Pregação no culto da manhã em 22 de Janeiro de 2012
por Aldenísio Apóstolo Pereira
João 3.16
Introdução: no grego há três palavras para designar o amor, que no português só existe uma, com o seu sinônimo caridade.
1)Éros- é o amor relacionado ao sexo, sensual. Daí as palavras derivativas: erótico, erotismo.
2) Filia- é o amor praticado entre família e pessoas muito achegadas. A bíblia diz que Jesus amava a Lázaro, a Maria e a Marta. Na Igreja nós temos também esse amor filia para com muitas pessoas que nos mais achegadas. Jesus sempre hospedou na casa desses três irmãos, a três quilômetros de Jerusalém.
3) Ágape- Este é o amor de Deus, o amor apesar da nossa vida de pecadores perdidos.
Segundo o verso 16 do capitulo 3 do evangelho de João, podemos ver esse amor de Deus por quatro ângulos diferentes:
1. O amor de Deus é universal “ ... Deus amou o mundo.” Porque existe para todos, sem exceção. Para seus filhos, para os que estão perto e longe, dentro e fora de sua igreja, portanto, para os de todas as raças e credos, cores e culturas!
A bíblia diz que Deus não tem prazer na morte do ímpio até que se arrependa e venha ao conhecimento da verdade.
2. O amor de Deus é Dadivoso “... que Deu seu filho unigênito...” (Romanos 5.8). Dizem que o amor de mãe é o maior do mundo. Acho que tem razão porque a força do amor das mães é imensa, no entanto há um amor maior do que o de mãe é o amor de Deus. Isaias 49.15 apresenta as palavras do próprio Deus dizendo que ele jamais se esquece de nós.
O amor de Deus é dadivoso e eterno. Ele deu o seu filho único para que fossemos salvos e enriquecidos pela sua vida em nós não há maior amor do que esse!
3. O amor de Deus é indescritível (não se pode descrever) ‘... de tal maneira...”
4. O amor de Deus é inclusivo ( que inclui, não exclui) “...para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida). Quem recebe esse amor, Deus o inclui na vida eterna.
5. É INCONDICIONAL, porque absolutamente não existem condições impostas a sua presença. A verdade e que não precisamos ser bons, perfeitos, puros, boas pessoas, santos ou qualquer outra coisa boa, justa correta para que o recebamos. É, portanto incondicional! Oséias 11 diz: “quando Israel era menino eu o amei e do Egito eu chamei o meu filho”... ’’
6. É PESSOAL, porque para Deus não existem 7.000.000.000 de pessoas no planeta. Cada um é como o inteiro universo, por quem ele entregaria seu filho a morte e para quem ele criaria todo mundo, se preciso fosse, de novo! Jesus morreu por todos e Deus fez plano mais simples de salvação mas se uma alma só arrepender-se mesmo assim valeria apena ele faria tudo de novo só por uma alma...
7. É INRREVERSÍVEL, porque nunca volta atrás, não desiste mesmo que esqueçamos Sua presença. É sinal de que está sempre em nós, dentro e fora de nós, esperando por nós, a nosso dispor para que nos deixemos amar. O amor ele e colocado no coração de todos daquele que se torna nova criatura romanos 5.5 diz a esperança não confunde, o amor...
Jô. 14.17
8. É onipresente, porque em tudo está. O amor é o próprio Deus que em todas as circunstâncias está presente e assim nos envolve. É um pacto de Amor! 1º cor 13,4-8. O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece... O amor jamais acaba;..
9. É insubstituível, pois nada pode tomar Seu lugar! Porque é o Amor que criou o céu, a terra e tudo o que existe na terra e no universo. Não pode ser substituído por nada, pelo fato de que nada a ele se iguala!...
10. O amor de Deus é inquestionável, Deus amou tanto o mundo, que deu o seu filho unigênito para que não morra todo o que nele crê, mas tenha a vida eterna de fato. Deus não enviou o seu filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que mundo fosse salvo por ele. Que nele crê não é condenado mas quem não crê já esta condenado porque não acreditou no nome do filho unigênito ora, o julgamento é este a luz veio ao mundo , mas os homens preferiram as trevas a luz, porque suas ações eram más, quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz para que suas ações não sejam
Conclusão:
Se deseja ver o amor de Deus. Olhe primeiro para a cruz; pois essa e a mostra extraordinária de seu amor. Foi para a cruz que Deus. Enviou o seu filho para ser propiciação de nossos pecados. Os que recebem Jesus que é a prova do amor de Deus, terão a eternidade com Deus.