Presentes para o Pastor da Igreja, dramatização


presente-ao-pastor
Personagens
Criança (Aninha)
Adolescente (rapaz)
Jovem (rapaz)
Casal (jovem casal)
Dono da Loja (Sr. Moisés)
Mulher (última a entrar)
Homem (idoso)
Cenário
Preparar um ambiente de livraria/papelaria no centro do palco da igreja. Pode ser uma mesa e estante com alguns livros, CDs, canetas, chaveiros, etc. O material pode ser emprestado pelos membros da igreja, ou quem sabe no caso de conhecerem uma livraria solicitar o empréstimo de alguns itens e depois devolver sem danificar é claro. Neste mesmo ambiente deve ter uma mesa com cadeiras e uma garrafa térmica com café e açúcar. A idéia é um espaço onde as pessoas possam comprar, sentar para ler um jornal, uma revista e tomar um cafezinho. Deve ter música ambiente na livraria/papelaria também, que pode ser controlado através de um toca CDs pelo dono da loja, ou pelo próprio operador de som da igreja que precisará administrar bem o som com a entrada das pessoas e suas falas.
Observação: Os presentes citados na encenação devem ser entregues ao pastor no final da mesma, por isso sondem antes o estilo do pastor de sua igreja. Isso não impede que outros ministérios, ou organizações presenteiem o pastor também.
Desenvolvimento da PeçaSr. Moisés – (entra e começa a arrumar a loja, espanar os livros, coloca CD para tocar no rádio).
Homem Idoso – (Entra) Bom dia!
Sr. Moisés – Bom dia, posso ajudar?
Sr. Idoso – Obrigado, só estou caminhando um pouco, e aproveitei para visitar sua loja, pois me foi muito bem indicada. Amigos me falaram do seu ótimo atendimento.
Sr. Moisés – Faço o que posso. A loja é simples, mas procuro oferecer bom atendimento a todos. Sinta-se à vontade, se desejar tomar um cafezinho é só pegar.
(O senhor pega um cafezinho, uma revista, e senta para ler)
Aninha – (entra correndo) Oi Tio Moisés.
Sr. Moisés – Olá Aninha, o que minha princesinha deseja.
Aninha – Tio Moisés eu quero comprar um presente para o meu Pastor, domingo é dia do pastor e quero dar um presente para ele. O problema é que só tenho R$ 3,00 reais, e só posso gastar R$ 2,70, porque 30 centavos são de dízimo. O que posso comprar com esse dinheiro?
Sr. Moisés – Temos aqui esses chaveiros ( mostra os chaveiros)
Aninha – Gostei deste, não posso comprar um presente caro mais quero agradar o meu pastor. (Vira-se para o senhor que está sentado e pergunta: – O senhor gostaria de ganhar esse chaveiro?)
Sr. Idoso – Gostaria sim, mas se você quer realmente presentear seu pastor dê um grande abraço nele.
Aninha – Um abraço? Mas todos os dias ele recebe tantos apertos de mão e abraços na porta da igreja, acho que ele vai querer ganhar muitos presentes no dia do pastor. (Pega o chaveiro em um saquinho de presente se despede e sai).
Adolescente – E aí Moisés, faturando muito?
Sr. Moisés – Que nada, o de sempre com a graça de Deus. Mais o que você deseja? Cordas para a guitarra de novo?
Adolescente – Que nada! Fiquei responsável por comprar um presente para o pastor em nome dos adolescentes lá da igreja, vim aqui para escolher um CD para ele. Ele curte ……………………(pesquisar qual o estilo de música ou cantor que o pastor gosta e ainda não tenha o CD para nesta hora fazer a citação). Você tem aí?
Sr. Moisés – Tenho sim, aguarda um pouquinho enquanto embrulho.
Adolescente – (Senta ao lado do senhor na mesa e fica aguardando)
Sr. Idoso – Quanto tempo você é membro da igreja?
Adolescente – (fala o tempo)
Sr. Idoso – Parabéns pela iniciativa de presentear seu pastor, atitude bonita de vocês tão jovens.
Adolescente – É o dia do pastor né, todos vão fazer alguma coisa, entramos nessa também.
