Anos finais e morte
Luther vinha sofrendo de problemas de saúde há anos, incluindo a doença de Ménière , vertigem ,desmaios , zumbidos , e uma catarata em um olho. [ 240 ] A partir de 1531-1546, sua saúde se deteriorou ainda mais. Os anos de luta com Roma, os antagonismos com e entre seus companheiros reformadores e do escândalo que se seguiu a partir da bigamia do Philip de Hesse incidente, em que Lutero tinha desempenhado um papel de liderança, todos podem ter contribuído. Em 1536, ele começou a sofrer derim e pedras na bexiga , e artrite , e uma infecção no ouvido rompido um tímpano. Em dezembro de 1544, ele começou a sentir os efeitos da angina . [ 241 ]
Sua saúde física pobre fez mal-humorados e ainda mais duras em seus escritos e comentários. Sua esposa Katharina foi ouvido dizendo: "Querido marido, você é muito rude," e ele respondeu: "Eles estão me ensinando a ser rude." [ 242 ] Em 1545 e 1546 Lutero pregou três vezes na Igreja do mercado em Halle, permanecendo com seu amigo Justus Jonas durante o Natal . [ 243 ]
Seu último sermão foi entregue em Eisleben , seu local de nascimento, em 15 de Fevereiro 1546, três dias antes de sua morte. [ 244 ] Ele foi "inteiramente dedicado aos judeus obstinados, a quem se tratava de uma questão de grande urgência para expulsar de todo alemão território ", segundo Léon Poliakov . [ 245 ] James Mackinnon escreve que concluiu com um "convocação de fogo para conduzir a mala e cuia judeus do meio deles, a menos que eles desistiram de sua calúnia e sua usura e se tornaram cristãos." [ 246 ] Lutero disse: "nós queremos praticar o amor cristão em direção a eles e rezar para que eles convertem", mas também que eles são "nossos inimigos públicos ... e se eles poderiam nos matar a todos, eles iriam fazer isso com prazer. E muitas vezes eles fazem . " [ 247 ]
Jornada final de Lutero, para Mansfeld, foi tomada por causa de sua preocupação com as famílias de seus irmãos continuada no comércio de mineração de cobre de seu pai Hans Luther. Sua subsistência foi ameaçada pelo conde Albrecht de Mansfeld trazendo a indústria sob seu próprio controle. A controvérsia que se seguiu envolveu todos os quatro Mansfeld conta: Albrecht, Philip, George John, e Gerhard. Luther viajou para Mansfeld duas vezes no final de 1545 para participar das negociações para um acordo, e era necessária uma terceira visita no início de 1546 para a sua conclusão.
As negociações foram concluídas com êxito em 17 de fevereiro 1546. Depois de 8:00, ele experimentou dores no peito. Quando ele foi para sua cama, ele orou: "Nas tuas mãos entrego o meu espírito; tu me remiste, ó Senhor, Deus fiel" (Sl 31: 5.), A oração comum dos moribundos. Na 01h00 ele acordou com mais dor no peito e foi aquecida com toalhas quentes. Ele agradeceu a Deus por revelar o seu Filho como aquele em quem ele tinha acreditado. Seus companheiros, Justus Jonas e Michael Coelius, gritou em voz alta, "pai reverendo, você está pronto para morrer confiando em seu Senhor Jesus Cristo e confessar a doutrina que ensinou em seu nome?" A distinta "Sim" foi a resposta de Lutero.
Um acidente vascular cerebral apoplético o privou de seu discurso, e ele morreu pouco depois em 2:45 em 18 de Fevereiro 1546, aos 62 anos, em Eisleben, a cidade de seu nascimento. Ele foi sepultado na igreja do castelo emWittenberg , debaixo do púlpito. [ 249 ] O funeral foi realizado por seus amigos Johannes Bugenhagen e Philipp Melanchthon . [ 250 ] Um ano depois, tropas do adversário de Lutero Charles V, imperador do Sacro Império Romano entrou na cidade , mas foram ordenados por Charles para não perturbar o túmulo. [ 250 ]
Um pedaço de papel foi encontrado mais tarde em que Lutero tinha escrito sua última declaração. A declaração foi em latim, além de "Nós somos mendigos", que era em alemão.
Legado e comemoração
Lutero é homenageado em 18 de fevereiro com uma comemoração no Calendário Lutheran de Santos e no Calendário Episcopal (Estados Unidos) de Santos . Na Igreja de Calendário de santos da Inglaterra , ele é comemorado em 31 de outubro.
Obras e edições
- O Erlangen Edition ( Erlangener Ausgabe : "EA"), que compreende a ópera latina exegética - obras exegéticas latinas de Lutero.
