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Martin Luther | |
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Luther (1533) por Lucas Cranach, o Velho
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Nascido | 10 de novembro de 1483Eisleben , Saxony , Sacro Império Romano |
Morreu | 18 de fevereiro de 1546(com 62 anos) Eisleben, Saxony, império romano santamente |
Ocupação | |
Trabalho notável | |
Cônjuge (s) | Katharina von Bora |
Crianças | |
O trabalho teológico | |
Época | Reforma |
Tradição ou movimento | Luteranismo ,protestantismo |
Assinatura |
Parte de uma série sobre |
Luteranismo |
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Portal luteranismo |
Martin Luther ( / l u θ ər / ; [ 1 ] Alemão: [maɐ̯tiːn lʊtɐ] ( ouvir ) ; 10 de novembro de 1483 - 18 de fevereiro de 1546) foi um frade alemão, sacerdote e professor de teologia que era uma figura seminal na protestante Reforma . [ 2 ] Inicialmente um agostinianofrade, Lutero veio a rejeitar vários ensinamentos e práticas da Igreja Católica Romana . Disputou fortemente a reivindicação que a liberdade da punição de Deus pelo pecado poderia ser comprada com dinheiro. Ele confrontou indulgência vendedor Johann Tetzel , um frade dominicano , com suas Noventa e Cinco Teses em 1517. Sua recusa em retirar todos os seus escritos a pedido de Papa Leão X em 1520 eo imperador Carlos V na Dieta de Worms em 1521 resultou em sua excomunhão pelo Papa e condenação como um fora da lei pelo imperador.
Lutero ensinava que a salvação e, posteriormente, a eternidade no céu não é ganho por boas ações, mas só é recebido como um dom gratuito de Deus a graça através de fé em Jesus Cristo como redentor do pecado e, posteriormente, a eternidade no inferno.Sua teologia desafiou a autoridade eo escritório do Papa, ensinando que a Bíblia é a única fonte de divinamente conhecimento revelado de Deus [ 3 ] e oposta sacerdotalism considerando todos os cristãos batizados para ser um sacerdócio santo . [ 4 ] Aqueles que se identificam com estes, e todos os ensinamentos mais amplos de Lutero, são chamados luteranos , embora Luther insistia em Christian como o único nome aceitável para os indivíduos que professavam Cristo. Hoje, o luteranismo constitui um importante ramo do protestantismo eo cristianismo global com cerca de 80 milhões de adeptos . [ 5 ]
Sua tradução da Bíblia para o vernáculo (em vez de latim ) tornou mais acessível, o que teve um impacto tremendo na igreja e na cultura alemã. Promoveu o desenvolvimento de uma versão padrão do idioma alemão , adicionou diversos princípios à arte da tradução, [ 6 ] e influenciou a escrita de uma tradução em Inglês, a Bíblia Tyndale . [ 7 ] Seus hinos influenciaram o desenvolvimento de cantar nas igrejas . [ 8 ] Seu casamento com Katharina von Bora definir um modelo para a prática do casamento clerical , permitindo que os padres protestantes para se casar. [ 9 ]
Em suas obras posteriores, nomeadamente Sobre os judeus e suas mentiras , Lutero expressou opiniões antagônicas em relação a judeus , escrevendo que judeus sinagogas e casas deveriam ser destruídas, seu dinheiro confiscado e liberdade cerceada. Estas declarações ea sua influência sobre o anti-semitismo têm contribuído para o seu estatuto controversa. [ 10 ] Martin Luther morreu em 1546, ainda convencido da exatidão de sua teologia da Reforma, e com sua decreto de excomunhão pelo Papa Leão X ainda eficaz.
