Dinâmica Didática para o ensino da lição de cada tema proposto

(1)Atividades simples que ajudarão muito você e seus alunos a estudarem melhor as lições que cada tema oferece.
(2)Atenção... Dentro do possível, em cada oportunidade, use uma destas coisas.... quadro giz, cartolina, papel madeira, data show ou outra ferramenta... porém nunca só a fala, pois o aprendizado se completa com imagens, sons, cheiros e gestos.
(3)Estas dinâmicas podem ser usadas na sequencia, independente dos temas a serem tratados, ou deste jeito: num ano a sequencia a baixo pode ser seguida; no segundo ano a mesma sequencia em um número à frente; no terceiro ano, dois números à frente; e assim sucessivamente.
.
.
Leitura Complementar... www.ensinodcibc.tk
.
Os número iniciais equivalem aos temas na sequencia que se encontram no Livro de Cultos
.
(1 e 43) Leia toda a explicação do tema e depois... Apresente à classe, num quadro ou cartolina, três palavras que você acredita serem resumo de toda a lição do tema, depois explique suas razões para cada palavra, e peça a opinião e melhoras que eles podem oferecer.
.
(2 e 44) Leia toda a explicação do tema e depois... Entrevistar um aluno voluntário ou por sorteio, com 5 perguntas para ele responder sobre a prática do tema na vida cotidiana dele, e após cada pergunta os outros alunos podem opinar, perguntar ou também responder.
.
(3 e 45) Leia toda a explicação do tema e depois... Apresente o estudo de toda lição, a partir de 3 virtudes que você consegue ver na vida de 3 alunos da classe, explique seus motivos para tudo isto, dando oportunidade de outros alunos dizerem se tem ou não tais virtudes e por que elas ilustram bem a lição.
.
(4 e 46) Leia toda a explicação do tema e depois... Entre os hinos indicados para o tema da lição, escolha um hino que mais lhe pareça ilustrar a lição; cante com os alunos, e explique a eles por que você escolheu tal hino, dando oportunidade deles também opinarem pelo mesmo ou outro hino, explicando por que fizeram tal escolha.
.
(5 e 47) Leia toda a explicação do tema e depois... Escolha 3 personagens bíblicos que, na sua opinião, melhor ilustrem a lição a ser estudada, explique isto à classe, e dê oportunidade para cada um opinar sobre sua escolha, e até indicar outras sugestões.
.
(6 e 48) Leia toda a explicação do tema e depois... Apresente 5 perguntas (que não sejam as 3 Questões já propostas para o tema) que, feitas a uma pessoa qualquer, ajudaria a estudar toda a lição, e nas discussões da classe, leve os alunos a melhorarem tais perguntas.
.
(7 e 49) Leia toda a explicação do tema e depois... Apresente 3 ou mais conselhos, dentro da lição, que ajudem crentes atuantes, muito envolvidos na obra de Deus, a serem ainda mais dedicados ao Senhor e Seu Reino.
.
(8 e 50) Leia toda a explicação do tema e depois... Indique à classe 3 situações cotidianas de qualquer pessoa que, na sua opinião expliquem a lição que o tema oferece, e depois, entre uma e outra, dê oportunidade aos alunos para opinarem sobre a situação proposta.
.
(9 e 51) Leia toda a explicação do tema e depois... Explique aos alunos o que o tema tem a ver com Moisés e Davi, em sua opinião; dê uns 3 ou mais argumentos, deixando a eles algumas opiniões de como melhorar estas duas comparações.
.
(10 e 52) Leia toda a explicação do tema e depois... Segundo o tema da lição, classifique os tipos de crentes que existem; dê oportunidade para os alunos melhorarem os tipos propostos.
.
(11 e 53) Leia toda a explicação do tema e depois... Conte uma parábola na Bíblia, a que melhor explique a lição, e argumente sobre suas razões, dando oportunidade para os alunos opinarem e até darem sugestão de outras parábolas que para eles explique melhor o estudo.
.
(12 e 54) Leia toda a explicação do tema e depois... Diga à classe sobre 3 ações suas, dentro do tema da lição, se você fosse Deus em relação às pessoas; pergunte aos alunos o que eles fariam também, se fossem Deus.
.
