ÍNDICE
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(As lições e os temas
cultuais relativos ao assunto das lições)
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Texto bíblico 1 Coríntios 3;
Hebreus 11; Apocalipse 7.21,22 -
Texto áureo Apocalipse 21.7
DIA A DIA COM A BÍBLIA
Segunda – 1 Coríntios 3.1-8
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Sexta – Apocalipse 21.1-4
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Terça – Hebreus 11.1-6
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Sábado – Apocalipse 21.5-8
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Quarta – Apocalipse 7.9-12
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Domingo - Apocalipse 22.12
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Quinta – Apocalipse 7.13-17
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Gramaticalmente, galardão é recompensa
de serviços valiosos, prêmio, honra e glória. Na Bíblia, o conceito de galardão
não foge desta definição. O que se tem desde o Antigo Testamento é o desenvolvimento
do conceito de galardão, como as demais doutrinas. Nosso foco será na pessoa do
Deus galardoador. Desta forma, ao fazer menção de como as pessoas eram
galardoadas, é necessário que se tenha em mente, para fins deste estudo, a
visão bíblica do Deus que recompensa e não da recompensa recebida. A pessoa
divina é o foco do estudo.
A
FE NO DEUS GALARDOADOR (Hb 11.1-6)
Hebreus 11.6 diz que Deus é
galardoador. Hebreus tem uma leitura do Antigo Testamento a partir do
conhecimento de doutrinas que evoluíram, foram filtradas em Jesus e, com isto,
se estabeleceram e se solidificaram. Atente para o resumo a seguir. Nos tempos
do “antigamente” (Hb 1.1) havia, pelo menos, dois conceitos de galardão. Um
mais primitivo, definia galardão como recompensa (boa ou má) que se cumpre no
tempo de vida terrestre. Naquela época, o conceito de vida após a morte, por ser
abstrato, não era de fácil entendimento em função da visão concreta da vida. O
conceito que prevalecia é que tudo o que o homem semear vai ceifar nesta vida.
Uma existência após a morte era
algo muito complexo para eles. Daí o conceito de longevidade. O ser humano feliz
é aquele que morre “em boa velhice,velho e farto de dias” (Gn 25.7). Sobre Davi
o cronista afirma: “e morreu numa boa
velhice, cheio de dias, riquezas e glória” (lC r 29.28). Esta foi a sua
recompensa.
Jó tem um dilema que quase o levou
ao limiar da incredulidade: por que um homem que faz o bem é recompensado com
um mal súbito? Seu conceito de recompensa era ligado à vida presente. A pessoa
boa recebe o bem, e a pessoa má recebe o mal. Quando Deus resolveu este dilema,
Jó foi de novo recompensado, e “então
morreu Jó velho e farto de dias” (42.17).
Duas palavras importantes. Primeiro
o conceito de recompensa no “aqui e agora” evoluiu para o conceito de recompensa
futura. Nisto os profetas foram importantes ao interpretar situações que não
tinham respostas terreais. Em segundo lugar, Deus sempre foi o agente galardoador.
Independentemente da visão presente ou futura da vida, Deus graciosamente honra
os que têm fé.
Todos os exemplos dados em Hebreus
11 assinalam a graça galardoadora do Senhor. Abel, por ser justo, alcançou testemunho
divino, o mesmo acontecendo com Enoque. Moisés resolveu deixar os tesouros do
Egito, pois tinha em vista a recompensa (v. 26). Nestes e nos demais casos Deus
é graciosamente reconhecido como galardoador.
A
RECOM PENSA QUE VEM DE DEUS (IC o 3.1-8)
O versículo 8 de ICoríntios 3
diz: “Ora, o que planta e o que rega são um, mas cada um receberá o seu galardão
segundo o seu trabalho”. Precisamos ver
o que culminou com esta afirmativa do apóstolo Paulo. Note que Paulo está falando
sobre a imaturidade dos coríntios cristãos. Eles são chamados de carnais, ou
seja, pessoas movidas pelos impulsos humanos. Eles, que deveriam ser espirituais
pelo tempo de vida cristã, provavam sua carnalidade por meio das contendas,
invejas e dissensões (v. 2), bem como pelo fato de se gloriarem em líderes
humanos (v. 9,10). Paulo aproveita esta situação para fazer uma exortação.