- O Weimar Edition ( Weimarer Ausgabe ) é a exaustiva edição alemã, padrão de latim e alemão obras de Lutero, indicadas pela sigla "WA". Este é continuado em "WA Br" Weimarer Ausgabe, Briefwechsel (correspondência), "WA Tr" Weimarer Ausgabe, Tischreden(Tabletalk) e "WA DB" Weimarer Ausgabe, Deutsche Bibel (Bíblia alemão).
- A edição americana ( Obras de Lutero ) é a mais extensa tradução Inglês dos escritos de Lutero, indicado quer pela abreviatura "LW" ou "AE". Os primeiros 55 volumes foram publicados 1955-1986, e uma extensão de vinte unidades (vols. 56-75) está prevista dos quais volumes 58, 60 e 68 têm aparecido até agora.
Veja também
- Teologia mariana de Lutero
- Propaganda durante a Reforma
- Teologia Germânica
- De Martin Luther Nascimento Casa
- Hochstratus Ovans
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- ^ artigo na Berlinischer Zeitung 1755 em Obras Completas ed. Karl Friedrich Theodor Lachmann - 1838 p. 59 "foi dado Gegner auf alle diese Stellen Antworten werden, ist leicht zu errathen. Sie werden sagen, dass Luther mit dem Worte Schlaf gar morrer Begriffe nicht verbinde, welche Herr R. damit verbindet. Wenn Luther sábio, dass die Seele É nach dem Tode schlafe, então denke er nichts mehr dabey, als foi alle Leute denken, wenn sie den Tod des Schlafes Bruder nennen Tode Ruhe, leugneten auch die nicht, Welche ihr Wachen behaupteten:. c. Ueberhaupt ist mit der Luthers ansehen bey Ganzen nichts Streitigkeit zu gewinnen "
- ^ exegética ópera Latina, Volumes 5-6 Martin Luther, ed. Christopf Stephan Elsperger (Gottlieb) p. 120 "Differunt tamen somnus sive quies hujus vitae et futurae. Homon enim em hac vita defatigatus diurno labore, sub intrat noctem em cubiculum suum tanquam no ritmo, dormiat ibi ut, et eA nocte fruitur quiete, neque quicquam SCIT de ullo malo sive incendii, caedis sive. Anima autem não sic dormit, vigilat sed, et patitur visiones loquelas Angelorum et Dei. Ideo somnus na futura vita est quam profundior em hac vita et tamen anima coram Deo vivit. Hac similitudine, quam habeo um somno Viventia ". (Comentário sobre o Gênesis - Enarrationes in Genesin , 1535-1545) "
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- ^ Cf. ibid., 11-15.
- ^ Cf. Obras de Lutero 47: 107-119. Lá, ele escreve: "Querido Deus, ele deve ser insuportável que a santa Igreja confessa-se um pecador, acredita no perdão dos pecados, e pede a remissão de pecados na oração do Senhor Como se pode saber o que é pecado, sem a lei e consciência? E como é que vamos aprender o que Cristo é, o que ele fez por nós, se não sabemos o que a lei é que ele cumpriu para nós e que é o pecado, para o qual ele fez satisfação? " (112-113).
- ^ Cf. de Lutero Works 41, 113-114, 143-144, 146-147. Lá, ele disse sobre os antinomianos: "Eles podem ser pregadores Páscoa finas, mas eles são muito pobres pregadores Pentecostes, pois eles não pregam de sanctificatione et Spiritus Sancti vivificatione ", sobre a santificação do Espírito Santo", mas unicamente sobre a redenção de Jesus Cristo "(114). "Tendo rejeitado e ser incapaz de entender os Dez Mandamentos, ... eles vêem e ainda assim deixar ir o povo em seus pecados em público, sem qualquer renovação ou reforma de suas vidas" (147).
- ^ Cf. Lutero, Apenas do Decálogo é eterno, 33-36.
- ^ Cf. Lutero, Apenas do Decálogo é eterno , 170-172
- ^ Cf. Lutero, Apenas do Decálogo é eterno , 76, 105-107.
- ^ Cf. Lutero, Apenas do Decálogo é eterno , 140, 157.
- ^ Cf. Lutero, Apenas do Decálogo é eterno , 75, 104-105, 172-173.
- ^ O "primeiro uso da lei", nesse sentido, seria a lei usada como um meio externo da ordem e da coerção na esfera política por meio de recompensas e castigos corporais.
- ^ Cf. Lutero, Apenas do Decálogo é eterno , 110.
- ^ Cf. Lutero, Apenas do Decálogo é eterno , 35: "A lei, portanto, não pode ser eliminado, mas mantém-se, antes de Cristo como não cumprida, depois de Cristo como para ser cumprida, embora isso não acontecer perfeitamente nesta vida mesmo pelo justificada . ... Isso vai acontecer perfeitamente pela primeira vez na vida que vem. " Cf. Lutero, Apenas do Decálogo é eterno, , 43-44, 91-93.
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