A HERANÇA DO PECADO

Pregação da Mn. Neilza Gonzaga
no culto da manhã do Domingo, 3 de Agosto de 2014


Romanos 3.10-20
Introdução
O homem, no princípio tinha um relacionamento íntimo e profundo com Deus. Ele dependia totalmente de Deus e vivia num paraíso. Mas ao desobedecer a uma ordem do seu Criador, o homem cometeu O PECADO. O pecado da desobediência. O homem começou a achar que era suficiente e que poderia viver sem a presença de Deus. Quando agiu assim, Ele pecou. Este pecado trouxe graves conseqüências. Herdamos de Adão e Eva esta natureza. Uma natureza pecaminosa. A tendência de acharmos que podemos viver sem a presença de Deus em nossas vidas. E isso nos afasta dele. Essa atitude é pecado. E gera conseqüências.
A verdade é que o pecado, como definido nas traduções originais da Bíblia, significa "não atingir a marca". A marca, neste caso, é o padrão de perfeição estabelecido por Deus e vivido por Jesus. Avaliados neste contexto, é evidente que todos nós somos pecadores.
Três graves conseqüências do Pecado:
1.   O  Pecado nos tornou ruins por natureza (3.10-11)
Ü Interpretação – Ninguém é justo aos olhos de Deus, mas todos nós mesmo cristãos temos a tendência de julgar os outros . Sempre nos achamos melhores que os outros.
Ü Ilustração - Caindo no Buraco
Ü Aplicação – O pecado nos tornou ruins por natureza. Temos a tendência de achar que somos mais justos que os outros, mais crentes, mais comprometidos mais dedicados.
2.   O  mal praticado atinge  ao próximo (3.12-17)
Ü Interpretação – O pecado nos trouxe como herança desejar e maquinar o mal para com nosso próximo. O homem totalmente longe de Deus maquina qualquer coisa ruim contra seu irmão.
Ü Ilustração – O jovem e o Sábio
Ü Aplicação – O homem em decorrência do pecado é ruim. E por mais bonzinho que pareça no seu íntimo ele atinge seu próximo nem que seja com pensamentos.
3.   O Pecado nos tornou incapazes de reaproximarmos de Deus (18-20)
Ü Interpretação - Nada do que o homem fizer o reaproximará de Deus.
Ü Ilustração - Vivendo acima do mundo
Ü Aplicação - Tragicamente, o pecado em qualquer quantidade nos afasta de Deus.Temos que resistir a tentação de reagirmos como se fôssemos justos.
Conclusão
A boa notícia é que, quando passamos a nos enxergar como pecadores, precisamos apenas nos arrepender e aceitar a Jesus para sermos perdoados. Jesus pode nos perdoar porque ele morreu e ressuscitou três dias depois, estabelecendo sua vitória sobre o pecado e a morte.




Pecado
   Ilustrações sobre pecado
Caindo no Buraco
Portia Nelson escreveu algo intitulado: “Autobiografia em Cinco Capítulos Curtos”.

Capítulo 1 – Eu ando pela rua. Há um buraco fundo na calçada. Eu caio dentro. Eu estou perdido. . . . Estou desamparado. A culpa não é minha. Leva muito tempo para conseguir sair.

Capítulo 2 – Eu ando pela rua. Há um buraco fundo na calçada. Eu finjo que não vejo. Eu caio dentro novamente. Eu não posso acreditar que estou no mesmo lugar, mas a culpa não é minha. Ainda leva muito tempo para sair.

Capítulo 3 – Eu ando pela rua. Há um buraco fundo na calçada. Eu vejo que está lá. Eu ainda caio dentro. . . . É um hábito. Meus olhos estão abertos. Eu sei onde estou. É minha culpa. Eu consigo sair imediatamente.

Capítulo 4 – Eu ando pela rua. Há um buraco fundo na calçada. Eu passo ao lado do buraco.

Capítulo 5 – Eu ando pela rua.
"Illustrations for Preaching and Teaching from Leadership Journal" de Craig Brian Larson, editor, Grand Rapids: Baker Book House, 1993, p. 258

O Jovem E O Sábio
Certa vez um jovem foi a um homem sábio, pedir conselhos. O homem sábio disse que só queria saber uma coisa.
Ele propôs uma situação imaginária. Ele disse - “Imagine que você nunca seria pego e ninguém seria machucado. Ninguém perderia nada. Se estas circunstâncias fossem garantidas, você mentiria por $10,000 dólares?”
O jovem pensou um pouco e respondeu. “Sim, por $10,000, se ninguém saberia e ninguém seria machucado! Eu mentiria!” 
O sábio balançou a cabeça e disse. “Tenho outra pergunta. Você mentiria por dez centavos?”
Furioso, o jovem indagou “Que tipo de pessoa você acha que eu sou?!”
O sábio respondeu. “Eu já sei que tipo de pessoa você é. Estou apenas tentando estabelecer seu preço.”
Do jornal - Does God Exist? (Será que Deus Existe?) July/Aug 96, pp. 22-3






Vivendo acima do mundo
Contam a história de Hadley Page, pioneiro da aviação. Certa vez ele pousou numa área deserta durante uma viagem. Sem que ele percebesse, um rato entrou no avião. Durante a próxima etapa da viagem ele ouviu o terrível som do animal roendo alguma peça do avião. Desconfiado que era um roedor ele começou a imaginar os danos que o animal poderia causar aos mecanismos frágeis que controlam um avião. Também ele estava longe de lugares onde poderia pousar e concertar alguma peça danificada.

O que é que ele poderia fazer? Ele lembrou que ouviu dizer que um rato não sobrevive acima de certas altitudes. Aí ele puxou os controles do avião. O avião subiu e subiu até o próprio piloto teve dificuldade em respirar. Ele escutou atentamente e finalmente respirou aliviado. O som do roedor havia cessado. Quando ele chegou ao destino ele achou o rato morto atrás do cabine do piloto.