A Natureza Espiritual da Igreja - Pr. Isaú Matos


foto


Leitura Bíblica, I Ped. 2:1-10.



1. A igreja é uma comunidade de pessoas regeneradas pelo Espírito Santo, pessoas que aceitaram de bom grado a mensagem de Cristo, crucificado e ressurreto.

2. A igreja é uma comunidade explosivamente expansiva e uma igreja que não se expande não está de acordo com a sua verdadeira natureza.

3. A igreja é uma comunidade de amor. Amor que se transforma em dádiva, em ação de servir a Deus e as pessoas. Estar junto, dar-se a si mesma e dar seus bens para suprir a necessidade dos irmãos, comer juntos, repartir o pão e a alegria, isto é expressão de amor.

4. A igreja é uma comunidade que teu seu corpo de doutrinas fundamentadas na Palavra, as Escrituras Sagradas, na Pessoa de Cristo Jesus, e não pode renunciar aos seus princípios sem romper a sua própria natureza e objetivo espirituais.

5. A igreja é uma comunidade responsável. A responsabilidade individual de cada crente soma-se à responsabilidade comunitária. Todos são tão responsáveis como cada um o é pessoalmente. Exemplo o corpo e seus membros.

6. A igreja é uma comunidade que atrai, atrai irresistivelmente, porque as pessoas que estão fora da igreja de Cristo, percebem que a vida vitoriosa que lhes falta está na igreja. Mas a igreja só exercerá essa atração sobre o povo pela ação do Espírito Santo. A igreja contemporânea ou contemporizada, com doutrina fraca e disciplina omissa, sem espiritualidade, e, portanto, fora de sua verdadeira natureza, não exerce essa atração, por mais que se esforce para fazê-lo por outros meios.



DISCUSSÃO:

A natureza espiritual da igreja diz respeito aos seguintes aspectos: pessoas regeneradas pelo Espírito, não comprados com objetos corruptíveis, como prata, ouro etc., mas pelo precioso sangue de Cristo; tem a missão de adorar a Deus em espírito e em verdade, cumprir uma tarefa espiritual- a proclamação do evangelho sob a orientação do Espírito para a salvação dos pecadores.

É o corpo de Cristo. A igreja é o templo do Espírito Santo. Há no Novo Testamento um sentido da palavra “igreja” em que ela aparece como a reunião universal dos remidos de todos os tempos, estabelecida por Jesus Cristo e sobre ele edificada, constituindo-se no corpo espiritual do Senhor, da qual ele mesmo é a cabeça.

Sua unidade é de natureza espiritual e se expressa pelo amor fraternal, pela harmonia e cooperação voluntária na realização dos propósitos comuns do reino de Deus. (João, 10.16).

A igreja é casa espiritual, sacerdócio santo, com a função de oferecer sacrifícios espirituais e não materiais. (I Ped. 2.5).