Conteúdo
[ hide ]- 1 Início da vida
- 2 início da reforma
- 3 Dieta de Worms
- 4 No Castelo de Wartburg
- 5 Voltar à Wittenberg e Guerra dos Camponeses
- 6 Casamento
- 7 Organização da igreja
- 8 Tradução da Bíblia
- 9 Hinos
- 10 Na alma após a morte
- 11 controvérsia Sacramentarian eo Colóquio Marburg
- 12 Epistemologia
- 13 sobre o Islã
- 14 controvérsia Antinomian
- 15 bigamia de Filipe de Hesse
- 16 Anti-judaísmo e anti-semitismo
- 17 Representação de Luther
- 18 Anos finais e morte
- 19 Legado e comemoração
- 20 Obras e edições
- 21 Veja também
- 22 Referências
- 23 Fontes
- 24 Leitura
- 25 Ligações externas
Infância
Nascimento e educação
Martin Luther nasceu para Hans Luder (ou Ludher, mais tarde, Luther) [ 11 ] e sua esposa Margarethe (née Lindemann) em 10 de novembro de 1483, em Eisleben , Saxony, então parte do Sacro Império Romano . Ele foi batizado como um católico na manhã seguinte no dia da festa de St. Martinho de Tours . Sua família mudou-se para Mansfeld em 1484, onde seu pai era um arrendatário de minas de cobre e fundições [ 12 ] e serviu como um dos quatro representantes dos cidadãos no conselho local. [ 11 ] O erudito religioso Martin Martydescreve a mãe de Lutero como um hardware mulher que trabalha de "ações de classe comercial e meios medíocres" e observa que os inimigos de Lutero posteriormente erroneamente descreveu-a como uma prostituta e banho atendente. [ 11 ] Ele tinha vários irmãos e irmãs, e é conhecido por ter sido perto de um deles, Jacob. [ 13 ] Hans Luther era ambicioso para si e sua família, e ele estava determinado a ver Martin, seu filho mais velho, se tornar um advogado. Ele enviou Martin para escolas latinas em Mansfeld, em seguida,Magdeburg em 1497, onde frequentou uma escola operado por um grupo de leigos chamado de Irmãos da Vida Comum , e Eisenach em 1498. [ 14 ] Os três escolas focado no chamado " trivium ": gramática, retórica e lógica. Lutero mais tarde comparou sua educação lá parao purgatório e inferno . [ 15 ]
Em 1501, com a idade de 19 anos, ele entrou na Universidade de Erfurt , que ele descreveu mais tarde como uma cervejaria e bordel. [ 16 ] Ele foi feito para acordar às quatro todas as manhãs para o que tem sido descrito como "um dia de aprendizagem mecânica e muitas vezes cansar exercícios espirituais. " [ 16 ] Ele recebeu seu mestrado em 1505.[ 17 ]
De acordo com a vontade do pai, Luther matriculadas na escola de Direito da mesma universidade naquele ano, mas retirou-se quase imediatamente, acreditando que a lei representou incerteza. [ 17 ] Lutero buscou garantias sobre a vida e foi atraído para a teologia ea filosofia, expressando interesse particular Aristóteles , William de Ockham , eGabriel Biel . [ 17 ] Ele foi profundamente influenciado por dois tutores, Bartholomaeus Arnoldi von Usingen e Jodocus Trutfetter, que lhe ensinaram a desconfiar até mesmo dos maiores pensadores [ 17 ] e para testar tudo o que ele mesmo pela experiência . [ 18 ] Filosofia provou ser insatisfatório, oferecendo garantias sobre o uso de razão , mas nenhum sobre amar a Deus, que a Lutero era mais importante. A razão não poderia levar os homens a Deus, ele se sentia, e ele posteriormente desenvolveu uma relação de amor e ódio com Aristóteles sobre a ênfase deste último na razão. [ 18 ] Para Lutero, a razão poderia ser utilizado para questionar homens e instituições, mas não Deus. Os seres humanos poderiam aprender a respeito de Deus somente através de divina revelação , ele acreditava, e Escritura , portanto, tornou-se cada vez mais importante para ele. [ 18 ]
