ESCOLHER NÃO ESCOLHER

DSC03723


Pregação da Mn. Neilza Gonzaga em 10Nov2013

Mateus 7.13-14

INTRODUÇÃO
Nós seres humanos nascemos arbitrários. O único ser que tem capacidade de escolher entre o bem e o mal, entre o certo e o errado.
Significado de Arbitrário no Dicionário Online de Português. O que é arbitrário: adj. Que depende só da vontade: escolha arbitrária. Que depende do capricho de alguém: decisão, medida arbitrária. Despótico, ilegal: poder arbitrário.
A Bíblia está repleta destas escolhas:
Qual árvore:Vida ou Conhecimento? Qual Jovem:Caim ou Abel? Entrar ou não na Arca? Terra Prometida(desconhecida ou Ur dos Caldeus (tudo sob controle)? Sacrificar o filho a Deus ou não? Nínive ou Jope? As finas iguarias do rei ou água e legumes? Os peixes ou as almas? A cruz(cálice amargo) ou a coroa? A mão no arado ou olhar atrás? Os pais ou o reino? Deus ou as riquezas?O reino ou “estas coisas”?
Somos seres à imagem e semelhança de um Criador que arbitra, decide por um lado e não por outro, anda por um caminho e não por outro.
O texto bíblico de  Mateus 7.13-14 nos traz três ensinamentos:
1- Há duas opções e somente uma escolha (13a)
? Interpretação
O texto nos dá duas opções de escolha.Ou entra pela porta estreita, ou pela larga. O conselho porém é para que entre pela estreita. Jesus, como Senhor e também Criador nos aconselha a fazer a escolha que Ele sabe ser a melhor pra nós. Nos dá a diretriz para a melhor escolha. Mas também nos dá opção de escolher o melhor ou o pior. O bom ou o ruim. O bem ou o mal. O certo ou o errado. E se escolhermos o errado?
? Ilustração

A ESCOLHA
Numa terra em guerra, havia um rei que causava espanto. Sempre que fazia prisioneiros, não os matava: levava-os a uma sala onde havia um grupo de arqueiros de um lado e uma imensa porta de ferro do outro, sobre a qual viam-se gravadas figuras de caveiras cobertas por sangue. Nesta sala ele os fazia enfileirar-se em círculo e dizia- lhes, então:"Vocês podem escolher entre morrerem flechados por meus arqueiros ou passarem por aquela porta, e por mim serem lá trancados".Todos escolhiam serem mortos pelos arqueiros. Ao terminar a guerra, um soldado que por muito tempo servira ao rei, dirigiu-se ao soberano:- Senhor, posso lhe fazer uma pergunta?- Diga, soldado!- O que havia por detrás da assustadora porta?- Vá e veja você mesmo.O soldado, então, abre vagarosamente a porta e, amedida em que o faz, raios de sol vão adentrando e clareando o ambiente...E finalmente ele descobre surpreso que...A porta se abria sobre um caminho que conduziaà LIBERDADE!!!O soldado, admirado, apenas olha seu rei, que diz:- Eu dava a eles a escolha, mas preferiam morrer a arriscar-se abrir esta porta!Quantas portas deixamos de abrir pelo medo de arriscar? Quantas vezes perdemos a liberdadee morremos por dentro, apenaspor sentimentos medo de abrira porta de nossos sonhos? Não tenha medo de abrir novas portas!Pense nisso!

? Aplicação
O texto nos ensina que há somente uma escolha para duas opções. Não se pode servir a Deus e a Mamom ou as riquezas.
Jesus já nos advertiu que devemos entrar pela porta estreita. As aparências enganam. Uma velha frase muito verdadeira. O caminho que parece bom, interessante e aproveitável não o é na realidade.
Contudo Jesus ensinou, advertiu, mostrou mas nos deu a liberdade de escolher. A escolha deve ser nossa. Escolher a vida.
Quem é a vida? Jesus é a vida. Enquanto tivermos vida há esperança de acertarmos nas escolhas.
2- O pior caminho parece ser o melhor (v13b)

? Interpretação
O contexto deste versículo nos fala sobre algumas regras. Que devemos pedir a Deus ou melhor querer que Deus nos ajude a escolher o melhor. Jesus diz que um pai nunca dá algo que seja ruim pra seu filho.Se ele pede algo bom o pai não dará algo ruim. Mesmo que ele peça algo ruim o pai não o dará porque sabe o que é melhor pra ele. Mas aqui ele dá ao filho a oportunidade de escolher. E ainda explica que nem sempre o que parece bom é realmente bom. O que parece fácil nem sempre é. O verdadeiro ditado “As aparências enganam”.

