trabalho; procurar cada dia aprender como melhor ensinar nossas crianças em casa, na igreja e na escola
Peço a Deus que abençoe todas as crianças da igreja, e todas as bênçãos para as pessoas que são responsáveis por elas diretamente.
A etapa de vida mais bonita, gostosa para nós é a infância, a criança é espontânea, sincera, realmente elas são o que são. Isto nos emociona, meu abraço, e carinho para todas as crianças da igreja e do Brasil.