Mais tarde, ele atribuiu sua decisão de um evento: em 02 de julho de 1505, ele estava voltando para a universidade a cavalo depois de uma viagem para casa. Durante uma tempestade, um raio atingiu perto dele. Mais tarde dizendo a seu pai que ele tinha pavor de morte e julgamento divino, ele gritou: "Socorro! Santa Anna , eu me tornarei um monge! " [ 19 ] [ 20 ] Ele veio para ver o seu grito por ajuda, como um voto que ele nunca poderia quebrar. Ele deixou a faculdade de direito, vendeu seus livros, e entrou em um fechado agostiniano convento de Erfurt em 17 de julho de 1505. [ 21 ] Um amigo culpou a decisão sobre a tristeza de Lutero sobre a morte de dois amigos. O próprio Lutero parecia triste com o movimento. Aqueles que participaram de uma ceia de despedida caminhou até a porta do Mosteiro Negro. "Este dia você me ver, e, em seguida, nem nunca mais", disse ele. [ 18 ] Seu pai estava furioso sobre o que ele viu como um desperdício de educação de Lutero. [ 22 ]
Início da vida e acadêmico
Lutero dedicou-se à ordem agostiniana, dedicando-se ao jejum , longas horas em oração , peregrinação , e freqüenteconfissão . [ 23 ] Lutero descreveu este período de sua vida como uma de profundo desespero espiritual. Ele disse: "Eu perdi contato com Cristo, o Salvador e Consolador, e fez dele o carcereiro e carrasco de minha pobre alma." [ 24 ] Johann von Staupitz , seu superior, apontou mente de Lutero longe de contínua reflexão sobre seus pecados em direção ao méritos de Cristo. Ele ensinou que o verdadeiro arrependimento não envolve penitências e punições auto-infligidas, mas sim uma mudança de coração. [ 25 ]
Em 1507, ele foi ordenado sacerdote, e em 1508, von Staupitz, primeiro reitor da recém-fundada Universidade de Wittenberg , enviado para Lutero, para ensinar teologia . [ 26 ] [ 27 ] Ele recebeu um diploma de bacharelado em estudos bíblicos em 09 de março de 1508, e um grau de Bacharel em outro as Sentenças de Pedro Lombardo em 1509. [ 28 ] Em 19 de outubro 1512, foi agraciado com o doutor em Teologia e, em 21 de outubro 1512, foi recebido no Senado da faculdade teológica da Universidade de Wittenberg, tendo sido chamado para o cargo de Doutor em Bíblia . [ 29 ] Ele passou o resto de sua carreira nesta posição na Universidade de Wittenberg.
Início da reforma
Mais informações: História do Protestantismo e As Noventa e Cinco Teses
Em 1516, Johann Tetzel , um frade dominicano e comissário pontifício para indulgências , foi enviado para a Alemanha pela Igreja Católica Romana de vender indulgências para arrecadar dinheiro para reconstruir St. Basílica de Peter . de Roma [ 30 ] teologia católica romana afirma que somente a fé, se fiduciária ou dogmática, não pode justificar o homem; [ 31 ] justificação em vez depende apenas de tal fé como é ativa na caridade e às boas obras ( fides caritate formata .) [ 32 ] Os benefícios de boas obras poderiam ser obtidos através da doação de dinheiro à igreja.
Em 31 de outubro 1517, Lutero escreveu a seu bispo, Albert de Mainz , protestando contra a venda de indulgências. Ele fechado em sua carta uma cópia de seu "Disputa de Martin Luther sobre o Poder e Eficácia das Indulgências", que veio a ser conhecido como As Noventa e Cinco Teses . Hans Hillerbrand escreve que Lutero não tinha a intenção de confrontar a igreja, mas viu a disputa como uma objeção acadêmica para práticas da igreja, eo tom da escrita é, portanto, "a busca, ao invés de doutrinário." [ 33 ] Hillerbrand escreve que não há, no entanto, uma corrente subterrânea de desafio em várias das teses, particularmente na Tese de 86, que pergunta: "Por que o papa, cuja fortuna hoje é maior do que a riqueza dos mais ricos Crasso , construir a basílica de São Pedro, com o dinheiro dos pobres fiéis em vez de com seu próprio dinheiro? " [ 33 ]
Lutero opôs a um ditado atribuído a Johann Tetzel que "Assim que a moeda nos anéis de caixão, a alma do purgatório (também atestada como 'no céu') molas." [ 34 ]
Ele insistiu que, uma vez que o perdão era de Deus sozinho a conceder, aqueles que afirmavam que as indulgências absolvido compradores de todas as punições e concedeu-lhes a salvação estavam em erro. Cristãos, disse ele, não deve afrouxar no seguimento de Cristo por conta de tais falsas garantias.
