Jesus Exaltado por Seus Títulos

TEXTO: Lucas 2.7; Mateus 8.19,.20; Lucas 9.18-22; João 12.32-34

.

.

INTRODUÇÃO - Diante de todos estes títulos inerentes e decorrentes, nenhum deles é mais ou menos significativo. Todos têm a mesma importância e possuem a exata significação dentro dos propósitos divinos.

Porém, dentre os muitos títulos, nós escolhemos um, (o preferido de Jesus), a fim de servir de base para nossa meditação de acordo com o tema.

Na minha pregação anterior, eu disse que a vida cristã é engraçada e paradoxal. Agora eu quero dizer que as coisas de Deus são inusitadas e impecáveis no seu começo, no seu desenvolvimento e no seu cumprimento, por conta de que, só Jesus, foi capaz de atender cabalmente as exigências do Pai... (Ler os textos)

.

.

I – Como O Filho do Homem – Que não teve onde nascer. (Lucas 2.7)

1.1 – Nasceu em estado de pobreza.

O Seu nascimento numa manjedoura caracteriza à Sua humanidade. Desta forma começou a Sua vida.

Este título foi profetizado no AT em Gn 3.15; é empregado por Daniel 7.13. Segundo a sua visão, ele viu “... (um) como o Filho do Homem...”. No NT, este título é empregado cerca de 80 vezes nos quatro evangelhos, mas somente por Jesus para falar de Si próprio. O termo com o artigo definido “o”é empregado somente uma vez, em Atos 7.56, por Estevão.

.

.

1.2O Menino que ali nasceu era a Suprema Esperança dos séculos.

Quando compreendemos essa suprema realidade, então percebemos que a expressão “filhos de Deus” não se reveste de tanta significação quanto o termo “homem”. Quando percebemos o lugar que o homem ocupa nos propósitos de Deus; como o Senhor humilhou-Se, a fim de salvar o homem, Ele mesmo Se fez HOMEM, o Homem ideal e representante da raça humana, então, aprenderemos a apreciar a humanidade inteira.

.

.

II –O Homem Ideal - Que não teve onde morar (MT 8.20).

2.1 – Que o mundo O acolheu como um mendigo.

(falar sobre o mendigo)

Certo escritor disse: “O cristianismo é um mendigo que diz a outro mendigo onde ele encontrou alimento”

- Este mendigo foi o grandioso “EUREKA” para a humanidade! Ele foi glorificado por Seus títulos pelo seu próprio Pai de forma inusitada e impecável: No dia do Seu nascimento, um coro celestial foi enviado para adorá-Lo! No Seu levantamento na cruz o mundo teve que reconhecê-Lo como REI! (título escrito em hebraico, latim e grego). E

.

.

2.2Foi na cruz o Seu lugar de descanso!

- Foi ali que Ele teve onde reclinar a Sua cabeça com todas as honras dos Seus títulos, cumprindo a promessa em João 12.32: “E Eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a Mim”.

.

.

A propósito, durante o ministério de Jesus aqui, sabem por quem Ele foi exaltado? O registro bíblico mostra, de forma explícita: por uns magos, um sacerdote, uma profetisa, uma prostituta, uma autoridade romana, um paralitico, um leproso, um cego, um honesto e um desonesto cobrador de impostos, uma mulher estrangeira, um grupo de mulheres, inclusive uma ex-endemoniada, um ladrão, um ex-endemoniado e uma família amiga da zona rural. Até a sua própria família não cria que Ele era o Filho de Deus, exceto a sua mãe.

.

.

III – O Homem Real -Que o mundo não soube identificar (Lc 9.18-22 e Jo 12.34-35).

3.1Como a figura real e central da era messiânica.

Qual a diferença? Hoje, também, o homem está intensamente preocupado e interessado consigo mesmo, com informações de mercado para sua auto-realização, do que com Jesus e com a transformação da sua natureza e do seu caráter. O mundo dos homens, em qualquer época, não valoriza apenas o homem em si, antes, o valoriza baseado nos seus títulos, preferencialmente, aqueles em que, num determinado momento, estejam em maior evidência de lucratividade. Isto eu chamo de materialicentrismo (cf. MR).

Alguém disse, apropriadamente: “É comum amarmos as coisas e usarmos as pessoas, quando deveríamos usar as coisas e amarmos as pessoas”.

.

3.2 Capaz de atrair todos a um reino que não é deste mundo.

A ausência de Jesus e de transformação na vida, leva muita gente para “gaiolas religiosas” com seus jargões: ‘Deus tem uma bênção prá você! Mais sensato: Deus quer que você seja uma bênção. Você precisa tomar posse das promessas! Mais sensato: Você é ou precisa ser uma promessa nas mãos de Deus. Deus tem um plano na sua vida! Mais sensato: Deus é o seu plano e tem um plano para realizar por meio de você. Deus tem um propósito em sua vida! Mais sensato: Deus é seu propósito e tem propósitos a realizar por meio de você.

Qual é o problema? Billy Sunday diz: “O problema de muitos homens é que eles têm religião suficiente apenas para fazê-los sentir miseráveis”. Por isso, vivem pedindo e prometendo para TER, sem querer SER uma bênção!

.

.

CONCLUSAO – Jesus exaltado (glorificado) por Seus títulos que amou o mundo de tal maneira e veio habitar entre os homens, na qualidade de Filho do Homem. Foi o Seu avassalador interesse pelos homens que O trouxe do céu a terra, a fim de derramar a Sua própria vida em resgate deles, até chegar ao extremo da violência de ser morto na cruz.

O homem é a coroa da obra de Deus. É a parte mais importante da criação de Deus. É a plena expressão do gênio criativo de Deus. Deus estava no auge de Seu poder criativo e festivo quando criou o homem.

- Assim, cabe uma pergunta: onde estaria hoje eu, tu, nós, não fosse a graça de Deus que nos encontrou? Em que aspecto somos diferentes dos outros homens, se somos tão pecadores quanto eles, porém salvos pela graça?

Queridos irmãos, se nós não nos sentirmos atraídos aos pecadores, mas antes, preferirmos evitá-los, que esperamos poder realizar ao pregar-lhes o evangelho do Filho do Homem exaltado por Seus títulos?

ATENÇAO: Se você é um eleito, vá atrás de outro eleito. Ele está em algum lugar esperando você lhe dizer que Jesus – O Filho do Homem o ama!... Só o eleito chama; só o eleito vem... As conseqüências, se você não for, estão em Mateus 16.27 e Lucas 9.26.

(Manoel Ramos – IBC, 28/02/10)