............

Estudo 9   
PANORAMA DAS PRINCIPAIS CRENÇAS DOS BATISTAS
Um resumo doutrinário e a formação de uma identidade
Nos estudos anteriores foram apresentados os principais distintivos dou­trinários e históricos que formam a identidade batista. No presente e próximo texto voltamos a esses temas, mas agora de maneira resumida e mais direta, como se fosse um diálogo, com perguntas e respostas. Acreditamos que este e o estudo seguinte, possam ser sabiamente utilizados na proclamação da fé cristã, sob o prisma de nossa identidade batista.
TÊM OS BATISTAS CONVICÇÓES EM COMUM COM OUTROS CRISTÃOS?
Sim, os batistas têm muitas convicções em comum com outros cristãos: acreditam em Deus como Criador de todas as coisas e como Pai celestial que chama a Si todos os homens.
Os batistas crêem em Jesus Cristo, como Filho de Deus encarnado e como Salvador de todos aqueles que nEle têm fé.
Eles crêem no Espírito Santo como guia sempre presente, que proporciona o conhecimento cristão da vontade de Deus e o poder para seguir a Cristo na vida diária.
Eles crêem que a igreja é constituída do povo de Deus que rende culto ao Onipotente, que dá testemunho do seu amor e serve aos seus semelhantes em nome de Cristo.
Os batistas crêem na inspiração e autoridade da Bíblia.
POR QUE OS BATISTAS FORMAM À PARTE UMA FAMÍLIA DE CRISTÃOS?
A resposta está no seguinte conjunto de convicções mantidas pelos batistas:
Os batistas crêem que Jesus Cristo é o Senhor e tem plena autoridade nos céus e na terra.
Os batistas crêem que toda pessoa deve reconciliar-se com Deus mediante o arrependimento de seus pecados e a fé pessoal no Senhor Jesus Cristo.
Os batistas crêem que o batismo segue a profissão de fé em Cristo, e introduz o crente na igreja.
Os batistas crêem que Deus dotou cada homem de dignidade pessoal e liberdade de escolha, e que toda criatura humana deve fazer suas próprias decisões acerca de sua fé.
Os batistas crêem que todo cristão tem responsabilidade de dar testemunho de Cristo, fazendo-o por palavras e ações.
QUAL O CONCEITO DOS BATISTAS SOBRE A AUTORIDADE DO SENHOR JESUS CRISTO?
Os batistas crêem que a mais alta lealdade dos crentes é devida a Jesus Cristo e não a credos, tradições ou instituições religiosas. A suave vontade do Senhor Jesus Cristo está intrinsecamente ligada a todo cristão.
A autoridade de Jesus Cristo também significa que Ele é Senhor da igreja.
Nenhum ministro, sacerdote, bispo ou papa tem o direito de exercer a autoridade como se fosse o próprio Cristo (Mt 28.18). Todo homem tem acesso direto a Deus e o direito de responder por si mesmo, e de alegrar-se com a presença do Senhor no culto e no serviço.
A autoridade de Cristo abrange também os valores morais. Ele satisfaz as mais profundas necessidades de cada homem e acende as mais elevadas aspirações nos seus seguidores. A experiência humana em todos os tempos confirma a verdade dos ensinos do Senhor Jesus Cristo. Paz, justiça e com­preensão só se tornam realidade quando Jesus domina.
QUAL O CONCEITO DE FÉ PESSOAL?
Há muitos conceitos de fé. Alguns a consideram como um credo ou um conjunto de preceitos a que devemos obedecer. Outros vêem nela algo em que temos que acreditar, a despeito da razão. Os batistas, porém, crêem que a fé equivale à confiança e ao compromisso individuais. A fé constitui valor espiritual que consideramos acima de nós mesmos.
Existe algo terrivelmente errado no homem. A Bíblia revela que todos os homens pecaram (Rm 3.23). Nosso mundo não se tornará melhor enquanto o homem não for mudado por dentro. Essa transformação somente será possível pela graça de Deus através da fé em Jesus Cristo (Ef 3.8).
A Bíblia também nos diz que "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (jo 3.16). Uma vida nova é oferecida a todos, pois Deus enviou "seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa.., a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós" (Rm 8.3, 4).
Jesus Cristo é Senhor e Salvador. Sua autoridade é exercida com 'miseri­córdia.
A fé e a submissão a Cristo devem ser pessoais. Não é possível ter fé por procuração. O homem não nasce com sua fé, nem esta pode ser-lhe proporcionada por outro. Um ser humano pode ter nascido no seio de uma família cristã, ou num país considerado cristão, mas isso não o faz cristão. Uma pessoa somente é cristã por sua fé pessoal e submissão pessoal ao Senhor Jesus Cristo.
POR QUE OS BATISTAS PRATICAM O BATISMO SÓ DE CRENTES?
Os batistas crêem que a fé surge antes do batismo, e não o batismo antes da fé. Não há regeneração ou salvação no ato do batismo propriamente dito. O batismo é um ato simbólico significando a passagem do crente da vida anterior cheia de pecados para uma vida nova (Rm 6.4).
A simbolização do sepultamento da vida passada e a ressurreição para uma vida nova vê-se melhor na imersão, que os batistas crêem ser a forma bíblica do batismo. Os batistas não batizam crianças que ainda não estejam em condições de sentir a fé salvadora pessoal. (O presente texto continua no estudo seguinte).
Texto extraído de folheto ''Quem são os batistas?" publie-ado pela Conuenção Batista Brasileira (1966) e pela junta de Educação Religiosa e Publicações (Casa Publicadora Batista) em 1970