O dia do meu chamado


Este é um programa preparado para ser apresentado na igreja. No entanto, você poderá adaptá-lo para qualquer outra atividade missionária.
Cenário - Uma cadeira confortável e um abajur com um jovem ou uma jovem sentada, lendo a Bíblia, de um lado da plataforma. Do outro lado, aparecerão os personagens bíblicos. Quando eles aparecem, o(a) jovem permanece com a cabeça baixa como se lendo a Bíblia.
Solo - "Eis-me Aqui", Asaph Borba (música usada na campanha de Missões Nacionais de 2006) (Pessoa sentada na cadeira começa a falar depois que o solo termina.)
JOVEM - Já faz vários dias que esta música não sai da minha mente. Cada vez que paro um pouco, a música volta novamente. Sei que ela está começando a me incomodar. O que está acontecendo comigo? (Fica a refletir por um pouco de tempo e depois abre a Bíblia e recomeça a falar). Acho que sei... é esta questão de vocação que o pastor tem falado tanto... Mas, como é mesmo que isso acontece? Ah... começo a me lembrar de alguns chamados registrados na Bíblia. Acho que ainda tenho um tempinho para folhear a Bíblia e reler alguns textos... Qual foi a dificuldade que Abraão enfrentou para atender o chamado de Deus?
ABRAÃO entra e fica olhando para o céu, enquanto uma VOZ OCULTA faz a leitura de Êxodo 12.1-3.
VOZ OCULTA - Abrão, "saia da sua terra, dos seus parentes e da casa de seu pai e vá para a terra que eu lhe mostrarei. Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados."
JOVEM - Acho que comecei pelo exemplo mais difícil. Imagine, receber uma ordem dessa?! Deixar casa, amigos, família, tudo e ir para um lugar que Deus ainda iria mostrar. Tudo de bom que iria acontecer com ele, só aconteceria se ele chegasse nesse lugar que ele nem sabia onde era. Isso é muito difícil.
(Voz oculta faz a leitura de Gênesis 15.1 enquanto Abraão caminha vagarosamente atravessando a plataforma até desaparecer.)
VOZ OCULTA - "Não tenha medo Abrão! Eu sou o seu escudo; grande será a sua recompensa!"
JOVEM - Além de sair de casa para "não sei aonde" Abrão ainda iria ter um filho quando já não havia mais possibilidade... Não sei se estou entendendo bem, mas acho que Deus queria que Abraão confiasse de todo coração nele. Confiança, fé, isso parece ser um ingrediente indispensável para se atender ao chamado de Deus.
Estou pensando também em Jeremias. Acho que ele se parece comigo.
JEREMIAS - (adolescente) Entra e senta no chão, olhando assustado quando a voz começa a falar.
VOZ OCULTA - Jeremias "Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi e antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações" (Jeremias 1.5).
JEREMIAS - "Ah, Senhor Deus! Eis que não sei falar, pois ainda sou muito jovem."
JOVEM - Esse medo eu sinto. Eu não sei falar bem. Não conheço bem a Bíblia. Se me colocarem para pregar, eu desmaio. Como poderia dizer sim ao chamado, se me sinto como uma criança?
VOZ OCULTA - "Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto eu te mandar, falarás. Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor." (Sai Jeremias)
JOVEM - De novo aparece o tema da confiança. Deus quer que confiemos que Ele nos capacitará para realizar a sua obra. É só caminhar em fé... caminhar em fé... Falar em caminhar... e a caminhada de Moisés?
(O cenário pode ser um deserto com a sarça ardente e Moisés olhando para a sarça, segurando um cajado)
MOISÉS - Irei ver que maravilha é essa; por que sarça não se queima:
VOZ OCULTA - Moisés, Moisés.
MOISÉS - Eis-me aqui!
VOZ OCULTA - "Não se aproxime. Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é terra santa... Eu sou o Deus de seu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó... (Moisés cobre o rosto). De fato, tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito, tenho escutado o seu clamor, por causa dos seus feitores e sei quanto eles estão sofrendo. Por isso desci para livrá-los das mãos dos egípcios e tirá-los daqui para uma terra boa e vasta, onde manam leite e mel... Vá, pois, agora; eu o envio ao faraó para tirar do Egito o meu povo, os israelitas" (Êxodo 3.5-10).
MOISÉS - Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel? (Êxodo 2.11).
VOZ OCULTA - "Eu estarei com você. Esta é a prova de que sou eu quem o envia: quando você tirar o povo do Egito, vocês prestarão culto a Deus neste monte" (Êxodo 3.12).
MOISÉS - "Quando eu chegar diante dos israelitas e lhes disser: O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês e eles me perguntarem: Qual é o nome dele: Que lhes direi?"
VOZ OCULTA - "Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês" (Êxodo 3.140.
MOISÉS - "E se eles não acreditarem em mim nem quiserem me ouvir e disserem: 'O Senhor não lhe apareceu'?" (Ex 4.1).
VOZ OCULTA - "Que é isso em sua mão?
