4.O Discípulo e a Oração 1

LIÇÃO 4 - O DISCÍPULO E A ORAÇÃO I
Naqueles dias retirou-se para o monte a fim de orar; e passou a noite toda em oração a Deus. (Lucas 6:12)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA...
segunda-feira – Salmo 86
terça-feira – Isaías 38.1-8
quarta-feira – II Crônicas 6.24-31
quinta-feira- I Timóteo 2.1-8
sexta-feira – Marcos 1.18-19
Sábado – Efésios 6.18-19

Tema paralelo no Livro de Cultos...
Lição 04

TEXTO BÍBLICO: LUCAS 6
“A comunicação é o segredo de todo relacionamento saudável”.
O caráter do discípulo é formado através da sua comunicação com o mestre, pois a boa comunicação transfora conhecidos em amigos e superficialidade em intimidade.
A oração é uma ótima oportunidade de comunicação entre o discípulo e o mestre Jesus.
O doze apóstolos de Jesus observavam suas ações e tentavam imitá-las.
Eles reparavam que muitas vezes Jesus se retirava para orar (Mc 6.46;Lc.5.16;6.129.18,19;22.39 – É IMPORTANTE QUE VOCÊ LEIA AS REFERÊNCIAS), então fizeram o pedido de qualquer discípulo disposto a aprender faria:Senhor, ensina-nos a orar...(Lucas 11:1)e Jesus lhes deu um modelo clássico de oração: oração dominical.(Mateus 6.9-13) – NÃO TENHA PRESSA, LEIA A REFERÊNCIA)
Pai no aramaico seria Abba, paizinho (Rm.8.15) denotando assim uma intimidade e afeição que exclui a possibilidade de um relacionamento superficial.
Santificado seja o Vosso nome... Pede a revelação do poder, santidade e atributos de Deus através dos discípulos no mundo.(I Pe.1.15,17.3-15). Santificar o Nome de Deus implica em viver de tal maneira que Sua Santidade se manifesta so homens através de Seus filhos.
Venha o teu Reino... O Reino de Deus tem dois aspectos; no sentido presente, se manifesta onde que Ele seja adorado e seguido, nos corações onde Deus reina.
O Reino vindouro acontecerá de modo completo no mundo quando Deus destruir o último inimigo, por ocasião da volta de Cristo (II Ts.2.8;I Cor.15.23-28 – PARE E LEIA OS TEXTOS) Só Deus pode estabelecer seu próprio Reino.
Pão nosso de cada dia...Significa nossa provisão diária. O Senhor é a nossa fonte de toda provisão(Tg.1.17-JÁ LEU?). Ele supre todas as nossas necessidades (Fp.4.19 – VALE A PENA PARAR E LER), por isso não precisamos estar ansiosos por coisa alguma(Fp.4.6), antes podemos colocar diante de Deus todas as nossas necessidades com confiança(Fp.4.6 e I Jo.5.14).
Perdoa-nos as nossas dívidas assim como perdoamos... Não fala da base pela qual Deus nos outorga o perdão, mas daquela pela qual podemos recebe-lo. Não nos deixes cair em tentação... Jesus alerta para a dependência do Senhor para vitória sobre a tentação (Ef.6.12,13).

Aplicação
Imagine um filho que foi esperado por muito tempo por seu pai,. O dia dos eu nascimento foi um dos dias mais felizes para esse ai que o aguardou e preparou para ele tudo que acaso viesse a precisar.
Mas esse filho com o passar do tempo, cada vez conversa menos com seu pai, e por não conversar, não fcia sabendo da vontade do seu pai, dos projetos, da provisão que o seu pai já tinha preparado muito antes dele nascer.
Por não saber nada disso, o filho fica ansioso com o futuro, preocupado com suas necessidades e acaba sentindo-se sozinho e carente.
Assim é o discípulo que não exercita uma vida de oração contínua com o seu Mestre. Fica sem instrução, sem visão, sem provisão e sente-se sozinho.

Prática da Lição:
Experimente durante essa semana imitar o mestre Jesus separando alguns momentos para estar a sós com Deus em oração.
Ele conhece seu coração, save as suas necessidades, assim como conhecia o coração de Jesus e todas as suas necessidades, mas mesmo assim Jesus tinha períodos a sós com Deus e lhe expunha seus sentimentos (Jo.17.24).
As vezes é no deserto que nos encontramos com o Senhor.
Experimente o seu deserto essa semana e cresça em intimidade com o seu Mestre.