Deixa Deus Cuidar Da Sua Vida - Eleusa Brito

(pregação  no culto da noite  de 30 de  Outubro de 2011)
História

Conta-se que uma criança ganhou um carrinho de controle remoto no dia das crianças. Foi uma festa! Imediatamente tirou da caixa para brincar com o seu brinquedo novo.
Você já viu como funciona este carrinho? Ele tem um controle que faz com que ele ande para gente e para trás. É isso mesmo, o controle movimenta o carrinho para onde a pessoa quiser. A pessoa pega o controle e apertando um botão o carrinho sai andando. Claro que é preciso tomar cuidado para que ele não bata em nada. Saber desviar das coisas que estão no caminho do carrinho.
Então, a criança pegou o controle e começou a andar com o seu carrinho para todos os lados, feliz da vida! Ia pra frente, ia pra trás, ia para os lados... Até que um momento aconteceu uma coisa curiosa. Ele apertava o botão pra o carrinho ir pra frente, e o carrinho ia pra trás. Apertava o botão para ele ir pra trás e o carrinho ia pra frente. Ele não tava entendendo nada...  Apertava pra frente, ia pra traz, apertava pra trás, ia pra frente... Parecia que o carrinho tinha vida própria, pois não obedecia mais ao seu comando. Com isso o carrinho começou a bater nas coisas, pois a criança não conseguiu mais desviar o carrinho, já que ele não obedecia ao seu comando. E aí, veio a tristeza... numa destas tentativas, o carrinho desceu escada abaixo e quebrou!
O carrinho faz lembrar certas pessoas. Deus quer dirigir suas vidas e elas não deixam.
Quando Dirigimos à nossa maneira, nos deparamos com os acidentes da vida. Assim como o carrinho, ia para direção errada, batia na mesa, nos vasos... Assim também acontece com a gente
Duas possibilidades a ser considerada:
Ou nós dirigimos a nossa vida ou deixamos que DEUS faça isso... Ou somos independentes de Deus, fazendo tudo da nossa maneira, do jeito que achamos certo ou somos dependentes dele, deixando que ele nos mostre o caminho que vamos andar.
Sl 37:5 “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia NELE e ELE tudo fará”
Vamos analisar cada possibilidades
  1. Independência- Nós queremos cuidar da nossa vida
Como é difícil descansar... Queremos ter o controle de tudo. É como se Deus pudesse dormir, dar uma cochilada e, mesmo que por alguns instantes, descuidar de nós.
Vamos considerar alguns aspectos da independência:
1.1-             O comando...
Achamos que será melhor do nosso jeito, o jeito de Deus da muito trabalho... ”tenho que ficar esperando Deus responder, tenho que ver como a bíblia ensina, tenho que orar e esperar”. Isso da muito trabalho. O melhor jeito é o meu jeito.
Tomamos a direção e quando acontece algum acidente, alguma catástrofe, nos queixamos... ”Ah, porque isso foi acontecer comigo? Porque DEUS deixou que isso acontecesse comigo?
1.2-             O Medo...
O medo de não sair como EU quero. Até importa o que Deus quer desde que seja conforme o que eu acho que é o certo. Se eu não dependo de DEUS de onde vem o meu parâmetro de certo ou errado? Se o meu certo não condiz com o certo de DEUS, tem algo errado...
1.3-             A confiança está inteiramente depositada em mim.
Na minha capacidade. No que eu sei e posso fazer. Eu sei! Muitas vezes usamos de teimosias... Eu já sei como é... Às vezes até mesmo somos arrogantes... Não preciso de ninguém, eu sei! Eu posso! Eu faço como quero.
Queremos muito que Deus tome conta de nós, até pedimos isso em nossas orações, mas, na prática como é difícil confiar que ele TOMA CONTA de nós. Como é difícil crer no invisível e aceitar que alguém, que não vejo; que não é concreto pode conduzir a minha vida melhor do que eu mesmo.
  1. Dependência de Deus
(História do menino segurando a mão do pai numa rua movimentada... )
Depender de Deus implica em confiar nEle.
E esta palavra confiar significa: Entregar aos cuidados.
Quando você entrega algo a alguém para entregar a outra pessoa... Coloca lá... Para fulano AOS CUIDADOS DE... confiando que a encomenda será entregue, pois está aos cuidados de alguém.
O dicionário diz que confiar significa... Colocar-se aos cuidados, à fidelidade de alguém...
Usamos em tudo o jargão - “DEUS É FIEL”...
Mas, o que é ser fiel?
Novamente o dicionário nos ajuda a entender: significa Exatidão em cumprir suas obrigações, em executar suas promessas.”
Quando confiamos que DEUS irá cuidar de nós estamos simplesmente acreditando que ele cumprirá com a promessa que cuidará de nós. Em toda e qualquer situação podemos crer que ele cuidará. Para isso basta nos colocarmos aos seus cuidados.
Como fazer isso? Querer e pedir a Deus que tome conta da sua vida não é o suficiente. Fazemos isso o tempo todo em nossas orações. É preciso Ação...
1.       Lançar sobre ele toda a nossa ansiedade
Lançando sobre ele TODA a vossa ansiedade porque ele tem CUIDADO de vós” - 1º Pedro 5:7
2.       Deleitar no SENHOR... ter o nosso prazer em Deus, em fazer aquilo que ele nos orienta fazer.
“Deleita-te no Senhor e ele satisfará o que deseja o teu coração”  Sl 37:5
3.       Entregar e Confiar- Entregar e realmente deixar que ele conduza
“Entrega o teu caminho ao Senhor, confia NELE e ELE tudo fará” Sl 37:5
4.       Descansar e Esperar no Senhor. E somente nEle.
Salmos 37:7 “Descansa no Senhor e espera Nele...”

Conclusão
(Filipenses 4.6)
“Não andeis ansiosos de cousa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças”.
Confiar é ACREDITAR... E acreditar é CONFIAR
Confiar desconfiando não é confiar
Confiar desconfiando não é entregar
Confiar desconfiando não é descansar
Confiar desconfiando não é Esperar
Quando confio eu descanso, espero, na certeza que ELE FARÁ. E fará da melhor forma.
Então...Confie em Deus e deixe que ele dirija a sua vida!