10. O que é Discipulado?

LIÇÃO 10 - O QUE É DISCIPULADO?
“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações...” (Mateus 28:19)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA...
segunda-feira – Marcos 1.21-28
terça-feira – Atos 4.2-4
quarta-feira –Atos 8.1-9
quinta-feira – Atos 8.10-19
sexta-feira – Atos 8.26-30
sábado- Colossenses 2.1-5

Tema paralelo no Livro de Cultos...
Lição 10

TEXTO BÍBLICO: MATEUS 28

Fique à vontade para ler mais uma veza ordem de Jesus descrita no versículo acima.
Não, você não está enganado. A ordem é clara:Jesus não mandou fazer crentes, convertidos, membros de igreja ou qualquer outra classificação de pessoa.
Jesus nos deu a missão de fazer discípulos, isso implica em discipulado.
Discipulado cristão é um relacionamento entre mestre e aluno ou discípulo e aprendiz, baseado no modelo de Cristo e seus discípulos, no qual o mestre reproduz tão bem o aluno, a plenitude da vida que tem em Cristo, que o mesmo torna-se capaz de transmitir a outros para que esses transmitam a outros.
Esse é o processo de discipulado estabelecido pelo Mestre e ensinado a Seus discípulos.
Jesus poderia ter utilizado Seus (aproximados) três anos de ministério para fazer evangelização em massa. Ou poderia ter ficado em sinagogas ensinando teologias profundas, enquanto doutores da lei o ouviam e admiravam. Certamente suas opções seriam diversas, mas Ele preferiu separar doze homens através dos quais continuaria o seu ministério depois que partisse(João 14.12)
Podemos achar o investimento um tanto arriscado, afinal seriam três curtos e preciosos anos para formar, não uma multidão incontável de seguidores, teólogos e doutores da lei, mas apenas doze apóstolos. Homens simples do povo, dos quais um era muito esquentado(Pedro), dois presunçosos (Tiago e João), um não acreditava totalmente(Tomé), outro era publicano (Mateus), os demais não passavam de pessoas humildes comuns, sem contar o que o haveria de trair(Judas).
Ninguém muito importante. Ninguém totalmente puro e bom. Apenas pessoas comuns. Talvez como eu e você.
Jesus não ariscaria esses três anos de ministério se não estivesse totalmente seguro de que seus discípulos continuariam a sua obra e fariam ainda melhor (Jo.14.12). Ele previa a ação do Espírito Santo na multiplicação sobrenatural por intermédio da igreja que cresceria e se estenderia sem limites de línguas, povos e nações.
O princípio matemático do discipulado não é a soma, mas a multiplicação.

Aplicação
Imagine que um ano, você conduzisse alguém a Cristo. Susequentemente levasse mais um indivíduo a Cristo, todos os dias desse ano. Ao final, você teria conduzido 365 pessoas ao Senhor. Talvez, de alguns, você nem lembraria mais o nome, nem em que igreja está ou se continua no caminho, mas a sua consciência estaria tranquila. Afinal você realizou uma grande façanha!
Por outro lado, imagine que você alcançasse apenas uma pessoa para Cristo nesse ano. Mas dessa vez investisse tempo e vida para “..ensinar todas as coisas que Jesus ordenou...”(Mt.28.20) para que ela estivesse fundamentada na fé cristã e se tornasse  “...idôneo para instruir a outros...”
(II Tm.2.2), sendo capaz de alcançar e fazer outro discípulo com a mesma capacidade nela desenvolvida. No ano seguinte você e seu discípulo alcançariam mais uma pessoa cada um, e novamente os instruiriam a discipular outro. Ao final de dez anos vocês teriam alcançado 1.024 pessoas, porém em 14 anos já seriam 16.384 multiplicando a cada ano, imagine o alcance do seu ministério!
O processo de discipulado tem como princípio matemático a multiplicação não a soma, por isso é preciso comprometimento com o discípulo e a sua formação.

Prática da Lição:
Essa semana será uma ótima oportunidade para você começar a refletir sobre as pessoas que estão ao seu redor, até mesmo na igreja ou em sua classe que não foram discipuladas. Não tiveram ninguém que os acompanhasse nos seus primeiros passos na caminhada com Jesus.
Não estamos nos referindo ao acompanhamento de pastores ou facilitadores,mas aos “próximos” os “ombros”, “mães” e “pais” na fé que tanto influenciam a vida do novo crente.
Se esse foi o seu caso, não fique triste, você não foi o único, mas poderá ser o último.