MOISÉS - Uma vara.
VOZ OCULTA - Jogue-a no chão.... Estenda a mão e pegue-a pela cauda. Isso é para que eles acreditem que o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, apareceu a você. Coloque a mão no peito.... Agora coloque de novo a mão no peito.... Se eles não acreditarem em você nem derem atenção ao primeiro sinal miraculoso, acreditarão no segundo".
MOISÉS - Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem!"
VOZ OCULTA - Quem deu boca ao homem? Quem o fez surdo ou mudo: Quem lhe concede vista ou o torna cego? Não sou eu, o Senhor? Agora, pois, vá; eu estarei com você ensinando-lhe o que dizer". (Moisés sai vagarosamente).
JOVEM - Eu já tinha me esquecido de como foi difícil para Moisés aceitar o desafio de Deus. O chamado dele não foi como o de Abraão. Deus disse para Moisés para onde ele iria e o que deveria fazer. Mas o interessante é que, mesmo conhecendo o poder de Deus e apesar de ser um homem muito bem preparado e de conhecer tudo sobre o Egito, pois havia crescido correndo pelos corredores do palácio, ele se sentiu tão inseguro.
Mas, isso me alivia, porque me faz lembrar que Deus é paciente conosco. Deus tem sido muito paciente comigo, porque só Ele sabe quantas perguntas eu já fiz a Ele e quantas vezes tive medo de responder ao seu chamado.
RAINHA ESTHER (entra senta num trono e fala) - Eu era jovem, muito jovem quando fui trazida contra a minha vontade para este lugar, que considerava hostil. Se outros gostavam dessa riqueza e pompa, eu jamais teria escolhido morar nesse palácio. Mas, aconselhada pelo meu tio Mardoqueu, obedeci ao chamado que me foi feito e fiquei. Só entendi a razão pela qual Deus havia me plantado nesse lugar, quando ouvi que todo o meu povo, o povo escolhido de meu Deus seria morto por decreto do meu Rei, que, por providência divina era o meu próprio marido. Aí, sim, entendi que eu era a única pessoa que poderia, usada por Deus, mudar a situação. Não foi fácil enfrentar o rei. Na verdade, precisei que todo povo jejuasse para que eu tivesse forças. As palavras do meu tio, selaram meu compromisso: "Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?"
JOVEM - (Com voz reflexiva) Será que algum ser humano já obedeceu sem nenhum questionamento?
(Aparece Ezequiel, cabisbaixo, senta-se e começa a chorar).
JOVEM - Sim... Ezequiel. Que chamado!!!
VOZ OCULTA - "Filho do homem, fique em pé, pois eu vou falar com você" (Ezequiel 2.1).
(Ezequiel levanta-se e olha na direção da voz.)
VOZ OCULTA - Filho do homem, vou enviá-lo aos israelitas, nação rebelde que se revoltou contra mim; até hoje eles e os seus antepassados têm se revoltado contra mim. O povo a quem vou enviá-lo é obstinado e rebelde. Diga-lhe: Assim diz o Soberano, o Senhor. E quer aquela nação rebelde ouça, quer deixe de ouvir, saberá que um profeta esteve no meio dela. (Ezequiel 2.3-5)
JOVEM - É verdade, Ezequiel não abriu a sua boca nem questionou. Acho que ele ficou em estado de choque. Este é o chamado mais desafiador que a Bíblia registra. Deus disse tudo para ele: disse para onde ele iria, a quem iria falar, o que iria falar e que resposta o povo daria à Sua Palavra. Acho que esta foi a parte mais difícil. Como criar coragem para falar para um povo que não vai ouvir? Como estar pronto para entregar a própria vida por um povo rebelde?
VOZ OCULTA - "Filho do homem... eu o fiz sentinela para a nação de Israel; por isso ouça a palavra que digo e leve a eles a minha advertência. Quando eu disser a um ímpio que ele vai morrer e você não o advertir nem lhe falar para dissuadi-lo dos seus maus caminhos para salvar a vida dele, aquele ímpio morrerá por sua iniqüidade: mas para mim você será responsável pela morte dele... (Continua lendo o texto de Ezequiel 3.17-21).
(A voz vai diminuindo à medida que muitas pessoas começam a passar por Ezequiel e ele, apressadamente, se levanta e vai indicando um caminho para as pessoas seguirem. Alguns irão obedecê-lo e outros, não).
JOVEM - Oh, meu Deus, vejo diante de mim muitas pessoas que estão caminhando sem direção. O Senhor está querendo dizer que eu sou a sentinela delas, escolhida para lhes indicar o Caminho? Mas, eu ainda não decidi... Será que elas não podem parar e esperar que eu me decida? Não pode esperar até a próxima semana? até amanhã?
(Começa a se angustiar e chorar).
Solo ou congregação imediatamente canta "Usa-me" de Aline Barros e Edson e Ana Feitosa ou "Gente sem Jesus" de Phill McHug.
Apelo - No meio da música, o dirigente faz o apelo para entrega de vidas ao serviço do Rei Jesus.