(2)Atenção... Dentro do possível, em cada oportunidade, use uma destas coisas.... quadro giz, cartolina, papel madeira, data show ou outra ferramenta... porém nunca só a fala, pois o aprendizado se completa com imagens, sons, cheiros e gestos.
(3)Estas dinâmicas podem ser usadas na sequencia, independente dos temas a serem tratados, ou deste jeito: num ano a sequencia a baixo pode ser seguida; no segundo ano a mesma sequencia em um número à frente; no terceiro ano, dois números à frente; e assim sucessivamente.
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Os número iniciais equivalem aos temas na sequencia que se encontram no Livro de Cultos
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(1 e 43) Leia toda a explicação do tema e depois... Apresente à classe, num quadro ou cartolina, três palavras que você acredita serem resumo de toda a lição do tema, depois explique suas razões para cada palavra, e peça a opinião e melhoras que eles podem oferecer.
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(2 e 44) Leia toda a explicação do tema e depois... Entrevistar um aluno voluntário ou por sorteio, com 5 perguntas para ele responder sobre a prática do tema na vida cotidiana dele, e após cada pergunta os outros alunos podem opinar, perguntar ou também responder.
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(3 e 45) Leia toda a explicação do tema e depois... Apresente o estudo de toda lição, a partir de 3 virtudes que você consegue ver na vida de 3 alunos da classe, explique seus motivos para tudo isto, dando oportunidade de outros alunos dizerem se tem ou não tais virtudes e por que elas ilustram bem a lição.
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(4 e 46) Leia toda a explicação do tema e depois... Entre os hinos indicados para o tema da lição, escolha um hino que mais lhe pareça ilustrar a lição; cante com os alunos, e explique a eles por que você escolheu tal hino, dando oportunidade deles também opinarem pelo mesmo ou outro hino, explicando por que fizeram tal escolha.
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(5 e 47) Leia toda a explicação do tema e depois... Escolha 3 personagens bíblicos que, na sua opinião, melhor ilustrem a lição a ser estudada, explique isto à classe, e dê oportunidade para cada um opinar sobre sua escolha, e até indicar outras sugestões.
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(6 e 48) Leia toda a explicação do tema e depois... Apresente 5 perguntas (que não sejam as 3 Questões já propostas para o tema) que, feitas a uma pessoa qualquer, ajudaria a estudar toda a lição, e nas discussões da classe, leve os alunos a melhorarem tais perguntas.
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(7 e 49) Leia toda a explicação do tema e depois... Apresente 3 ou mais conselhos, dentro da lição, que ajudem crentes atuantes, muito envolvidos na obra de Deus, a serem ainda mais dedicados ao Senhor e Seu Reino.
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(8 e 50) Leia toda a explicação do tema e depois... Indique à classe 3 situações cotidianas de qualquer pessoa que, na sua opinião expliquem a lição que o tema oferece, e depois, entre uma e outra, dê oportunidade aos alunos para opinarem sobre a situação proposta.
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(9 e 51) Leia toda a explicação do tema e depois... Explique aos alunos o que o tema tem a ver com Moisés e Davi, em sua opinião; dê uns 3 ou mais argumentos, deixando a eles algumas opiniões de como melhorar estas duas comparações.
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(10 e 52) Leia toda a explicação do tema e depois... Segundo o tema da lição, classifique os tipos de crentes que existem; dê oportunidade para os alunos melhorarem os tipos propostos.
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(11 e 53) Leia toda a explicação do tema e depois... Conte uma parábola na Bíblia, a que melhor explique a lição, e argumente sobre suas razões, dando oportunidade para os alunos opinarem e até darem sugestão de outras parábolas que para eles explique melhor o estudo.
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(12 e 54) Leia toda a explicação do tema e depois... Diga à classe sobre 3 ações suas, dentro do tema da lição, se você fosse Deus em relação às pessoas; pergunte aos alunos o que eles fariam também, se fossem Deus.
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(13 e 55) Leia toda a explicação do tema e depois... Apresente 3 palavras que sejam contrárias ao conteúdo da lição, e explique à classe os seus motivos para ter escolhido elas; entre uma e outra, dê oportunidade aos alunos de contribuírem com suas opiniões.
