Convite ao Pecador - Pr. Clemente Neto Pereira Penha

CIMG1969 por ff1218b.

Tema: Convite ao Pecador - Texto: Mateus 11:28-30

Texto: "28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve".

Vinde a mim... Esse amável convite vem logo depois da duras palavras do texto anterior aos judeus e as pessoas que o seguiam, mas é importante notar que: Ainda que somente os humildes possam reconhecer sua necessidade espiritual, o convite é lançado a qualquer pecador, que perceba sua condição pecaminosa e a necessidade de aceitar o convite de Deus.

INTRODUÇÃO: QUEM NÃO GOSTA DE RECEBER CONVITE!!!!!!

Na minha vida eu já recebi vários convites, de todas as espécie, de todos os jeitos.

Convites: para uma festa, para trabalhar, para um aniversário, para comer um delicioso churrasco, uma feijoada, para um dia de lazer, para viajar etc.

QUEM NÃO GOSTA DE RECEBER CONVITE!!!!!!

A bíblia mostra alguns momentos em que pessoas foram convidadas e rejeitaram e outros que foram convidados e aceitaram o convite do Senhor Jesus.

- Em Lucas 14:15 a 22 , Jesus conta a parábola de um homem que preparou uma grande Ceia e convidou muitos; na hora da ceia ele mandou seu servo avisar um por um que a ceia estava pronta.

Os convidados um a um disseram que não podia ir e começou as desculpa:

Um disse que comprou uma fazenda e precisava ir desfrutar

Outro disse que comprou alguns animais e ia vê-los

Outro disse que iria casar e que não podia ir .

Aquele servo volta e conta para o seu patrão que todos os convidados havia rejeitado o convite. O dono da casa irado manda aquele servo ir aos becos, vilas e cidade e convidar os humildes (no texto ele chama os pobres, aleijados, os cegos, os coxos)

Jesus propôs esta parábola para mostrar que as pessoas arrogantes, prepotentes, dificilmente aceitarão um convite, eles só pensam em si.

- Mateus 19:16-22 - Jesus convidou um Jovem rico para segui-lo e ele recusou o convite de Jesus. (O dinheiro atrapalhou – A posição social atrapalhou, a ganância o atrapalhou.

- Em Lucas 9:57-62 - Jesus convidou um homem para segui-lo, mas ele disse que iria primeiro sepultar o seu pai. O outro disse seguir-te-ei Senhor, mas deixe-me primeiro despedir dos meus parentes.

- Sempre tem sido assim as pessoas sempre encontram, desculpas para não aceitar o convite de Jesus.

E você que estar aqui nesta noite qual é a sua desculpa para não aceitar o convite de Jesus?

Mateus 16:24 – Disse: Se alguém quiser vir após mim,, ou se alguém quiser aceitar o meu convite, negue a si mesmo

Neste contexto Jesus estava de Bravo Judeus e fariseus, com aquelas pessoas que os seguiram, havia um murmúrio, uma reclamação para Jesus, ( que os discípulos de João não estava cumprindo as leis cerimoniais, um povo mau acostumado, reclamando porque uns jejuavam muito e outros pouco, comia ou deixava de comer, trabalhavo no sábado, levavam animais de 2º para sacrificar

- Quando Jesus fala do jugo ele estava falando justamente para os judeus que estavam brigando por causa das leis cerimônias, das tradições religiosas da época que eram difíceis de serem cumpridas

Existem pessoas dentro da igrejas que não entenderam o convite de Jesus e estão carregando fardos pesados nas costas (Estão corcundas, tortas, porque não entenderam o convite do Senhor. ( E agora pastor as coisas vão mal, eu não consigo servir ao Senhor direito, eu não vim a igreja já à tres semanas, não orei esta semana, meu filho, meu marido, minha esposa, meu isso, meu aquilo outro.) é o modelo de crentes e de igrejas que estamos vendo no século XXI, igreja que colocam fardos pesados nas costa das pessoas,

- O livro “O Peregrino de João Bunyan” Conta a historia de um homem chamado Cristão que carregou um farto pesado na estrada da vida até chegar à vitoria final.

- Irmãos A religiosidade do século XXI tem colocado fardos pesados nas costa de muita gente (E o convite de Jesus é para que você carregue o fardo de Jesus que é Leve, ao aceitar o convite Jesus troca o fardo pesado por um leve).

A bíblia apresenta também homens que aceitaram prontamente este convite:

E o interessante é que Todos eles tinham os mesmos problemas, as mesmas dificuldade que os homens que eu apresentei ante tinha.

Marcos 1:16-20 - Os discípulos de Jesus - Quando Jesus chamou estes homens eles estavam ocupados, trabalhando para sustentar a família, os filhos, eram homens comuns, pescadores, cobradores, (Eles deixaram imediatamente os seus afazeres o o seguiu.)

Isaias 6:1-8 - Mesmos Cheio de Pecados, Falhas - Isaias recebe o convite cheio de falhas, mas ele lamenta a sua situação e aceita o convite de Jesus. (Ai de mim porque estou perdido, habito no meio de um povo de lábios impuros,, mas agora eu quero ser diferente, vou aceitar o convite do Senhor). “EIS ME AQUI SENHOR”.

Lucas 19:1-10 - Zaqueu era um homem que tinha todos os motivos para não aceitar o convite de Jesus - (Ele era rico, maioral dos publicanos, um homem mau, um ladrão, um descarado porque ele muitas vezes mentia para as pessoas cobrava além do que Cezar mandava, mau caráter, um salafraio etc. ) Mas quando Jesus passou e disse:”Venha Jaqueu, eu preciso de ti no meu ministério, eu estou convidando para ir na sua casa tomar um café com você e sua família. (Zaqueu aceitou o convite de Jesus, já havia no seu coração o desejo de conhecer Jesus).

Nesse texto de lido existem alguns imperativos

I - IMPERATIVO: "Vinde a mim todos, Tomai meu jugo, Aprendei de Mim

1. "Todos", implica em universalidade. Isto eqüivale a dizer que todas as criaturas humanas independentemente de raça, cor, sexo, etc., estão sendo convidadas.

2. O plano de salvação de Deus, foi elaborado para todo ser humano. Em Jo 3.16, temos: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu Filho único, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna". Devemos notar no texto a expressão "...para que todo aquele...", que envolve qualquer ser humano.

a) João, o evangelista, Jo 1.12, "Todos quantos o receberem, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus". A filiação junto à família de Deus, é universal no sentido de que é extensiva a "todos os homens", mas só a conseguem aqueles que estão dispostos a receber o Filho de Deus, como Salvador e Senhor.

c) Pedro, At 2.37-38, "37 E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? 38 Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo". Embora não haja relato de que pessoas gentias tenham aceitado a salvação de Deus, é possível que muitas delas estavam entre a multidão compungida com a

5. Esse "todos", inclui você. Jesus te convida nesta noite.

CONCLUSÃO: 1. Jesus está te convidando nesta noite e o convite dele abrange dois pontos:

a) Ele te convida para você tomar o jugo que Ele te oferece. Este jugo é leve e suave.

b) Ele te convida para você aprender com Ele. É um aprendizado que começa neste mundo e continua na eternidade.

2. Descanse sua alma nos braços de Jesus, o Deus Eterno. Busque o "Reino de Deus e sua justiça, que as outras coisas te serão acrescentadas", Mt 6.33.