9.O Discípulo e a Maturidade Espiritual

LIÇÃO 9 - O DISCÍPULO E MATURIDADE ESPIRITUAL
“Por causa disso muitos dos seus discípulos voltaram para trás e não andaram mais com ele” (João 6:66)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA:
segunda-feira – I Coríntios 13
terça-feira – Efésios 4.12-16
quarta-feira – Hebreus 5,7-17
quinta-feira – II Corítios 6.4-10
sexta-feira – João 6.59-69
sábado – I Corítios 3.1-9

Tema paralelo no Livro de Cultos...
Lição 09

TEXTO BÍBLICO: JOÃO 6
A maturidade é um andar firme e fiel com Deus independente da situação.
Após o discurso de Jesus sobre a expiação substitutiva, muitos dos seus discípulos se escandalizaram e por isso já não andavam mais com ele. Na verdade não esperavam uma revelação tão desafiadora sobre a sua missão de morrer e resgate daqueles que aceitassem seus sacrifício.
Jesus consultou os doze(João 6.67). Os discípulos reconheceram que só em Jesus estava a palavra de vida eterna, não haveria outro caminho a seguir.(v68).
Para caminhar com Jesus é preciso maturidade espiritual e ela é demonstrada através do equilíbrio doutrinário e emocional que o discípulo apresenta em toda situação de sua vida.
O apóstolo Paulo afirma que ser maduro espiritualmente, e deixar de ser menino; enganado por qualquer vento de doutrina ou artimanha de homens enganadores e astutos, que levam o imaturo ao erro (Efésios 4.14).
Maturidade espiritual nada tem a ver com arrogância, autopromoção, desejo de reconhecimento público ou algo desse gênero, atitudes que foram duramente repreendidas e recriminadas por Jesus (Mt.23.5-7).
A Maturidade espiritual do discípulo é também demonstrada pela capacidade de manter-se no caminho independente das circunstâncias adversas (II Cor.6.4-10).
A imaturidade espiritual é o que leva muitos a ensinar o que não sabem(I Timóteo 1.6-7).
Esses ainda precisam de leite porque são meninos espirituais (Hb.5.13).

Aplicação
Imagine que você esteja vivendo uma situação de conflito ou indecisão sobre algum setor de sua vida. Você precisa tomar uma posição e ainda não sabe o que fazer. Então um amigo “bem intencionado” lhe informa quena igreja dele tem uma missionária que “revela” os planos de Deus para os presentes. Você então resolve ir frequentar essa igreja porquê lá Deus vai lhe mostrar a Sua vontade. Essa prática revela a crença de que Deus não é onipotente e não ouve a todas as orações. Ele está em um lugar específico e atende a algumas pessoas.
Qual a diferença entre esseprocedimento daqueles que consultam ciganas e médiuns para que esses revelem o futuro? O local e o ritual?
O discípulo tem maturidade espiritual que o define como um adulto (Hebreus 5.14). Ele não se deixa levar por qualquer vento de doutrina, pois não se prende às circunstâncias, mas ao Deus que é soberano, está acima das circunstâncias e sabe exatamente o que fazer.

Prática da Lição
Durante essa semana observe seu comportamento diante de situações adversas ou contrárias à sua vontade e compare-o Pa sua satisfação e prazer na causa e serviço ao Senhor.
Você só O serve se Ele faz o que você pede?
Quem é o Senhor então? Pense nisso