Certeza e Segurança na Vda Cristã - Pr.Jônatas David

sermão pregado em 25 de Outubro de 2009, no culto do domigo de manhã.
.
.
.
ESTE TEMA E O QUE MAIS ME EMPOLGA...
(1)me dá prazer, por ver a visão com que Deus me enxerga, com sua Justiça, Santidade e Amor.
me vê em Paz com Ele, não mais na guerra permanente, por causa o pecado que me fazia seu inimigo.
me dá vida abundante, para ser feliz neste mundo, mesmdo com tantas dificuldades a enfrentar.
não me vê com qualquer condenação, mas como um salvo, um filho Seu
.
.
.
(2)Mas me dá desespero também com pessoas que acreditam serem salvas mas crêem em perda de salvação por estarem focadas em...
Religião, crendo que sua religião lhes garante a salvação que precisam na eternidade
Dedicação, confiando que tal atitude pessoal vai garantir a tal salvação eterna.
Mudança de Vida é garantia que estaão no caminho certo, proporcionando alguma confiança.
Pessoas que negam João 3:16, 6:37, 10:28, negam Jesus, por confiarem em doutrinas falsas, homens bem intencionados.
.
.
.
.
.
COMPREENDAMOS O QUE É FÉ E O QUE ELA PRODUZ NO PRESENTE E FUTURO...
(1)O que é fé...
não é esperança na semântica de hoje, quando se tem esperança que a manhã melhorará (não há certeza propriamente dita)
não é crer que Jesus pode, quer, tem poder para salvar
é crer não no que Ele faz, mas no que fez na cruz, por mim (não pelos outros)
.
.
(2)Hebreus 11:1, fé é crer no que Ele fez, e nas consequencias do que fez, hoje e no futuro
nas coisas que não se vêem: presente, a Graça, duas ilustrações que me ajudam a entender:
... uma é a da redoma de vidro, o anjo ao meu redor (Sl.34), o Senhor ao meu redor (Sl.125)
...... nada me atinge, e o que me atinge por permissão dEle, faz com que seja para nosso bem.
.
... outra é a da esteira de produção, como fábrica de refrigerantes, as garrafas entram na esteira, e vão sendo levadas, e em cada setor, são limpas, enxutas, preenchidas, tampadas, rotuladas, arrumadas, e etc. (eu estou neste processo, a Graça está me melhorando sempre)
.
.
(3)Romanos 5:1-2, cremos que temos paz com Deus, esta certeza nos leva a duas posturas antagônicas...
... queremos, mesmo, ser agradáveis ao noivo, como noivas que somos; como antigamente, estamos sendo trabalhadas para sermos uma excelente esposa, esse é nosso grande objetivo, é nisto que nos realizaremos eternamente. Estamos dispostos a pagar qualquer preço neste sentido, pois disto depende nossa realização espiritual e pessoal.
.
... mas somos negligentes, descansados, irresponsáveis, sem pressa. Já que temos nossa salvação garantida, sabemos do amor e proteção de Deus, sabemos que Ele não é vingativo, castigador, então não temos tanta prioridade em fazer seus gostos.
.
.
(4)João 15:1-8, 16, sabendo disto, Jesus afirma que pessoalmente ele nos faz noiva producente.
estamos nEle, e isto por que já passamos pelo novo nascimento.
se estamos nEle, nós produzimos muitos frutos, não por nossa causa, mas por Ele nos levar a isto.
por isto ele afirma: vos chamei (preguei) e vos nomeei (converti para mim), para que (nos levando, de um jeito ou outro) vades e deis muito fruto e este fruto permaneça (seja válido aos planos de Deus).