Sr. Idoso – Se me permite gostaria de dar um conselho, um presente é sempre importante, mas tenho certeza que seu pastor gostaria de receber compreensão dos adolescentes da sua igreja, creio que seria um excelente presente para ele.
Sr. Moisés – Aqui o CD.
Adolescente – (Paga) Valeu Moisés, (dirigindo-se ao senhor). Obrigada pelo conselho. (Sai)
Casal – Olá Moisés! Bom dia (dá bom dia para o senhor sentado. O homem pega um café senta, a mulher fica em (pé olhando os objetos da loja).
Sr. Moisés – Estão procurando algo especial?
Mulher – Estamos procurando um livro para o nosso pastor.
Homem – Domingo é dia do pastor, e queremos presenteá-lo pois ele merece.
Sr. Moisés – Temos vários autores e gêneros: família, discipulado, teologia, liderança… é só escolher.
Mulher – Acho melhor esse……………………………. (fazer uma pesquisa de livros que o pastor gosta e ainda não tem para na hora fazer a citação).
Homem – Pastor tem que ler bastante, todo domingo um sermão, é aconselhamento, visita. Precisa andar no Espírito e sempre bem informado.
Mulher – Ele merece mais do que um simples livro, mais acho que ficará feliz com nosso presente. O senhor não acha? (olhando para o senhor idoso que está sentado).
Sr. Idoso – Sem dúvida, livros sempre são presentes úteis aos pastores, contudo acho que a amizade sincera seria ainda mais preciosa do que os livros.
Homem – Há, nosso pastor tem muitos amigos, ele é conhecido e querido por todos.
Sr. Idoso – Me desculpe, mas ser conhecido e querido não significa ter muitos amigos. Acho que um bom presente para o seu pastor seria a amizade de vocês. Vocês formam um casal tão bonito e percebe-se que gosta e admira o seu pastor. Com certeza ele gostará do livro, mas ficará muito mais feliz se souber que pode contar com vocês como amigos, alguém que possa compartilhar suas dores, temores, tristezas e alegrias é claro. Amigo entende?
Mulher – Acho que entendi. Os pastores sempre estão prontos para ouvir e ajudar, porém nem sempre tem com quem contar de verdade na sua vida pessoal. Obrigada pelo conselho vamos procurar aplicá-lo.
Sr. Moisés – Aqui está o livro (embrulhado para presente)
Homem – O papo está bom, mas nossa hora chegou. (cumprimenta o senhor e o casal e sai despedindo-se de todos).
Jovem – Grande Moisés, como vai essa força?
Sr. Moisés – Não tão boa como a sua, mas dá pra levar. Veio escolher o presente do pastor também?
Jovem – Adivinhou. Gosto muito do meu pastor, sempre está dando uma força. A igreja vai fazer uma homenagem para ele, mas eu queria dar uma lembrança para expressar o meu carinho também. O que você tem aí, sabendo que jovem tá sempre na dureza.
Sr. Moisés – Tenho essa caneta aqui gravada parabéns pastor 2009.
Jovem – Valeu Moisés! Acho que ele vai gostar, e se não gostar com certeza vai usar.
Sr. Idoso – Parabéns meu jovem, são raros os jovens que se importam com o pastor, pelo visto você gosta do seu.
Jovem – Sempre tem aqueles que se queixam. Meu pastor não é perfeito, mais quem o é?
Sr. Idoso – Você me parece um líder, e como um bom líder pode ajudar os outros jovens de sua igreja a darem um presentão para seu pastor. Incentive-os a cooperarem. Todo pastor fica muito feliz quando os jovens se envolvem com os ministérios da igreja e não somente com atividades de seu interesse. Incentive os jovens a cooperarem tendo a visão de igreja como um todo, e que precisa estar unida para cumprir sua missão. Cooperação é um grande presente para o pastor.
Jovem – Muito obrigada pelo conselho, vou pensar nisso. Moisés está pronto? Quanto é mesmo?
Sr. Moisés – (fala o valor, o jovem paga, pega o produto e sai).
Sr. Idoso – Bem realmente este local é muito agradável, e freqüentado por pessoas muito agradáveis também. Vou levar esse arranjo de flor. (Olha a etiqueta com o preço).