No entanto, este ditado frequentemente citado de Tetzel era de modo algum representante da doutrina católica contemporânea sobre as indulgências, mas sim um reflexo da sua capacidade de exagerar. No entanto, se Tetzel exagerou a questão no que diz respeito às indulgências para o morto , seu ensinamento sobre indulgências para a vida ficou em linha com o dogma católico do tempo. [ 35 ]
Segundo os estudiosos Walter Krämer, Götz Trenkler, Gerhard Ritter, e Gerhard Prause, a história da postagem na porta, mesmo que ele tenha resolvido como um dos pilares da história, tem pouco fundamento na verdade. [ 36 ] [ 37 ] [ 38 ] A história é baseada em observações feitas porPhilipp Melanchton , embora acredita-se que ele não estava em Wittenberg naquele tempo. [ 39 ]
Não foi até janeiro 1518 que os amigos de Lutero traduziu as 95 Teses do latim para o alemão e impressa e amplamente copiado-los, fazendo com que a controvérsia entre os primeiros na história a ser ajudado pela imprensa . [ 40 ] Em duas semanas, cópias das teses tinha se espalhado por toda a Alemanha; no prazo de dois meses, eles haviam se espalhado por toda a Europa.
Escritos de Lutero circulavam amplamente, alcançando França, Inglaterra, Itália e tão cedo quanto 1519. Os estudantes se aglomeravam para ouvir Wittenberg Luther falar. Ele publicou um breve comentário sobre Gálatas e seu trabalho sobre os Salmos . Esta parte inicial da carreira de Lutero era um dos seus mais criativos e produtivos. [ 41 ] Três de seus trabalhos mais conhecidos foram publicados em 1520:à Nobreza Cristã da Nação Alemã , No Cativeiro Babilônico da Igreja , e No Liberdade de um Cristão .
A justificação pela fé sozinho
Ver artigo principal: Sola fide
De 1510 a 1520, Luther dissertou sobre os Salmos, os livros de Hebreus, romanos e Gálatas. Como ele estudou essas partes da Bíblia, ele veio para ver o uso de termos como penitência e justiça pela Igreja Católica de novas maneiras. Ele se convenceu de que a igreja era corrupta em suas maneiras e tinha perdido de vista o que ele via como várias das verdades centrais do cristianismo. O mais importante para Lutero era a doutrina da justificação - ato de declarar um pecador justo de Deus - somente pela fé através da graça de Deus. Ele começou a ensinar que a salvação ou redenção é um dom de Deus a graça , atingível apenas por meio da fé em Jesus como o Messias .[ 42 ] "Este e rocha firme, o que nós chamamos a doutrina da justificação", escreveu ele, "é o artigo chefe de toda a doutrina cristã, que compreende o entendimento de toda a piedade. " [ 43 ]
Lutero veio a entender a justificação como inteiramente a obra de Deus. Este ensinamento por Lutero foi claramente expressa em seu 1525 publicação No Cativeiro da Vontade , que foi escrito em resposta a no livre-arbítrio por Desiderius Erasmus (1524). Lutero baseou sua posição sobre predestinação no epístola de São Paulo aos Efésios 2: 8-10 . Contra o ensino de sua época que os atos de justiça dos crentes são realizadas em cooperação com Deus, Lutero escreveu que os cristãos recebem tais justiça inteiramente de fora de si mesmos; que a justiça não só vem de Cristo, mas, na verdade, é a justiça de Cristo, imputada aos cristãos (ao invés de infusão para eles) por meio da fé. [ 44 ] "É por isso que a fé sozinha faz alguém justo e cumpre a lei", escreveu ele. "A fé é a que traz o Espírito Santoatravés dos méritos de Cristo ". [ 45 ] A fé, para Lutero, era um dom de Deus; a experiência de ser justificados pela fé era "como se eu tivesse nascido de novo." Sua entrada no Paraíso, nada menos, foi uma descoberta sobre "a justiça de Deus." - Uma descoberta que "a pessoa só" de quem fala a Bíblia (como em Romanos 1:17) vive pela fé [ 46 ] Ele explicou sua conceito de "justificação" nos artigos Smalcald :
Redescoberta do "Cristo e Sua salvação" de Lutero foi o primeiro dos dois pontos que se tornaram a base para a Reforma. Sua protestando contra a venda de indulgências foi com base nele. [ 48 ]
