Jogral: VAI NESTA TUA FORÇA, NÃO TE ENVIEI EU?
(texto em http://jograis.com/evangelismo/18.htm, talvez carente de ajustes doutrinários)
1 – Querida igreja, todos nós que fomos chamados por Deus, somos considerados instrumentos em suas mãos! Mesmo Ele tendo a seu dispor anjos poderosos, os ventos e as tempestades e até mesmo fogo abrasador, ele decidiu contar comigo e com você para anunciarmos a sua palavra e fazermos a sua vontade! Quantas vezes nos sentimos desamparados e sem força, mas ele nos diz: Eu estou contigo, vai nesta tua força! O meu poder se aperfeiçoa na tua fraqueza! E assim como esteve com Gideão, Moisés, Isaías e tantos outros, ele também está conosco, nos enchendo da sua autoridade para proclamarmos a mensagem da gloriosa salvação!
Todos: Vai nesta tua força, não te enviei eu?
2 – Quando os midianitas dominavam sobre Israel, o povo se encontrava distanciado de Deus, mas o Senhor encontrou a Gideão, um moço prudente, que estava malhando trigo num lagar, para o esconder dos midianitas e disse o Anjo do Senhor a Gideão: O Senhor é contigo varão valoroso! Mas Gideão se achou inadequado para uma missão tão grande como aquela e deu várias desculpas ao Senhor: Eu sou o menor, minha família é a mais pobre, não tenho condições!... Mas o Senhor lhe disse: “Certamente eu serei contigo: vai nesta tua força e livrarás a Israel das mãos dos midianitas! Porventura, não te enviei eu?” E o Espírito do Senhor revestiu a Gideão e ele, com apenas 300 homens, venceu os midianitas. Então, porque se desculpar? O Deus que te escolheu, ele te capacitará e te encherá do seu Espírito Santo e tu verás a grande obra que ele fará através de tua vida!
3 – Quando os filhos de Israel, estavam sendo escravizados pelos Egípcios, Deus enviou a Moisés! E disse-lhe o Senhor: Vem agora, pois, e eu te enviarei para que tires o meu povo, os filhos de Israel do Egito. Mas disse Moisés ao Senhor: Senhor, eu não sei falar, pois sou pesado de língua. Mas Deus lhe disse: quem fez a língua do mudo ou a do que fala? Não sou eu o Senhor? Vai, pois agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar! E Moisés encorajou-se e foi! E pela sua mão o Senhor tirou a Israel da escravidão do Egito! E Deus quer te enviar como enviou a Moisés. Ele precisa de você para mostrar a este mundo Cristo, a verdade que liberta! Não te intimides, pois o Senhor será com a tua boca e, como ele fez com Moisés, grandes sinais e prodígios Deus fará através de ti! Tão somente, esforça-te, pois o Grande EU SOU também envia a ti!
4 – Quando Deus enviou a Isaías, ele reconheceu que era um homem de lábios impuros e estava no meio de um povo de lábios também impuros. Mas o Senhor enviou um Serafim, que tocou os lábios de Isaías com a brasa tirada do altar e, naquele momento, sua iniqüidade foi tirada e purificado o seu pecado. Só assim Ele pôde responder ao chamado do Senhor dizendo: Eis-me aqui, envia-me a mim! E foi grandemente usado por Deus para converter o povo dos seus pecados! E nós, que já fomos purificados por Jesus, tal como Isaías, devemos anunciar ao mundo que Cristo é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! E ele está voltando para buscar um povo santo, puro, zeloso e de boas obras! Vai nesta tua força, Campanha! Ergue alto a tua voz e proclama a este mundo que somente os puros de coração poderão ver a Deus!
5 – Quantas vezes o povo de Deus deixou o Senhor, indo após outros deuses. Deus os castigou, mas eles não aceitaram a sua correção. Mas Deus enviou a Jeremias! E disse-lhe o Senhor: Antes que saísses do ventre te conheci e antes que fostes gerado te santifiquei e às nações te dei por profeta! Porém, Jeremias disse: Ah, Senhor Jeová, Eis que não sei falar porque sou uma criança. “Não digas: Sou uma criança! Porque tudo quanto eu te mandar, dirás; e tudo quanto eu te disser, falarás!”. E tocou-lhe o Senhor na boca e disse: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca. Tu, pois, cinge os teus lombos,e levanta-te, e dize-lhes tudo quanto eu te mandar.” E podemos ver em certa ocasião, que, assim que foi retirado do calabouço e mesmo sob ameaça, Jeremias disse ao rei: Há uma palavra de Deus para ti!
6 – Tal como o povo nos dias de Jeremias, o mundo tem dado provas de que não quer se submeter às ordens do seu Criador. É um povo obstinado, duro e rebelde, mas no reino de Deus, só entrarão os santos, aqueles que tem os mandamentos de Cristo e os obedecem e guardam, pois esses são os que amam a Deus! E o servo obediente, obedece à ordem do Senhor: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura! O servo obediente não se assusta com as afrontas do inimigo, pois sabe que maior é o que está com Ele do que o que está no mundo! Ainda que nos ameacem, que nos prendam, que queiram tirar a nossa vida, devemos anunciar a este mundo a mensagem do evangelho que liberta e transforma o homem. Devemos anunciar esta Palavra em tempo e fora de tempo!
7 – Assim como a ira de Deus se levantou contra o Povo de Nínive nos tempo de Jonas, também tem-se levantado contra o mundo hoje! A violência tem se multiplicado assustadoramente e o amor de muitos está esfriando. As guerras tem ceifado milhões de vidas, homens tem tirado a vida de seus irmãos sem motivos. E o que estamos fazendo a vista de tudo isto? Você foi escolhido por Deus, para anunciar a paz de Cristo a este mundo vil e desesperado! Você é o enviado a proclamar a este mundo a pureza, a obediência, a paz, a salvação, e a liberdade! Vamos cumprir o Ide de Jesus! O Deus que nos enviou é o que se responsabiliza por nós! Mesmo se a tua força é pequena, mas ele te diz mais vez: o meu poder se aperfeiçoa na tua fraqueza!
8 – E hoje, louvamos a Deus por mais um ano de bênção desta Campanha Evangelizadora! Muitas são as lutas, mas maiores têm sido as vitórias! Quando queremos desistir, o Senhor nos diz: estou contigo! Quando estamos fracos, ele renova as nossas forças, através de suas gloriosas promessas. Quando desanimamos, lembramo-nos da cruz do Calvário e contemplamos o nosso Senhor, que não desistiu da sua missão e com isso, garantiu-nos a entrada do céu!