Peregrinação na Vida Cristã - Pr. Isaú Matos


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A perseverança dos crentes

Leitura Bíblica, João 8.31; Mc. 4.1-20.



INTRODUÇÃO:



Uma antiga declaração de fé dos batistas diz: “cremos que só são crentes verdadeiros aqueles que perseveram até o fim; que o seu apego constante a Cristo é o indício certo que os distingue dos crentes nominais, que uma providência especial vela sobre o seu bem-estar; que eles são guardados pelo poder de Deus para a salvação mediante a fé”.



Existem entre os crentes verdadeiros aqueles que se dizem ser, mas não são (a credito que a parábola do semeador elucida bem esta afirmação, vejamos vs.8, 20). A fé destes é meramente intelectual, não fé salvadora. Sempre foi assim, muitos confessaram crer em Cristo, mas Ele não deu importância, pois sabia que era uma fé passageira ou fingida (Jo 2.23-25). Judas Iscariotes viveu no meio dos discípulos, mas não era salvo.



Quando os cristãos têm a simpatia dos governantes, muitos abraçam a fé, mas quando vêm às perseguições abandonam-na, os verdadeiros, ainda, perseguidos perseveram (I Jo 2.19).

Novo documento de declaração doutrinária da CBB diz: “a salvação do crente é eterna. Os salvos perseveram em Cristo e estão guardados pelo poder de Deus. Nenhuma força ou circunstância tem poder para separar o crente do amor de Deus em Cristo Jesus. O novo nascimento, o perdão, a

justificação, a adoção como filhos de Deus, a eleição e o dom do Espírito Santo asseguram aos salvos a permanência na graça da salvação”. (A peregrinação na vida cristã está sustentada nos alicerces destas verdades bíblicas).



I- A PROVA DE SER SALVO

Você tem certeza que é salvo?



1)A prova de ser alguém verdadeiro crente é a sua perseverança até o fim. O trigo será trigo desde o momento em que a semente germina até o tempo em que o grão maduro é moído. O trigo nunca deixará de ser trigo, em todo tempo e em qualquer lugar. A ovelha sempre será ovelha. O verdadeiro crente nunca deixará de ser, permanecerá a te o fim.



2) A prova suficiente da realidade da fé é constatada pela resistência às provações e tentações, Ser uma pessoa boa, paciente, alegre quando tudo vai bem é muito fácil, porém é na adversidade que se revela a autenticidade do ser (I ped.1.6,7). Você é um peregrino que tem perseverado na fé em Cristo?

O joio é parecido com o trigo, todavia, na colheita serão identificados e separados. O metal bem polido engana o leigo, pois parece como o ouro, mas perito nesta área descobrirá imediatamente o verdadeiro metal (ilustrar com minha primeira aliança).

(I Tim. 2.9; Jo. 10.14).









II- O CRENTE NÃO É DEIXADO SÓ NESTA PERENGRINAÇÃO OU PROVA



1) O crente não é deixado sem auxílio para resistir às tentações que lhe sobrevêm (Heb. 13.5,6; Fil.1.6). Não somente nas horas difíceis, mas o socorro de Deus é constante. Deus é nosso pastor nada nos faltará (Sal.23). Ele é guarda fiel de seus filhos (Sal.121).

2) A graça providente de Deus é universal e eficaz. É universal porque o Espírito Santo sabe de todas as nossas necessidades; é eficaz porque a provisão feita para a nossa segurança é adequada e suficiente.

3) O poder de Deus torna-se eficaz pela fé que temos em Jesus Cristo nosso Senhor. A nossa parte é confiar na graça providente de Cristo. É pela fé que somos salvos, podemos crescer em santidade e ser perseverantes até a morte ou volta de Cristo.



CONCLUSÃO



É fé que vem de Deus não é passiva, assim diz Paulo “operai a vossa salvação com temor e tremor”. A perseverança é uma vitória da fé, e conservará o crente no caminho que brilha mais e mais até ser dia perfeito. Perseverança que continua de hora em hora, de dia em dia, de momento a momento, assim vencendo tentações contente viverei.

Fica a exortação bíblica para nós todos colocarmos em prática, (Rm. 12.3). Acredito que a dificuldade de muitos entenderem a salvação imperdível é pela falta de compreenderem a perseverança dos salvos.

Os salvos são santos, não são puros, não perfeitos, não são imaculados. São pessoas santificadas, marcadas, separadas do mundo. Podem falhar como o pai da fé, Abraão, como Moisés e Davi. Mas isto não significou a não perseverança.