12. A Escolha de Alguém para Discipular

LIÇÃO 12–A ESCOLOHA DE ALGUÉM PARA DISCIPULAR
“Naqueles dias retirou-se para o monte a fim de orar...e .
depois do amanhecer, chamou seus discípulos, e escolheu doze dentre eles...”(Lucas 6:12-13.)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA:
Segunda-feira – Mateus 2.118-22
Terça-feira – João 15,1-5
Quarta-feira – Atos 20,19-29
Quinta-feira – II Timóteo 4,1-5
Sexta-feira – Atos 4,5-13
Sábado – Romanos 10.8-15

Tema paralelo no Livro de Cultos...
Lição 12

TEXTO BÍBLICO: LUCAS 6
Jesus só discipulou aqueles que estavam dispostos a segui-lo. Ele não forçou, suplicou ou subornou nenhum de seus discípulos. Ele não teve medo de ser rejeitado em seu chamado, porque adotou alguns critérios para a convocação.
Jesus orou diligentemente. Ele só escolheu os seus discípulos depois de passar a noite orando(Lc.6.12).O Pai deu a Jesus o conhecimento para ver o potencial interior das pessoas que lhe seguiam.
Não existe maneira pela qual possamos induzir uma pessoa a morrer para si mesma e entrar num relacionamento de discipulado.Jesus ensinou“Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia”.(João 6:44)

 .Só Deus pode preparar uma pessoa para tornar-se discípulo que reproduza o caráter como o de Cristo noutras pessoas.
A seleção de um discípulo exige oração diligente. Peça a Deus que o leva à pessoa a quem Ele quer que você faça discipulado.
Ao surgir a oportunidade de acompanhar alguém até a sua conversão e prosseguir em sua instrução cristã, não espere alguém lhe convocar, tome a iniciativa e com a orientação de Deus comece a tarefa de discipular.
Jesus não deixava passar nenhuma oportunidade de ensinar aos seus discípulos os princípios básicosda vida cristã, não espere alguém lhe convocar, tome a inciativa e com a orientação de Deus comece a tarefa de discipular.
Jesus não deixava passar nenhuma oportunidade de ensinar aos seus discípulos os princípios básicos da vida cristã. (Mc 10.23,24).
Jesus sabia que havia “ovelhas perdidas da casa de Israel” (Mt. 15.24) e que a sua missão era buscar e salvar o que se havia perdido.
(Lc. 19:10) como discípulos de Jesus, não podemos ter outra missão senão continuar sua obra anunciando a salvação aos perdidos.
Todos os que estão nessa situação são discípulos em potencial. Se Deus, “não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se
(2 Pd. 3:9) nós precisamos apenas estar na dependência do Espírito Santo e prontos a testemunhar da graça salvadora de Jesus Cristo.
Cuide de si mesmo. Um bom discípulo não descuida da vida espiritual, ele é disciplinado e observador da doutrina. O apostolo Paulo aconselha a Timóteo: “Tem cuidado de ti mesmo e do teu ensino; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. (1Tm. 4:16) e o próprio Paulo seguia esse princípio quando afirmou: “Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à submissão, para que, depois de pregar a outros, eu mesmo não venha a ficar reprovado”(1 Cor. 9:27).

Aplicação
Imagine que um rei tenha muitos filhos perdidos numa floresta. Ele encarrega você de resgatá-los e trazê-los de volta ao lar. Você ainda não os conhece, mas nem por isso está isento da missão. Qual seria a sua primeira atitude? Pedir ajuda ao rei para identificar seus filhos!Claro! Só o rei poderá te ajudar nessa tarefa.
No caso do discipulado não é muito diferente, o Senhor está disposto a nos ajudar na missão que Ele nos deu. Ele não fica de longe esperando resultados, antes, vai junto.
Foi assim no passado, quando o próprio Deus direcionava seus servos ao encontro dos seus escolhidos:Filipe ao Eunuco(At.8.26-40), Ananias a Saulo (At.9.10-19); Pedro a Cornélio (At.10) e tantos outros. A diferença é que a sensibilidade à voz do Senhor já não é a mesma em nossos dias.

Prática da Lição
Comece hoje mesmo a fazer ajustes em sua rotina diária, de forma a conseguir tempo para se relacionar de verdade com alguém que Deus lhe mostrará como discípulo.
Não será fácil, mas a persistência é marca indispensável ao discípulo que quer seguir as pegada do seu mestre.Lembre-se que para Jesus também não foi.
Tenha certeza de que Deus lhe indicará a pessoa que Ele já escolheu, o seu papel será viver os ensinamentos do seu Mestre para esse discípulo, o mais, o Espírito Santo de Deus o fará.