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(14 e 56) Leia toda a explicação do tema e depois... Divida a classe em 3 grupos que deverão comentar sobre um hino diferente (dentro do tema) como ilustração à lição, em poucos minutos, e depois deverão socializar suas opiniões sobre os hinos que analisaram.
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(15 e 57) Leia toda a explicação do tema e depois... Resuma toda a lição numa frase só (com no máximo 10 palavras), explique aos alunos como fez isto, e depois dê oportunidade para os todos melhorarem a frase que deverá ter no máximo 20 palavras.
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(16 e 58) Leia toda a explicação do tema e depois... Vestir e caracterizar um aluno com um personagem bíblico que, segundo sua opinião, ilustre muito bem a lição; depois todos devem avaliar e opinar sobre a caracterização do personagem, e sobre a ilustração que ele representa para a lição.
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(17 e 59) Leia toda a explicação do tema e depois... Apresente 3 ou mais conselhos a amigos não crentes, segundo o tema da lição; depois deixe os alunos darem a opinião e conselhos que eles dariam também.
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(18 e 60) Leia toda a explicação do tema e depois... Use uma notícia atual, secular, do Brasil ou do Mundo, para ilustrar positivamente ou negativamente, a lição; deixe os alunos opinarem sobre a notícia e sobre a lição, e até sugerirem outras notícias sobre o tema.
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(19 e 61) Leia toda a explicação do tema e depois... Apresente, de sua opinião, o que esta lição tem a ver com Abraão e Salomão, depois, entre uma e outra semelhança, deixe os alunos opinarem contrários ou favoravelmente.
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(20 e 62) Leia toda a explicação do tema e depois... Mostre 3 níveis de vivência das pessoas em relação ao tema da lição, deixe os alunos opinarem e até ampliarem a quantidade de níveis.
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(21 e 63) Leia toda a explicação do tema e depois... Apresente 3 roupas aos alunos, e explique porque você acha que elas ilustram muito bem a lição; entre uma e outra explicação, dê oportunidade para saber quantos concordam ou não, e por que.
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(22 e 64) Leia toda a explicação do tema e depois... Convide um aluno da classe seguinte, na faixa etária, para que responda a 5 perguntas que tenha a ver com a lição e a vida cotidiana dele (que não o constranja); entre uma e outra pergunta, deixe os alunos também conversarem, perguntarem e opinarem.
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(23 e 65) Leia toda a explicação do tema e depois... Lembre de 3 pessoas fora da classe, na igreja, que tenham 3 virtudes diferentes, as quais ilustrem muito bem a lição; deixem os alunos opinarem sobre suas escolhas e justificativas; deixe que eles também indiquem outras pessoas e virtudes sobre o tema.
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(24 e 66) Leia toda a explicação do tema e depois... Escolha um hino (indicado no tema) que melhor ilustre a lição, segundo sua opinião, e apresente aos alunos, do hino, 4 palavras que melhor resuma a lição estudada. Os alunos poderão opinar sobre suas escolhas, e até indicar outro hino, ou outras palavras neste hino indicado por você.
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(25 e 67) Leia toda a explicação do tema e depois... Escolha um personagem secular, fora do mundo religioso, que na sua opinião, ilustra positivamente ou negativamente, a lição; diga aos alunos os seus argumentos para tal escolha, e depois deixe que eles opinem sobre seus argumentos, podendo até indicar outros personagens.
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(26 e 68) Leia toda a explicação do tema e depois... Apresente, da sua opinião, 5 perguntas que Jesus faria, hoje, a uma pessoa, para que ela aprendesse melhor sobre a lição; deixe os alunos comentarem, argumentarem, e até mudarem as perguntas.
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(27 e 69) Leia toda a explicação do tema e depois... Mostre 3 conselhos, dentro da lição, a serem dados a salvos não atuantes no Reino de Deus; deixe os alunos participarem, dando opiniões sobre as perguntas, e até formulando outras perguntas.
