2.O Discípulo e a Obediência

LIÇÃO 2 - O Discípulo e a Obediência
Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.
(1 Samuel 15:22)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA
Segunda-feira, - Mateus 7.20-29
Terça-feira -  Tiago 1.22-25
Quarta-feira – I Pedro 2.18-21
Quinta-feira – Hebreus 5.7-9
Sexta-feira – Efésios 6.5-8
Sábado – Filipenses 2.5-15

Tema paralelo no Livro de Cultos...
Lição 02

TEXTO BÍBLICO: I SAMUEL 13 E 15
Na lição passada, você foi desafiado a se tornar um discípulo.
Você foi convidado a morrer para si mesmo e sua vontade, e viver a vida proposta por Deus para Seus filhos
Se você fez o teste durante a semana, certamente algumas decisões anteriores precisaram de mudança e alguns comportamentos precisaram ajustes.
Nos próximos seis estudos, estaremos compartilhando sobre as qualidades essenciais a um discípulo.
A OBEDIÊNCIA é o primeiro distintivo do discípulo.Se você ainda não leu, pare um pouco e faça a leitura do texto bíblico recomendado. Sem essa leitura a lição não terá sentido.
O discípulo obedece cegamente ao seu senhor. Não há questionamento, argumentações ou hesitações. O mestre ordena, o discípulo obedece.
Entretanto é necessário estar comprometido a obedecer a vontade de Deus. Talvez você esteja se perguntando:Como saber qual a vontade de Deus para minha vida?
Na verdade a vontade de Deus é expressa de várias formas. Conheça algumas: Existe a vontade universal de Deus – Sua vontade para toda a humanidade. “...não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se.(2 Pd. 3:9)”
Existe também a vontade individual de Deus para Seus filhos.  E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres,(Efésios 4:11)
Quando há conflito entre a Palavra de Deus e os sentimentos, o DISCÍPULO escolhe fazer o que Deus ordena e não o que os seus sentimentos recomendam pois ele sabe que seus sentimentos nem sempre são bases seguras para tomada de decisão.
A obediência às autoridades constituídas é prerrogativa do discípulo
Não se espera do discípulo atitudes de rebeldia, desobediência e anarquia.
O exemplo maior para o discípulo é o seu Mestre e, olhando as Escrituras, não encontramos em toda ela uma só situação em que Jesus tenha desobedecido ou incentivado a desobediência e a rebelião Antes pregou a obediência “...Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.(Mateus 22:21) e deu o exemplo “e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.(Filipenses 2:8)
O apóstolo Paulo mais tarde orienta os crentes da cidade de Roma o comportamento digno do discípulo quanto as autoridades:
Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.(Romanos 13:7)

Aplicação
Imagine que Jesus é um dos seus colegas de trabalho.Ele está todos os dias trabalhando com você,participa das conversas na hora do cafezinho, vê você executando as tarefas que lhe foram confiadas e ouve seus comentários sobre as pessoas que exercem autoridade sobre você. Você olha para o lado e vê Jeus, bem ali, trabalhando, confraternizando, etc. Que impressão você tem? 1.Que há um mestre e um discípulo imitando ou 2.Há um mestre, mas o suposto discípulo não o imita, pois tudo o que fez até hoje em relação as autoridades não seria repetido por Jesus (Jo13.15,17)

Pratica da Lição
Quando receber alguma sugestão ou ordemm, durante essa semana, realize a tarefa como se estivesse fazendo ao Senhor, obedeça como se estivesse obedecendo ao Senhor.
Imagine o próprio Jesus em seu lugar e então tome a mlehor

decisão.