7. O Discípulo e o Crescimento Espiritual - Estudo da Bíblia 1

LIÇÃO 7 - O DISCÍPULO E O CRESCIMENTO ESPIRITUAL -Estudo da Bíblia I
Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim;(João 5:39)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA
Segunda-feira – João 8.31-32
Terça-feira – João 14.23-24
Quarta-feira – João 15.7-11
Quinta-feira – Mateus 7.24-27
Sexta-feira – Jeremias 15.16
Sábado – Apocalipse 22.18,19

Tema paralelo no Livro de Cultos...
Lição 07

TEXTO BÍBLICO: JOÃO 5
No contexto acima Jesus afirma que as Escrituras Sagradas do antigo Testamento já falavam sobre Ele, o Messias prometido de Israel.
Muitas vezes Ele citou as Escrituras e durante a tentação no deserto foi usando as Escrituras que Ele rebateu cada uma das ofertas do diabo (Lc.4.8-12)
Os textos que Jesus citou referem-se ao Antigo Testamento que ainda não estava escrito e organizado na sequência que conhecemos hoje (Lc.4.4,12;Dt.8.3;Lc.4.8 e Dt.6.13,16).
Nesse mesmo acontecimento encontramos também o diabo citando as Escrituras(lc.4.10;Sl.91.11) o que significa que o diabo conhece o que está escrito na Palavra e pode tentar usá-la contra nós.
O discípulo como já descobrimos anteriormente, busca seguir as pegadas do seu mestre e seus exemplos. Então como discípulos de Jesus, precisamos conhecer a Palavra de Deus e para isso há um jeito; estudando a Bíblia de maneira responsável, comprometida e coerente.
Não é saudável a prática de alguns crentes da igreja atual que preferem que outros leiam, entendam e então os informem sobre o que “acham” que o texto está ensinando. Segundo o escritor da carta aos hebreus são “meninos espirituais” que estão sempre esperando a “mamadeira”, pronta para ser dada na boquinha e não buscam o alimento sólido na Palavra de Deus(Hb.5.140
Jesus afirma a alguns saduceus (partido aristocrático que dominava a política dos judeus), que eles eravam por não conhecerem as Escrituras(Mt.2.29).
Será que também hoje o Mestre não repetiria essa afirmativa para muitos que dizem segui-lo e erram por não conhecer a sua Palavra?
Hoje ainda se comete terríveis absurdos doutrinários e relaxamento na causa por falta de conhecimento da Palavra de Deus.
Depois da sua ressurreição, Jesus teve um encontro com seus discípulos no caminho de Emaús e mais uma vez Ele citou e explicou a Escritura (Lc.24.27). Ele começou por Moisés(Gn,Ex,Lv,Num e Dt), discorrendo sobre todos os profetas, explicava o que as Escrituras falavam a seu respeito.
Jesus poderia ter aproveitado esses últimos momentos em carne para falar de coisas do futuro e estratégias para alcançar grandes multidões, mas preferiu citar as Escrituras, mostrando assim a importância que elas teriam na vida de seus discípulos.
Alguns métodos de estudo bíblico enfatizam o que a Bíblia diz no seu original e o que ela significava par ao povo para quem foi escrita como se fosse algo sem vida, um livro normal para ser estudado, mas não para ser vivido.
Realmente como um livro histórico, filosófico ou secular, a Bíblia não traz nenhum proveito espiritual, pois as verdades capaz de transformar comportamentos e direcionar vidas, passarão despercebidas ao leitor pois “... a letra mata, mas o espírito vivifica” (II Cor. 3.6).
A Bíblia, porém, lida como livro “...inspirado por Deus pode dar sabedoria que leva a salvação, por meio da fé em Cristo Jesus, e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir faltas e ensinar a maneira certa de viver!(II Tim.3.15,16).
A Bíblia é um livro para ser estudado, observado e praticado coerentemente com os planos de Deus (Tg.1.23).

Aplicação
Imagine que está com uma forte gripe. Alguém lhe diz que limão é bom para gripe. Você concorda e compra uma caminhão de limão e coloca dentro de sua casa. Mas se você não fizer o xarope de limão ou sequer ingeri-lo certamente continuará com uma forte gripe.
Se você ler o conteúdo da Palavra de Deus, mas não o ingerir, não o absorver para o seu viver diário, buscando praticar os ensinamentos nela encontrados, realmente ela não terá nenhuma função em sua vida.

Prática da Lição:
Experimente essa semana fazer a leitura diária com calma, dia a dia, ao invés de ler tudo de uma vez só, buscando a referência de cada texto. Reserve um tempo para o estudo sistemático e comprometido da Palavra de Deus.
No próximo encontro estaremos apresentando um método simples e prático de estudo da Bíblia.