Afirma que o galardão está atrelado ao trabalho e não ao resultado. A
recompensa que vem de Deus é concedida em função da motivação c não dos
resultados. O que planta e o que rega são um, e cada um receberá 0 seu galardão
devido ao trabalho desenvolvido. O Senhor não galardoará os seus filhos pela
quantidade de trabalho apresentado, mas pela motivação com que desenvolveram a
missão. Isto é afirmado em 1 Coríntios 3.10-15. Há pessoas que fazem a obra do
Senhor relaxadamente. Outros a desenvolvem com um amor inspirador. Os primeiros
edificam uma construção com madeira, feno e palha, ao passo que os outros
edificam com ouro, prata e pedras preciosas. Todos .passaram pelo teste do fogo.
Quem teve a motivação correta verá a sua obra intacta e receberá galardão. Entretanto,
quem teve motivação errada verá sua obra destruída e só por um ato da graça de
Deus é que seiá salvo. Em tudo isto vemos a perfeita justiça de Deus em
galardoar. A junção de galardão e justiça é declarada em Apocalipse: “E, eis
que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra” (22.12). Portanto, o galardão em seu aspecto positivo
é uma recompensa justa que é do Deus justo
(“meu galardão”), e que será distribuída por ele.
O
GALARDÃO E A CULPA (Ap 21.1-8)
Dissemos, no parágrafo acima, que
há um aspecto negativo do galardão. Ora, se entendemos galardão como recompensa
e aceitamos a idéia que salário também é recompensa, não nos é difícil entender
que o galardão do pecado é a morte. Esta é, segundo entendemos, a dimensão negativa
do galardão ou, de outra forma, este é o galardão negativo.
Apocalipse 21.1-8 destaca os dois
aspectos. O que tem as palavras fiéis e verdadeiras, o Alfa e o Ômega, aquele
que dá gratuitamente a água viva, este Deus perfeitamente justo há de galardoar
positivamente aqueles que creram nele e, mediante a correta motivação, realizaram
a missão que lhes fora confiada. Com o mesmo senso de justiça, ele fará
distinção entre esses cristãos e aqueles que com motivações carnais fizeram sua
obra. Os que amaram o pecado também terão galardão. Quem são estes? Apocalipse
21.8 os chama de indecisos, incrédulos poluídos por crenças que ferem a santidade
de Deus. Acrescenta-se a esta relação os homicidas, os que amam a feitiçaria e
os que se desviam da verdade, amando a mentira em todas as suas dimensões. O
galardão destes e de todos os que negam a fé é o lago que arde com fogo e
enxofre, que é a morte eterna. Reafirmo que, aqueles que tiveram os pecados
perdoados e a culpa cancelada, seu galardão é estar no céu eternamente com o
Senhor.
A
RECOM PENSA DOS SALVOS (Ap 7.9-17)
A última frase do parágrafo anterior
é confirmada no texto de Apocalipse 7.9-17, que fala da visão dos mártires
glorificados. A Bíblia não nos afirma como será o galardão e o que fará diferença
entre os que têm mais ou menos galardão. O texto fala de vestes brancas e
palmas nas mãos. Diz também de um retumbante louvor que leva todos os seres
celestiais à adoração (v. 9-12). Veste branca é símbolo de purificação, ou melhor,
de ausência de contaminação. Os glorificados optaram por levar uma vida santa,
sem a qual ninguém verá o Senhor (Hb 12.14). Isto nos permite fazer uma
inferência. Se Jesus, no tempo de vida na terra, foi tentado em tudo e não
pecou, se a meta da vida cristã é a identificação com Cristo, creio que
galardão não significa ter algum ganho na vida eterna com Deus. Creio que a
recompensa dos salvos será a identificação com Jesus. Se Jesus é o padrão de
santidade, e uma vez que santidade é o oposto de contaminação, aqueles que
foram aprovados na “escola da santificação” receberão a recompensa por
porfiarem pela identificação com o Senhor Jesus.
CONCLUSÃO
Deus é galardoador. Para nós,
humanos, que vivemos sob a influência do pecado e diante do perigo da
contaminação, o constante saber e sentir da presença do Senhor é fator de
renúncia em função da identificação com ele.
Ao dizer a Abraão que seria
grandíssimo o seu galardão, Deus fez com que mergulhasse na sua
transcendência, caminhasse com ele e tivesse como meta a sua perfeição. Ter a
presença do Senhor e poder se identificar com ele, pela comunhão profunda, foi
o galardão de Abraão. Dar a garantia da sua presença, renovar suas promessas e
enchê-lo de inspiração foi obra do Deus galardoador.