3.O Discípulo e a Submissão

LIÇÃO 3 - O DISCÍPULO E A SUBMISSÃO
“E desceu Jesus com eles para Nazaré; e era-lhes submisso...”(lucas 2.51)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA
Segunda-feira -  Romanos 13.1-7
Terça-feira – Efésios 5.17-21
Quarta-feira – Hebreus 5.7-9
Quinta-feira – Tito 3.1-5
Sexta-feira – I Pedro 2.18-25
Sábado – I Pedro 2.13-17

Tema paralelo no Livro de Cultos...
Lição 03

TEXTO BÍBLICO: LUCAS 2
Submissão em alegria seria outra característica do discípulo.
Submissão é muito mais que obediência, é a atitude interior de confiança e reverência ao superior.
Pode acontecer obediência sem submissão, mas nunca aconteerá submissão sem obediência.
Os fariseus ofereciam o exemplo clássico de obediência sem submissão quando obedeciam à letra da lei sem compreender o espírito pelo qual Deus tencionava que ela fosse interpretada. Para eles a lei estava acima do amor, do homem e até de Cristo.Eles obedeciam à Lei de Deus, mas não eram submissos ao Deus da Lei.
A primeira submissão do discípulo deve ser ao seu Mestre.
O discípulo é submisso porque sabe que o seu Mestre não lhe dará nenhuma ordem sem propósito bem definido, tendo em vista seu aperfeiçoamento ou crescimento espiritual.
A submissão é obediência com coração.
A Segunda submissão do discípulodeve ser às autoridades delegadas.
“Que também vos sujeiteis aos tais, e a todo aquele que auxilia na obra e trabalha”.1 Coríntios 16:16
O apóstolo Paulo esperava e orientava aos cristãos que se submetessem a autoridade de dois de seus discípulos como se estivessem submetendo-se ao próprio Cristo.
Nossa atitude para com os que exercem liderança na Igreja, reflete a nossa verdadeira atitude para com Deus.
Quando desafiamos um líder cuja autoridade foi delegada por alguém desafiamos o próprio superior, aquele que delegou autoridade.

Aplicação
Imagine um policial rodoviário.Qualquer um.
Talvez ele seja mais jovem que você. Talvez o nível de instrução dele seja bem inferior ao seu, sem falar no poder aquisitivo e de influência sócia que você tenha e ele não.
Se esse policial lhe der uma ordem para que você pare o carro, sua atitude coerente é de parar. Não cabe questionar se ele pode fazer isso ou não. O que dá a esse policial tal autoridade sobre você? A lei a qual ele representa. Ela o reveste de autoridade.
Não obedecer a ordem desse policial significa desacatar a lei que delegou a ele autoridade sobre você. Isso incorrerá em muita e até mesmo outras punições.
Caso esse policial exerça sua autoridade indevidamente, certamente prestará contas a alguém superior a ele.
Da mesma forma, nos submetemos aos que servem como líderes na igreja(Pastores, Ministros,etc...) Não por causa do poder ou autoridade deles, mas por causa  do Poder e autoridade do Senhor que lhes delegou essa função e cobrará deles.“Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas”...Hebreus 13:17

Prática da Lição
Durante os próximos dias observe sua reação a qualquer instrução ou ordem vinda de um líder da Igreja ou de alguém que exerça autoridade sobre você.
Procure lembrar a quem essas pessoas estão representando e talvez você perceba que durante muito tempo esteve desacatando a alguém muito mais importante do que você imaginava.