(13 e 55) Leia toda a explicação do tema e depois... Apresente 3 palavras que sejam contrárias ao conteúdo da lição, e explique à classe os seus motivos para ter escolhido elas; entre uma e outra, dê oportunidade  aos alunos de contribuírem com suas opiniões.
.
(14 e 56) Leia toda a explicação do tema e depois... Divida a classe em 3 grupos que deverão comentar sobre um hino diferente (dentro do tema) como ilustração à lição, em poucos minutos, e depois deverão socializar suas opiniões sobre os hinos que analisaram.
.
(15 e 57) Leia toda a explicação do tema e depois... Resuma toda a lição numa frase só (com no máximo 10 palavras), explique aos alunos como fez isto, e depois dê oportunidade para os todos melhorarem a frase que deverá ter no máximo 20 palavras.
.
(16 e 58) Leia toda a explicação do tema e depois... Vestir e caracterizar um aluno com um personagem bíblico que, segundo sua opinião, ilustre muito bem a lição; depois todos devem avaliar e opinar sobre a caracterização do personagem, e sobre a ilustração que ele representa para a lição.
.
(17 e 59) Leia toda a explicação do tema e depois... Apresente 3 ou mais conselhos a amigos não crentes, segundo o tema da lição; depois deixe os alunos darem a opinião e conselhos que eles dariam também.
.
(18 e 60) Leia toda a explicação do tema e depois... Use uma notícia atual, secular, do Brasil ou do Mundo, para ilustrar positivamente ou negativamente, a lição; deixe os alunos opinarem sobre a notícia e sobre a lição, e até sugerirem outras notícias sobre o tema.
.
(19 e 61) Leia toda a explicação do tema e depois... Apresente, de sua opinião, o que esta lição tem a ver com Abraão e Salomão, depois, entre uma e outra semelhança, deixe os alunos opinarem contrários ou favoravelmente.
.
(20 e 62) Leia toda a explicação do tema e depois... Mostre 3 níveis de vivência das pessoas em relação ao tema da lição, deixe os alunos opinarem e até ampliarem a quantidade de níveis.
.
(21 e 63) Leia toda a explicação do tema e depois... Apresente 3 roupas aos alunos, e explique porque você acha que elas ilustram muito bem a lição; entre uma e outra explicação, dê oportunidade para saber quantos concordam ou não, e por que.
.
(22 e 64) Leia toda a explicação do tema e depois... Convide um aluno da classe seguinte, na faixa etária, para que responda a 5 perguntas que tenha a ver com a lição e a vida cotidiana dele (que não o constranja); entre uma e outra pergunta, deixe os alunos também conversarem, perguntarem e opinarem.
.
(23 e 65) Leia toda a explicação do tema e depois... Lembre de 3 pessoas fora da classe, na igreja, que tenham 3 virtudes diferentes, as quais ilustrem muito bem a lição; deixem os alunos opinarem sobre suas escolhas e justificativas; deixe que eles também indiquem outras pessoas e virtudes sobre o tema.
.
(24 e 66) Leia toda a explicação do tema e depois... Escolha um hino (indicado no tema) que melhor ilustre a lição, segundo sua opinião, e apresente aos alunos, do hino, 4 palavras que melhor resuma a lição estudada. Os alunos poderão opinar sobre suas escolhas, e até indicar outro hino, ou outras palavras neste hino indicado por você.
.
(25 e 67) Leia toda a explicação do tema e depois... Escolha um personagem secular, fora do mundo religioso, que na sua opinião, ilustra positivamente ou negativamente, a lição; diga aos alunos os seus argumentos para tal escolha, e depois deixe que eles opinem sobre seus argumentos, podendo até indicar outros personagens.
.
(26 e 68) Leia toda a explicação do tema e depois... Apresente, da sua opinião, 5 perguntas que Jesus faria, hoje, a uma pessoa, para que ela aprendesse melhor sobre a lição; deixe os alunos comentarem, argumentarem, e até mudarem as perguntas.
.
(27 e 69) Leia toda a explicação do tema e depois... Mostre 3 conselhos, dentro da lição, a serem dados a salvos não atuantes no Reino de Deus; deixe os alunos participarem, dando opiniões sobre as perguntas, e até formulando outras perguntas.
.
