...

PRESENTAÇÃO
1609-2009
SER BATISTA, ONTEM E HOJE
Lembramos em 2009 o quarto centenário de surgimento daquele grupo de cristãos oriundos da igreja da Inglaterra, que veio a ser conhecido como batista. Batista porque, fundamentalmente, rebatizavam pessoas conscientes de sua situação de pecadoras perante Deus, arrependidas de seus maus caminhos e confiantes somente na graça de Cristo para sua justificação. Por isso mesmo não praticavam o batismo infantil. Ademais, defendiam a formação de igrejas autónomas, isto é, separadas da tutela do Estado, bem como a liberdade de consciência e de expressão. E tinham a Bíblia como único documento orientador e normatizador da fé e da prática de vida. Eis, portanto, alguns distintivos básicos da tradição cristã que, hoje, identificamos como batista.
A presente revista da Série Estudos Temáticos é composta por estudos feitos por um seleto grupo de pesquisadores da História e professores de Teologia, em diferentes momentos, aqui reunidos com o objetivo de contribuir na formação e fortalecimento de nosso povo batista quanto ao conhecimento de nossos primórdios, doutrinas, princípios e missão. Para que a tão comentada identidade batista seja, mais que discurso (e, as vezes, atitude sem conseqüência), uma prática real e verdadeira em nosso dia-a-dia. Para o bem de nossas igrejas, para um mundo mais justo e permeado do evangelho de Cristo, para a glória de Deus.
A partir do segundo trimestre de 2009, a JUERP não mais publica os estudos da Divisão de Crescimento Cristão, para a União de Adultos, na revista COMPROMISSO, conforme ocorria há mais de 10 anos. Mas, a Série Estudos Temáticos, com assuntos variados, mas sem data, será lançada, trimestralmente, para servir às igrejas, especialmente o público dos adultos. Este compromisso da JUERP e da Convenção Batista Brasileira com a educação integral dos crentes, existente ininterruptamente há mais de um século, permanece inalterado.
Que o Espírito Santo faça uma renovação bíblica entre os batistas, para que nossos princípios e doutrinas sejam, verdadeiramente, vividos, de tal forma que dignifiquemos os pioneiros que lutaram por esta identidade. Para que esta nossa tradição cristã, que julgamos ser coerentemente fundamentada na Palavra de Deus, chegue aos 800 anos ou até que Cristo faça a conclusão da História.
Clemir Fernandes Silva
Compilador