1.Quem é o Discípulo?

LIÇÃO 1 - Quem é o Discípulo
“Assim pois, todo aquele que dentre vós não renunciar a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo” (Lucas 14.33

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA
Segunda-feira, - Mateus 16.24-27
Terça-feira -  Lucas 14.25-33
Quarta-feira – Mateus 10.24-25
Quinta-feira – Lucas 9.57-62
Sexta-feira – João 14-21-26
Sábado – Atos 5.40-42

Tema paralelo no Livro de Cultos...
Lição 01

TEXTO BÍBLICO: LUCAS 14
Um estudo cuidadoso do ensino e da vida de Cristo revela que o discípulo possui uma característica básica essencial: a morte de si mesmo.
Essa morte se evidencia na capacidade de renunciar a sua própria vida para viver a vida de Cristo.
O apóstolo Paulo escrevendo aos crentes da Galácia declarou “Já estou crucificado com Cristo e vivo não mais eu, mas cristo vivem em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim” (Gálatas 2.20)
Da perspectiva do mundo, a franqueza de Cristo ao chamar as pessoas para segui-lo parece ser exagerada e desanimadora. Para compartilhar da sua glória, primeiro a pessoa terá de compartilhar da sua morte.”Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;
(
Romanos 6:5).
Essa é a oferta de Jesus.
Ele nunca implorou que alguém o seguisse. Ele é embaraçosamente direto.”...E achou a Filipe, e disse-lhe: Segue-me”.(Jo. 1:43)
Homem algum recebeu louvor ou elogios por ter obedecido a ordem de Cristo de segui-lo e tornar Seu discípulo:isso era o que se esperava de todos.

Aplicação
E se por um dia, JESUS fosse você? Durante a noite, seu coração parasse de bater e no lugar dele o coração de Jesus começasse a pulsar dentro de você, você viveria um dia e uma noite com o coração d’Ele. As prioridades d’Ele governando suas ações, o amor d’Ele conduzindo seu relacionamento com os outros. Você continuaria com as mesma atitudes? Daria continuidade aos planos e projetos para as próximas 24 horas? Se sua resposta for não pra todas as perguntas, então que tipo de discípulo é você que não imita, segue e vive os ensinamentos e ordenanças do seu mestre? Jesus disse:
Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também..Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.(Jo. 13:15,17)
Com isso Jesus quer dizer:”Não basta saber, tem que praticar”

Prática da Lição
Que tal exercitar os ensinamentos de Jesus, nessa semana que se inicia, usando uma interrogação que poderá fazer grande diferença em suas decisões a partir de hoje:

“Nessa situação, o que Jesus faria se estivesse em meu lugar?