6.O Discípulo e o Amor uns aos Outros

LIÇÃO 6 - O DISCÍPULO E O AMOR UNS AOS OUTROS
“Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.” (João 13:35).

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA:
Segunda-feira – Efésios 4.1-6
Terça-feira – Filipenses 1.1-9
Quarta-feira – Filipenses 2.1-4
Quinta-feira – I Pedro 4.7-11
Sexta-feira – Romanos 12.8-17
Sábado – João 15.8-17

Tema paralelo no Livro de Cultos...
Lição 06

TEXTO BÍBLICO: JOÃO 13
O amor demonstrado de forma verdadeira e prática é a marca do discípulo de Jesus, escolhida pelo próprio Mestre.
Todos nós sabemos o que é uma marca, afinal somos expostos a elas todos os dias através da propaganda e do marketing. Às vezes nem precisamos ouvir ou ler sobre o produto que a marca representa e já lembramos o que ela está nos oferecendo. A marca identifica de forma clara e inconfundível o produto.
Nesse sentido, Jesus escolheu uma marca que de forma prática revelaria a todos, aqueles que verdadeiramente o segiam. O Mestre escolheu uma marca que não poderia ser adulterada, falsificada ou confundida pela concorrência: o amor verdadeiro.
Caso Jesus escolhesse algum tipo de vestuário, facilmente falsos mestres o imitariam. Fosse talvez um jeito de falar ou andar, também seria facilmente copiado, mas o amor verdadeiro, colocado em prática diariamente não é fácil ser imitado, alguns podem até tentar, mas a máscara acaba caindo.
O amor do qual Jesus falou requer algumas atitudes práticas que a Bíblia recomenda sempre seguida de “uns aos outros”.
Suportai-vos(Cl.3.13), levai as cargas (Gl.6.2), Falai a verdade(Ef.4.25), perdoai-vos(Cl.3.13), instruí-vos(Cl.3.16) Aconcelhai-vos(Cl.3.16)Essas são algumas forma práticas de demonstrar a marca que o Senhor Jesus determinou para identificar seus discípulos.
Precisamos então observar nossas atitudes para ter certeza de que elas não estão confundindo o mundo, pois o que se espera dos discípulos de Jesus é que eles não apenas preguem, mas vivam em amor.

Aplicação
Imagine que você esteja passando em frente a uma loja e vê o eletrodoméstico que estava precisando.
Na vitrine, a propaganda é a melhor possível, descrevendo todos os recursos e vantagens do aparelho. Você entra, paga o preço e quando o leva para casa, descobre que ele não faz nada daquilo que lhe prometeram.
Penso que você chegará a conclusão de ter sido enganado, acusará a loja de propaganda enganosa e certamente devolverá o equipamento.Ele não vale o quanto cobram. Muitos têm sido verdadeiras “Propagandas Enganosas” nas Igrejas atuais: pregam, incentivam e até imitam, mas não vivem o amor de verdade.
O que atrai pessoas à comunidade cristã, não são templos bonitos ou equipamentos de som de ultima geração, nem mesmo programas bem elaborados e executados, mas sim o tipo de relacionamento que esse grupo compartilha.
“Não seremos conhecidos como discípulos quando pregarmos ou ensinarmos o amor, mas sim quando começarmos a vive-lo.

Prática da Lição:
Um bom exercício é recitar I Coríntios 13.4-7 colocando seu nome toda vez que for ler a palavra “amor” e começar a viver tudo o que esse amor representa.
Observe a marca que Jesus escolheu para você não está se apagando aos poucos. Isso poderá confundir o mundo.
Tente mostrar em atitudes práticas, o amor que você sabe existir em seu coração. Faça uma lista dessas atitudes e comece a executá-la.Coragem!