Romper com o papado
Arcebispo Albrecht Mainz e Magdeburg não respondeu à carta de Luther contendo as 95 Teses. Ele tinha as teses verificados por heresia e em dezembro 1517 transmitiu-as à Roma. [ 49 ] Ele precisava da receita das indulgências para pagar uma dispensa papal para o seu mandato de mais de um bispado. Como Lutero mais tarde observou, "o papa teve um dedo na torta, bem como, porque uma metade era para ir para a construção da Igreja de São Pedro em Roma". [ 50 ]
Papa Leão X foi usada para reformadores e hereges, [ 51 ] e ele respondeu lentamente, "com muito cuidado como é próprio." [ 52 ] Ao longo dos próximos três anos, ele implantou uma série de teólogos papais e enviados contra Lutero, que serviu apenas para endurecer teologia anti-papal do reformador. Primeiro, o teólogo dominicano Sylvester Mazzolini elaborou um caso heresia contra Lutero, a quem Leo, em seguida, chamado a Roma. O eleitor Frederick convenceu o papa ter Luther examinadas em Augsburg, onde a Dieta Imperial foi realizada. [ 53 ] Há, em Outubro de 1518, sob interrogatório pelo legado papal cardeal Caetano Lutero afirmou que ele não considerou a parte papado da Igreja bíblica porquehistoristical interpretação da profecia bíblica concluiu que o papado era o Anticristo. [ 48 ] As profecias a respeito do Anticristo logo se tornou o centro da controvérsia. [ 54 ] As audiências degenerou em uma competição de gritos. Mais do que o seu escrever as 95 Teses, confronto de Lutero com a Igreja lançou-o como um inimigo do papa. [ 55 ] instruções originais de Caetano tinha sido para prender Lutero se ele não se retratasse, mas o legado desistiu de fazê-lo. [ 56 ] Luther escorregou para fora da cidade durante a noite, sem o conhecimento de Caetano. [ 57 ]
Em janeiro de 1519, em Altenburg , na Saxónia, a papal núncio Karl von Miltitz adoptou uma abordagem mais conciliatória. Lutero fez algumas concessões para o Saxon, que era um parente do eleitor, e prometeu permanecer em silêncio se fez seus adversários. [ 58 ] O teólogo Johann Eck , no entanto, estava determinado a expor a doutrina de Lutero em um fórum público. Em junho e julho de 1519, ele encenou uma disputa com o colega de Lutero Andreas Karlstadt em Leipzig e convidou Luther falar. [ 59 ] mais ousada afirmação de Lutero no debate foi que Mateus16:18 não confere aos papas o direito exclusivo de interpretar as escrituras, e que, portanto, nem papas nem concílios da igreja eram infalíveis. [ 60 ] Por isso, Eck marca Luther um novo Jan Hus , referindo-se ao reformador tcheco e herético queimado na fogueira em 1415. A partir desse momento, ele se dedicou a derrota de Lutero. [ 61 ]
Excomunhão
Em 15 de Junho de 1520, o Papa alertou Luther com a bula papal (edital) Exsurge Domine que ele arriscou a excomunhão , a menos que ele se retratou 41 frases tiradas de seus escritos, incluindo as 95 Teses, no prazo de 60 dias. Naquele outono, Johann Eckproclamou o touro em Meissen e outras cidades. Karl von Miltitz , um papal núncio , tentou intermediar uma solução, mas Lutero, que tinha enviado ao Papa uma cópia na liberdade de um cristão , em outubro, defina publicamente fogo para o touro e decretals em Wittenberg em 10 de Dezembro de 1520, [ 62 ] um ato que ele defendeu em Por que o Papa e seu recente livro são queimados e afirmações sobre Todos os artigos . Como conseqüência, Lutero foi excomungado pelo Papa Leão X em 03 de janeiro de 1521, na bula Decet Romanum Pontificem .
Dieta de Worms
Ver artigo principal: Dieta de Worms
A aplicação da proibição sobre as 95 teses caiu para as autoridades seculares. Em 18 de abril 1521, Lutero apareceu como ordenou antes da Dieta de Worms . Esta foi uma assembléia geral dos estados do Sacro Império Romano, que teve lugar emWorms , uma cidade no Rhine . Ele foi conduzido a partir de 28 janeiro - 25 maio 1521, com o Imperador Carlos V que preside.Príncipe Frederick III, eleitor da Saxônia , obteve um salvo-conduto para Lutero de e para a reunião.