? Ilustração
? AS APARÊNCIAS ENGANAM! "ILUSTRAÇÃO"


Existiu um Lenhador que acordava as 6 da manhã e trabalhava o dia inteiro cortando lenha, e só parava tarde da noite.
Esse lenhador tinha um filho, lindo, de poucos meses e uma raposa, sua amiga, tratada como bicho de estimação e de sua total confiança. Todos os dias o lenhador ia trabalhar e deixava a raposa cuidando de seu filho.
Todas as noites ao retornar do trabalho, a raposa ficava feliz com sua chegada. Os vizinhos do Lenhador alertavam que a raposa era um bicho, um animal selvagem; e portando, não era confiável. Quando ela sentisse fome comeria a criança.
O Lenhador sempre retrucando com os vizinhos falava que isso era uma grande bobagem. A raposa era sua amiga e jamais faria isso. Os vizinhos insistiam: - "Lenhador abra os olhos ! A Raposa vai comer seu filho." - "Quando sentir fome, comerá seu filho ! "
Um dia o Lenhador muito exausto do trabalho e muito cansado desses comentários - ao chegar em casa viu a raposa sorrindo como sempre e sua boca totalmente ensangüentada ... o Lenhador suou frio e sem pensar duas vezes acertou o machado na cabeça da raposa ...
Ao entrar no quarto desesperado, encontrou seu filho no berço dormindo tranqüilamente e ao lado do berço uma cobra morta ... O Lenhador enterrou o Machado e a Raposa juntos.


? Aplicação
Jesus adverte: “Larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição e muitos são os que entram por ela”.
A porta é larga e parece melhor. O caminho é espaçoso e parece-nos mais confortável, melhor. Parece mas não é. Lembram da propagando do Denorex? Nem tudo que reluz é ouro.  Quase sempre o que parece bom aos nossos olhos é de fato ruim pra nossa alma nossa vida.
3- O melhor caminho parece ser o pior mas não é (v14)
? Interpretação
Aqui de novo Jesus adverte-nos a escolher o melhor: a porta estreita.
O caminho estreito que parece difícil, árduo, e ruim é o caminho melhor para escolher. O verdadeiro evangelho é o de renúncia, abandono do egoísmo do pensar só em si mesmo, se preocupar demasiadamente com coisas materiais. A porta e o caminho que conduzem a vida é eterna é o caminho de escolher não escolher.  Deixar Deus escolher pra você deixar Ele dirigir a sua vida de tal forma que você confia que Ele sabe o que está fazendo.
Há somente um Evangelho, o Sermão da Montanha, o Evangelho da renuncia, da Porta Estreita, por onde passa só um coração órfão: sem pai nem mãe (Lc 10,37); um coração “solteiro” ( Lc 14,15-24).


? Ilustração
 O melhor e o pior banquete
Conta-se que certa vez um mercador grego muito rico, desejava oferecer um banquete com as melhores iguarias para um grupo seleto de convidados.
Na preparação do banquete, o mercador chamou seu escravo mais sábio, que o servia já há muitos anos, e ordenou-lhe que fosse ao mercado comprar a melhor iguaria existente na cidade, sem economias. O escravo retornou com um belo prato coberto por um pano.
O mercador removeu o pano e assustado disse:  - Língua?! Este é o prato mais delicioso que temos por aqui? Você só pode estar louco!
O escravo, sem levantar a cabeça, respondeu: – A língua é o prato mais delicioso, sim senhor. É com a língua que pedimos água, que dizemos “mamãe”, que fazemos amigos, que perdoamos. Com a língua reunimos pessoas, dizemos “meu Deus”, oramos, cantamos, dizemos “eu te amo”…
O mercador, não muito convencido, quis testar a sabedoria de seu escravo, e o mandou de volta ao mercado, desta vez para trazer o pior alimento.
O escravo voltou com um lindo prato, coberto por um fino tecido. O mercador, ansioso, retirou o pano para conhecer o pior alimento. E para sua surpresa…
– Língua, outra vez?! Disse, espantado.
-Sim, língua, respondeu o escravo. É com a língua que condenamos, separamos, provocamos intrigas e ciúmes, blasfemamos. É com ela que expulsamos, isolamos, enganamos nosso irmão, xingamos pai e mãe…
Não há nada pior que a língua; não há nada melhor que a língua. Depende do modo que a usamos.


? Aplicação
A porta estreita é a porta da Vida Eterna.
Jesus adverte: “Larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição e muitos são os que entram por ela”.
A porta é larga e parece melhor. O caminho é espaçoso e parece-nos maisconfortável, melhor. Parece mas não é. Lembram da propagando do Denorex?  Nem tudo que reluz é ouro.  Quase sempre o que parece bom aos nossos olhos é de fato ruim pra nossa alma nossa vida.
Ninguém pode ter tudo na vida. É preciso aprender a abandonar para abraçar, deixar para encontrar, soltar para pegar.Infelizmente a  “Teologia da Prosperidade” tem convencido cristãos de que podem ter tudo na vida.Cristãos, não salvos. Poucos entrarão neste caminho. Poucos, mas entrarão. “Mas ele respondeu: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus.” Lucas 18:27


CONCLUSÃO

Qual escolha você fez? Qual escolha deseja fazer? Vídeo: Dois Caminhos e Uma Escolha
Eu escolhi não Escolher mas Deixar Deus escolher por mim. Ele Escolheu Jesus para morrer na Cruz pelos meus e pelos seus pecados a fim de salvação todo aquele que Nele cresse. Um cantor evangélico compôs uma Música chamada A Escolha. E numa frase ele diz que “a escolha mais feliz foi aquela que eu não fiz”. Escolher servir a  Jesus é escolher não escolher. É optar pelo melhor caminho que parece ser o pior mas que é o conduz a Vida Eterna. Isso é Renunciar. Que Deus nos ajude a entender isso e SEMPRE renunciar.