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(28 e 70) Leia toda a explicação do tema e depois... Mencione 3 ações que foram realizadas na Bíblia e que ilustrem a lição; depois argumente por que você escolheu tais ações, e então deixe os alunos comentarem, melhorarem suas razões, ou até, criticarem ou oferecerem outras ações dentro da Bíblia.
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(29 e 71) Leia toda a explicação do tema e depois... Diga, da sua opinião, o que o tema da lição tem a ver com Paulo e Pedro, e entre uma explicação sua e outra, deixe os alunos opinarem e melhorarem as semelhanças.
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(30 e 72) Leia toda a explicação do tema e depois... Leve a todos uma classificação sua para tipos de crentes desobedientes ao tema da lição; deixe os alunos melhorarem a classificação com cada um dizendo seus motivos para o que dizem.
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(31 e 73) Leia toda a explicação do tema e depois... Apresente 3 objetos aos alunos, e diga a eles por que você acha que a lição tem muito a ver com tais objetos. Deixe os alunos opinarem sobre os objetos, seus motivos e até as sugestões deles para outros objetos.
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(32 e 74) Leia toda a explicação do tema e depois... Apresente aos alunos umas três coisas que muito lhe ofenderia, se você fosse Deus, dentro do tema da lição; deixe os alunos comentarem e até dizerem em que seriam ofendidos, também, se fossem Deus, dentro do tema proposto.
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(33 e 75) Leia toda a explicação do tema e depois... Apresente 3 frases contrárias ao tema da lição, explique aos alunos porque você acha que elas ilustram negativamente a lição, e entre um argumento e outro, deixe os alunos comentarem e até melhorarem as frases contrárias.
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(34 e 76) Leia toda a explicação do tema e depois... Divida a classe em 3 grupos, cada um deles analisa uma estrofe de um hino (indicado no tema), em poucos minutos; depois socializam suas conclusões para todo o grupo.
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(35 e 77) Leia toda a explicação do tema e depois... Explique toda a lição a partir de uma notícia secular que ilustre negativamente o tema proposto. Deixe, depois, os alunos opinarem sobre sua escolha, sobre a notícia, e até indique outra notícia que também ilustre negativamente.
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(36 e 78) Leia toda a explicação do tema e depois... Um aluno, vestido de um personagem bíblico, fala sobre sua vida na Bíblia e como viveu o tema da lição; os demais poderão conversar, opinar, dar melhores informações sobre o personagem, ou criticar tal personagem na maneira como viveu o tema da lição.
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(37 e 79) Leia toda a explicação do tema e depois... Apresente 3 conselhos seus, dentro do tema da lição, a ímpios rebeldes; depois, entre um e outro conselho, deixe os alunos opinarem, e até mudarem o conselho que você está propondo.
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(38 e 80) Leia toda a explicação do tema e depois... Lembre aos alunos, 3 situações na Bíblia que foram contrárias ao tema da lição; deixe os alunos opinarem sobre suas escolhas e explicações, e até que eles deem sugestão de outras situações contrárias à lição.
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(39 e 81) Leia toda a explicação do tema e depois... Diga a todos, o que o tema da lição tem a ver com a mulher samaritana e o bom samaritano, segundo sua opinião; deixe os alunos opinarem também e até darem outras sugestões de semelhanças.
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(40 e 82) Leia toda a explicação do tema e depois... Apresente 3 níveis de comportamentos de pessoas que não vivem o tema da lição; deixe os alunos lhe ajudarem a melhorar estes níveis de desobediência ao que se está aprendendo.
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(41 e 83) Leia toda a explicação do tema e depois... Leve para a classe, 3 imagens, gravuras, que na sua opinião tenham muito a ver com o tema da lição, entre um argumento seu e outro, deixe os alunos opinarem, concordarem ou não e até oferecerem sugestões de outras gravuras.
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(42 e 84) Leia toda a explicação do tema e depois... Colha entre os alunos, versículos que na opinião deles tenham muito a ver com o tema da lição; depois deixe cada um votar e explicar porque está escolhendo um ou outro verso.
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(85) Leia toda a explicação do tema e depois... Faça um levantamento entre os aluno, sobre atitudes de crentes que contrariam o tema da lição; depois votem nas duas que são mais frequentes.