Johann Eck, falando em nome do Império como assistente do Arcebispo de Trier , apresentou Luther com cópias de seus escritos apresentados em uma mesa e perguntou-lhe se os livros eram seus, e se ele ficou ao seu conteúdo. Luther confirmou que ele era o seu autor, mas o tempo para pensar sobre a resposta à segunda questão solicitado. Ele orou, consultou amigos, e deu a sua resposta no dia seguinte:
No final de seu discurso, Lutero levantou o braço "na saudação tradicional de um cavaleiro ganhar uma luta." Michael Mullett considera este discurso como um "clássico mundial da oratória que marcaram época." [ 64 ]
Eck informou Luther que ele estava agindo como um herege:
Lutero se recusou a renegar os seus escritos. Ele às vezes é também citado como dizendo: "Aqui estou eu posso fazer outra coisa.".Estudiosos recentes considerar a evidência para estas palavras para não ser confiável, uma vez que foram inseridos antes de "Que Deus me ajude" apenas em versões posteriores do discurso e não registadas nos relatos de testemunhas do processo. [ 66 ] No entanto, Mullett sugere que dado o seu natureza ", estamos livres para acreditar que Lutero tenderia a selecionar a forma mais dramática de palavras."[ 64 ]
Ao longo dos cinco dias seguintes, conferências privadas foram realizadas para determinar o destino de Lutero. O Imperador apresentou o projecto final da Dieta de Worms em 25 de Maio 1521, declarando Luther um fora da lei , proibindo a sua literatura, e exigindo sua prisão: ". Queremos que ele seja preso e punido como herético notório" [ 67 ] Ele também fez dele um crime para qualquer pessoa na Alemanha para dar Luther comida ou abrigo. É permitido matar ninguém Luther sem consequência jurídica.
No Castelo de Wartburg
Desaparecimento de Lutero durante sua viagem de volta de volta à Wittenberg foi planejado.Frederick III o tinha interceptado a caminho de casa na floresta perto de Wittenberg por cavaleiros mascarados, que foram feitas para aparecer como salteadores armados. Eles escoltado Luther para a segurança do castelo de Wartburg em Eisenach. [ 68 ] Durante a sua estadia em Wartburg, que ele se referia como "meus Patmos", [ 69 ] Lutero traduziu o Novo Testamento do grego para o alemão e derramou doutrinal e polêmico escritos. Estes incluíram um ataque renovado sobre Arcebispo Albrecht Mainz , com quem se envergonhou em travar a venda de indulgências em seus episcopados, [ 70 ] e uma "refutação do argumento de Latomus", no qual ele expôs o princípio da justificação para Jacobus Latomus , um teólogo ortodoxo deLouvain . [ 71 ]
Neste trabalho, uma de suas declarações mais enfáticas sobre a fé, ele argumentou que toda boa obra concebido para atrair o favor de Deus é um pecado. [ 72 ] Todos os seres humanos são pecadores por natureza, ele explicou, e graça de Deus , que não pode ser conquistada, só pode fazê-los apenas. Em 01 de agosto de 1521, Lutero escreveu a Melanchthon sobre o mesmo tema: "Seja um pecador, e deixe os seus pecados ser forte, mas deixe sua confiança em Cristo ser mais forte, e nos gloriamos em Cristo que é o vencedor sobre o pecado, a morte, eo mundo. Nós cometemos pecados enquanto estamos aqui, para esta vida não é um lugar onde a justiça reside. " [ 73 ]
No verão de 1521, Luther ampliou seu alvo de devoções individuais como indulgências e peregrinações a doutrinas que estão no centro das práticas da Igreja. Em quanto à revogação da Missa privada , ele condenou como idolatria a idéia de que a massa é um sacrifício, afirmando em vez disso que é um dom, a ser recebido com ações de graças por toda a congregação. [ 74 ] Seu ensaio sobre a confissão, Se o Papa tem o poder de exigir Ele rejeitou obrigatória confissão e incentivou confissão privada e absolvição , uma vez que "cada cristão é um confessor." [ 75 ] Em novembro, Lutero escreveu O julgamento de Martin Luther em monástico Votos . Ele assegurou monges e freiras que poderiam quebrar seus votos sem pecado, porque os votos eram uma tentativa ilegítima e vão para ganhar a salvação. [ 76 ]