Sr. Moisés – Vai levar para a esposa?
Sr. Idoso – Minha esposa já morreu. Vou levar para minha nora, pois domingo também é dia dela. (paga pelo arranjo e sai, enquanto ao mesmo tempo entra uma senhora.)
Senhora – Olá Moisés, você conhece aquele senhor que saiu daqui?
Sr. Moisés – Não, mais é muito simpático.
Senhora – Ele é o pastor Botelho, grande homem de Deus, hoje está aposentado, mais ainda é um grande conselheiro. Sempre soube lidar com os jovens, adultos e idosos da igreja. Por onde ele passou deixou marcar, não tem quem fale mal dele.
Sr. Moisés – Parece ser muito carinhoso mesmo, pois levou até um arranjo de flores para a nora.
Senhora – É claro, todo dia do pastor ele presenteia a nora, tal como fazia com a esposa. Seu filho é pastor, em um testemunho disse que seu pai sempre agradecia a Deus pela esposa, sua mãe, pois entendia que o sucesso de seu ministério se dava primeiramente a Deus e depois a sua família, que tanto o ajudavam, e cada flor oferecida a sua esposa era acompanhada de palavras de carinho e uma oração. Hoje ele publicamente presenteia a nora e ora por ela pedindo as bênçãos de Deus e agradece pela família que tem.
Sr. Moisés – Que os nossos pastores sejam abençoados como esse. Mas o que a senhora vai querer.
Senhora – Um arranjo igual o dele, pois a nossa MCA deseja homenagear a esposa do nosso pastor e orar por ela tal como aprendemos com este santo homem de Deus. (Pega o arranjo, paga e sai).
Sr. Moisés – Vai até a mesa para arrumar, abre a revista pega um papel e mentalmente começa a ler. (O texto deve ser uma voz oculta, com a mesma voz do Sr. Idoso que estava sentado a mesa).
O que realmente importa nesta vida?
Com certeza não são presentes, bens ou posição?
Mas sim a graça de Deus, e cumprir os dois grandes mandamentos de Deus.
Amá-lo acima de todas as coisas e o próximo como a nós mesmos.
Como pastor aprendi a importância do abraço de uma criança, gostoso e forte, me renovei
com a força dos jovens, me alegrei com a cooperação da igreja e me permiti fazer verdadeiros amigos.
O que realmente importa nesta vida?
Com certeza não são os presentes, bens ou posição.
Mas a alegria do dever cumprido, de ter de Deus a aprovação.
Hoje agradeço a Deus pelo privilégio que me deu, um presente do céu, a oportunidade de servi-lo como pastor, e é por isso que minha oração tem sido para que igrejas e pastores
tenham em mente do que realmente é importante nesta vida.
O valor dos presentes ou nossas vidas como presentes em outras vidas.
Dirigente do programa: Convida o pastor e família à frente entrega todos os presentes que foram citados durante a encenação e outros que desejarem e digam para o pastor que a igreja está disposta a abraçá-lo, cooperar, compreendê-lo, ser amiga e orar por ele e família. E que o maior desejo da igreja é que todos estejam desfrutando da presença constante de Deus. Cantem o cântico “Derrama a Tua Glória” ou outro e orem pelo pastor e família.
Equipe de louvor – Cântico “Derrama a Tua Glória” (Ministério Unção Ágape)
C#m A
Meu maior prazer
C#m B
Estar em tua presença
C#m A
Prostrado aos teus pés
B C#m
Te adorar Jesus Senhor da minha vida.
C#m A
Eu ouço a tua voz
C#m B
Eu sinto o teu mover aqui
C#m F#m
Quero mais de Ti Senhor
B
Do teu poder e tua unção
B4 B C#m
Eu ergo minhas mãos e clamo
refrão
C#m F#m B
Derrama tua gló__ria
E A
Derrama tua shekinah Senhor
F#m G#7 C#m
Inunda o meu ser nos rios deste amor
F#m B
Derrama tua gló__ria
E A
Derrama tua shekinah Senhor
F#m G#7 C#m
Inunda o meu ser nos rios deste amor.
Mônica Rodrigues Fioravanti Antonio, RJ