(28 e 70) Leia toda a explicação do tema e depois... Mencione 3 ações que foram realizadas na Bíblia e que ilustrem a lição; depois argumente por que você escolheu tais ações, e então deixe os alunos comentarem, melhorarem suas razões, ou até, criticarem ou oferecerem outras ações dentro da Bíblia.
.
(29 e 71) Leia toda a explicação do tema e depois... Diga, da sua opinião, o que o tema da lição tem a ver com Paulo e Pedro, e entre uma explicação sua e outra, deixe os alunos opinarem e melhorarem as semelhanças.
.
(30 e 72) Leia toda a explicação do tema e depois... Leve a todos uma classificação sua para tipos de crentes desobedientes ao tema da lição; deixe os alunos melhorarem a classificação com cada um dizendo seus motivos para o que dizem.
.
(31 e 73) Leia toda a explicação do tema e depois... Apresente 3 objetos aos alunos, e diga a eles por que você acha que a lição tem muito a ver com tais objetos. Deixe os alunos opinarem sobre os objetos, seus motivos e até as sugestões deles para outros objetos.
.
(32 e 74) Leia toda a explicação do tema e depois... Apresente aos alunos umas três coisas que muito lhe ofenderia, se você fosse Deus, dentro do tema da lição; deixe os alunos comentarem e até dizerem em que seriam ofendidos, também, se fossem Deus, dentro do tema proposto.
.
(33 e 75) Leia toda a explicação do tema e depois... Apresente 3 frases contrárias ao tema da lição, explique aos alunos porque você acha que elas ilustram negativamente a lição, e entre um argumento e outro, deixe os alunos comentarem e até melhorarem as frases contrárias.
.
(34 e 76) Leia toda a explicação do tema e depois... Divida a classe em 3 grupos, cada um deles analisa uma estrofe de um hino (indicado no tema), em poucos minutos; depois socializam suas conclusões para todo o grupo.
.
(35 e 77) Leia toda a explicação do tema e depois... Explique toda a lição a partir de uma notícia secular que ilustre negativamente o tema proposto. Deixe, depois, os alunos opinarem sobre sua escolha, sobre a notícia, e até indique outra notícia que também ilustre negativamente.
.
(36 e 78) Leia toda a explicação do tema e depois... Um aluno, vestido de um personagem bíblico, fala sobre sua vida na Bíblia e como viveu o tema da lição; os demais poderão conversar, opinar, dar melhores informações sobre o personagem, ou criticar tal personagem na maneira como viveu o tema da lição.
.
(37 e 79) Leia toda a explicação do tema e depois... Apresente 3 conselhos seus, dentro do tema da lição, a ímpios rebeldes; depois, entre um e outro conselho, deixe os alunos opinarem, e até mudarem o conselho que você está propondo.
.
(38 e 80) Leia toda a explicação do tema e depois... Lembre aos alunos, 3 situações na Bíblia que foram contrárias ao tema da lição; deixe os alunos opinarem sobre suas escolhas e explicações, e até que eles deem sugestão de outras situações contrárias à lição.
.
(39 e 81) Leia toda a explicação do tema e depois... Diga a todos, o que o tema da lição tem a ver com a mulher samaritana e o bom samaritano, segundo sua opinião; deixe os alunos opinarem também e até darem outras sugestões de semelhanças.
.
(40 e 82) Leia toda a explicação do tema e depois... Apresente  3 níveis de comportamentos de pessoas que não vivem o tema da lição; deixe os alunos lhe ajudarem a melhorar estes níveis de desobediência ao que se está aprendendo.
.
(41 e 83) Leia toda a explicação do tema e depois... Leve para a classe, 3 imagens, gravuras, que na sua opinião tenham muito a ver com o tema da lição, entre um argumento seu e outro, deixe os alunos opinarem, concordarem ou não e até oferecerem sugestões de outras gravuras.
.
(42 e 84) Leia toda a explicação do tema e depois... Colha entre os alunos, versículos que na opinião deles tenham muito a ver com o tema da lição; depois deixe cada um votar e explicar porque está escolhendo um ou outro verso.
.
(85) Leia toda a explicação do tema e depois... Faça um levantamento entre os aluno, sobre atitudes de crentes  que contrariam o tema da lição; depois votem nas duas que são mais frequentes.