Em 1521 Luther tratado em grande parte com a profecia, na qual ele ampliou as bases da Reforma colocando-os na fé profética. Seu principal interesse estava centrado na profecia do chifre pequeno em Daniel 8: 9-12, 23-25. O anticristo de 2 Tessalonicenses 2 foi identificado como o poder do papado. Assim também foi o chifre pequeno de Daniel 7, aproximando-se entre as divisões de Roma, explicitamente aplicada. [ 77 ]
Lutero fez suas declarações de Wartburg no contexto da rápida evolução em Wittenberg, do qual ele foi plenamente informado. Andreas Karlstadt , apoiado pelo ex-agostiniana Gabriel Zwilling , embarcou em um programa radical de reforma lá em junho de 1521, superior a qualquer coisa prevista por Lutero. As reformas provocaram distúrbios, incluindo uma revolta pelos frades agostinhos contra a sua anterior, o esmagamento de estátuas e imagens em igrejas, e denúncias de magistratura. Após secretamente visita Wittenberg no início de dezembro 1521, Lutero escreveu A Admonition Sincero por Martin Luther a todos os cristãos para se proteger contra insurreição e rebelião . [ 78 ]Wittenberg tornou-se ainda mais volátil depois do Natal, quando um bando de fanáticos Visionário, os chamados profetas Zwickau , chegou, pregando doutrinas revolucionárias, como a igualdade do homem, batismo de adultos , e retorno iminente de Cristo. [ 79 ] Quando a câmara municipal pediu Luther para retornar, ele decidiu que era o seu dever de agir. [ 80 ]
Retornar para Wittenberg e Guerra dos Camponeses
Veja também: Reforma Radical e Guerra dos camponeses alemães
Luther secretamente retornou a Wittenberg em 6 de março de 1522. Ele escreveu ao eleitor: ". Durante minha ausência, Satanás entrou no meu curral, e estragos cometidos que não posso reparar por escrito, mas apenas com a minha presença pessoal e palavra viva" [ 81 ] Durante oito dias de Quaresma , com início em Invocavit domingo, 9 mar, Lutero pregou oito sermões, que ficou conhecido como o "Invocavit Sermões". Nestes sermões, ele martelada a primazia do núcleo valores cristãos , como o amor, a paciência, a caridade ea liberdade, e lembrou aos cidadãos a confiar na palavra de Deus ao invés de violência para trazer a mudança necessária. [ 82 ]
O efeito da intervenção de Lutero foi imediata. Após o sexto sermão, o jurista Wittenberg Jerome Schurf escreveu ao eleitor: "Oh, que alegria foi o retorno de Dr. Martin espalhar entre nós as Suas palavras, através da misericórdia divina, estão trazendo de volta todos os dias as pessoas erradas no caminho da verdade!. " [ 83 ]
Luther próxima começou a inverter ou modificar as novas práticas da igreja. Ao trabalhar junto com as autoridades para restaurar a ordem pública, ele sinalizou sua reinvenção como uma força conservadora dentro da Reforma. [ 84 ] Depois de banir os profetas de Zwickau, ele agora enfrentava uma batalha contra não só a Igreja estabelecida, mas também os reformadores radicais que ameaçava a nova ordem por fomentar agitação social e violência. [ 85 ]
Apesar de sua vitória em Wittenberg, Lutero foi incapaz de reprimir o radicalismo mais longe. Pregadores, como Zwickau profeta Nicholas Storch e Thomas Müntzer ajudou a instigar guerra alemão Camponeses de 1524-1525, durante o qual muitas atrocidades foram cometidas, muitas vezes em nome de Lutero. Houve revoltas por parte do campesinato em uma escala menor desde o século 15. [ 86 ] panfletos contra a Igreja ea hierarquia, muitas vezes formulada com fraseologia "liberal" de Lutero, agora liderado muitos camponeses para crer que apoiaria um ataque na parte superior aulas em geral. [ 87 ] Revoltas eclodiram em Franconia , Suábia , e Thuringia em 1524, mesmo apoiando-se nobres descontentes, muitos dos quais estavam em dívida. Ganhando impulso, sob a liderança de radicais tais como Müntzer na Turíngia e Michael Gaismair no Tirol, as revoltas se transformou em guerra. [ 88 ]
Luther simpatizava com alguns de queixas dos camponeses, como ele mostrou em sua resposta aos doze artigos maio 1525, mas ele lembrou ao lesado a obedecer às autoridades temporais. [ 89 ] Durante uma turnê da Turíngia, ele ficou furioso no generalizada queima de conventos, mosteiros, palácios episcopais e bibliotecas. Em contra o assassino, Roubo Hordas de Camponeses , escrito em seu retorno a Wittenberg, ele deu a sua interpretação do ensinamento do Evangelho sobre a riqueza, condenou a violência como o trabalho do diabo, e chamou os nobres para acabar com os rebeldes como cães raivosos:
