Dia da Bíblia - programa


biblia
Prelúdio
Saudação
Dirigente: “Profiram louvor os meus lábios, pois me ensinas os teus estatutos. Celebre a minha língua a tua palavra, pois todos os teus mandamentos são justos. Que minha alma viva, para que te louve; ajudem-me as tuas ordenanças” (Sl 119.171,172,175).
Congregação: “Bendito és tu, ó Senhor; ensina-me os teus estatutos. Louvar-te-ei com retidão de coração, quando tiver aprendido as tuas retas ordenanças” (Sl 119.12,7).
Dirigente: “Celebre a minha língua a tua palavra, pois todos os teus mandamentos são justos” (Sl 119.172).
Cânticos
Dirigente: Hoje comemoramos o Dia da Bíblia. O que você sabe sobre os originais das Escrituras Sagradas? Conheça um pouco mais sobre o assunto. (Colocar o texto abaixo no datashow, para que todos possam acompanhar a leitura.)
Os originais da Bíblia são a base para a elaboração de uma tradução confiável das Escrituras. Grego, hebraico e aramaico foram os idiomas utilizados para escrever os originais das Escrituras Sagradas. O Antigo Testamento foi escrito em hebraico. Apenas alguns poucos textos foram escritos em aramaico. O Novo Testamento foi escrito originalmente em grego, que era a língua mais utilizada na época.
Os originais da Bíblia são a base para a elaboração de uma tradução confiável das Escrituras, porém, não existe nenhuma versão original de manuscrito da Bíblia, mas sim cópias de cópias de cópias. Todos os autógrafos, isto é, os livros originais, como foram escritos pelos seus autores, se perderam. As edições do Antigo Testamento hebraico e do Novo Testamento grego se baseiam nas melhores e mais antigas cópias que existem e que foram encontradas graças às descobertas arqueológicas.
Para a tradução do Antigo Testamento, a Comissão de Tradução da Sociedade Bíblica do Brasil usa a Bíblia Stuttgartensia, publicada pela Sociedade Bíblica Alemã. Já para o Novo Testamento é utilizado The Greek New Testament, editado pelas Sociedades Bíblicas Unidas. Essas são as melhores edições dos textos hebraicos e gregos que existem hoje, disponíveis para tradutores. (Fonte: Sociedade Bíblica do Brasil)
Oração de gratidão pela Palavra de Deus
A palavra de Deus…
…vivifica
Dirigente: “Nunca me esquecerei dos teus preceitos, pois por eles me tens vivificado” (Sl 119.93).
Hino: “Deus Nos Deu Mensagem Santa”, E.J. Hopkins, HCC 219
Poesia – “Quero”, Pereira de Assunção (Fonte: Programas Especiais – Pastor, Igreja e Bíblia, página 157, UFMBB.)
…pacifica
Dirigente: “Muita paz têm os que amam a tua lei, e não há nada que os faça tropeçar” (Sl 119.165).
Hino: “É a Bíblia nossa luz”, W.B. Bradbury, HCC 217 (4a estrofe)
Congregação: “Os seus caminhos são caminhos de delícias, e todas as suas veredas paz” (Pv 3.17).
Inspiração musical
…dá entendimento
Congregação: “Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação. Entendo mais do que os antigos; porque guardo os teus preceitos” (Sl 119.99,100).
Dirigente: Um senhor de 70 anos viajava de trem. Ao seu lado um jovem universitário lia o seu livro de ciências. O senhor, por sua vez, lia um livro de capa preta. Foi quando o jovem percebeu que se tratava da Bíblia, e estava aberta no livro de Marcos. Sem muita cerimônia o jovem interrompeu a leitura do senhor e perguntou:
– O senhor ainda acredita neste livro cheio de fábulas e crendices?
– Sim. Mas não é um livro de crendices, é a Palavra de Deus. Estou errado?
– Claro que está! Creio que o senhor deveria estudar a história geral. Veria que a Revolução Francesa, ocorrida há mais de 100 anos, mostrou a miopia da religião. Somente pessoas sem cultura ainda crêem que Deus criou o mundo em seis dias. O senhor deveria conhecer um pouco mais sobre o que os cientistas dizem sobre isso.
– É mesmo? E o que dizem os cientistas sobre a Bíblia?
– Bem, respondeu o universitário, vou descer na próxima estação, mas deixe o seu cartão que eu lhe enviarei o material pelo correio.
O velho então, cuidadosamente, abriu o bolso interno do paletó, e deu o cartão ao universitário. Quando o jovem leu o que estava escrito saiu cabisbaixo se sentindo pior que uma ameba. O cartão dizia: “Louis Pasteur, Diretor do Instituto de Pesquisas Científicas da École Normale de Paris”.
Hino: “É divina, Sábia e Pura”, Natalie Sleeth, HCC 214
Oração
…orienta
Dirigente: “Seja reto o meu coração nos teus estatutos, para que não seja confundido” (Sl 119.80).
Congregação: “Quem dera que os meus caminhos fossem dirigidos a observar os teus mandamentos. Então não ficaria confundido, atentando eu para todos os teus mandamentos” (Sl 119.5,6).
Inspiração musical
Mensagem
…abençoa o coração
Dirigente: “Antecipo-me à alva da manhã e clamo; aguardo com esperança as tuas palavras” (Sl 119.147).
Congregação: “Regozijo-me com a tua palavra, como quem acha grande despojo” (Sl 119.162).
Hino: “Livro Santo”, Gerda R. Sodré, HCC 215 (3a estrofe)
Congregação: “Obrigado, Senhor, pelo teu Livro, pois é firmado nele que te sirvo e certo estou da tua salvação.”
Oração
Poslúdio