Luther justificou sua oposição aos rebeldes em três fundamentos. Em primeiro lugar, na escolha de violência sobre a submissão legal ao governo secular, eles estavam ignorando o conselho de Cristo para "Dai a César o que é de César"; St. Paul tinha escrito em sua epístola aos Romanos 13: 1-7 que todas as autoridades são nomeados por Deus e, portanto, não deve ser resistida. Esta referência da Bíblia constitui a base para a doutrina conhecida como o direito divino dos reis , ou, no caso alemão, o direito divino dos príncipes. Em segundo lugar, as ações violentas de se rebelar, roubando, e saqueando colocou os camponeses "fora da lei de Deus e Empire", de modo que eles mereciam "a morte em corpo e alma, mesmo que apenas como salteadores e assassinos." Por último, Lutero acusou os rebeldes com blasfêmia para chamar-se "irmãos cristãos" e cometer seus atos pecaminosos sob a bandeira do Evangelho. [ 91 ]
Sem o apoio de Lutero para a insurreição, muitos rebeldes depuseram as suas armas; outros se sentiram traídos. Sua derrota pela Liga da Suábia na Batalha de Frankenhausen em 15 de Maio 1525, seguido por execução de Müntzer, trouxe ao palco revolucionário da Reforma ao fim. [ 92 ] A partir de então, o radicalismo encontrou um refúgio na anabaptist movimento e outros movimentos religiosos, enquanto a reforma de Lutero floresceu sob a asa dos poderes seculares. [ 93 ]
Casamento
Martin Luther casado Katharina von Bora , uma das 12 freiras que ele tinha ajudado a escapar do Nimbschen convento cisterciense em abril de 1523, quando ele arranjou para que eles sejam contrabandeadas para fora em barris de arenque. [ 94 ] "De repente, e enquanto eu estava ocupada com muito pensamentos diferentes ", ele escreveu para Venceslau Link," o Senhor me mergulhou em casamento. " [ 95 ] Na época do seu casamento, Katharina tinha 26 anos e Lutero tinha 41 anos.
Em 13 de junho 1525, o casal estava envolvido com Johannes Bugenhagen , Justus Jonas , Johannes Apel, Philipp Melanchton e Lucas Cranach, o Velho, e sua esposa como testemunhas. [ 96 ] Na noite do mesmo dia, o casal foi casado por Bugenhagen. [ 96 ] A caminhada cerimonial para a igreja eo banquete de casamento foram deixados de fora, e foram feitas duas semanas depois, em 27 de junho. [ 96 ]
Alguns padres e ex-religioso já havia se casado, incluindo Andreas Karlstadt e Justus Jonas , mas Luther do casamento definir o selo de aprovação sobre o casamento clerical. [ 97 ] votos Ele tinha muito tempo condenadas de celibato , por motivos bíblicos, mas sua decisão de se casar surpreendeu a muitos, não menos importante Melanchthon, que o chamou de irresponsável. [ 98 ] Lutero escreveu para George Spalatin em 30 de novembro 1524, "I deve nunca tomar uma esposa, como eu me sinto neste momento. Não que eu seja insensível a minha carne ou sexo (para I não sou nem madeira nem pedra);. mas minha mente é avesso a casamento, porque eu diariamente esperar a morte de um herege " [ 99 ] Antes de casar, Lutero estava vivendo sobre a comida mais simples, e, como ele admitiu a si mesmo, sua cama mofado não foi adequadamente feita por meses em um tempo. [ 100 ]
Lutero e sua esposa mudaram-se para um antigo mosteiro, " O Mosteiro Negro ", um presente de casamento a partir do novo eleitor João Firme (1525-1532). Eles embarcaram em que parecia ter sido um casamento feliz e bem-sucedido, embora o dinheiro era curto, muitas vezes. [ 101 ] Entre tendo seis filhos, Hans - junho 1526; Elizabeth - 10 de dezembro de 1527, que morreu dentro de alguns meses; Madalena - 1529, que morreu nos braços de Lutero em 1542; Martin - 1531; Paul - janeiro 1533; e Margaret - 1534;Katharina ajudou o casal ganhar a vida cultivando a terra e tendo em pensionistas. [ 102 ] Luther confidenciou a Michael Stiefel em 11 de agosto de 1526: "Minha Katie está em todas as coisas tão simpático e agradável a mim que eu não trocaria minha pobreza para a riqueza de Creso . " [ 103 ]
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