Lição X - O Dia do Senhor




1. O domingo, dia do Senhor, é o dia do descanso cristão satisfazendo plenamente a exigência divina e a necessidade humana de um dia em sete para o repouso do corpo e do espírito. ( Gên. 2:3; Êx. 20:8-11; Is. 58:13-14)

2. Com o advento do cristianismo, o primeiro dia da semana passou a ser o dia do Senhor, em virtude de haver Jesus ressuscitado neste dia. ( João 20:1,19,26; At. 20:7; Apoc. 1:10)

3. Deve ser para os cristãos um dia de real repouso em que pela, frequência aos cultos nas igrejas e pelo maior tempo dedicado à oração, à leitura bíblica e outras atividades religiosas, eles estarão se preparando para "aquele descanso que resta para o povo de Deus".  ( Heb. 4:9-11; Apoc. 14:12,13)

4. Nesses dias os cristãos devem abster-se de todo trabalho secular, excetuando aquele que seja imprescindível e indispensável à vida da comunidade. Devem também abster-se de recreações que desviem a atenção das atividades espirituais. ( Êx. 20:8-11; Jer. 17:21,22,27; Ez. 22:8)



Culto
Para os batistas brasileiros o culto e o louvor fazem parte da adoração que o crente, individualmente, e a Igreja, coletivamente, prestam a Deus.

Culto é o modo de exteriorizar a adoração. A Bíblia não faz distinção semântica entre adoração e culto, Adoração é culto. Culto é adoração.

O Culto é um serviço de adoração a Deus, que lhe é prestado como resultado do
reconhecimento do que Ele é, da sua majestade, santidade, poder, glória, honra e bondade, por parte da criatura humana, do crente, do adorador.

O louvor é a celebração, a exaltação, o enaltecimento das virtudes divinas, na consciência de que somente Deus é merecedor de louvor e adoração pelo que Ele fez e faz nas vidas.

 O louvor faz parte da adoração e pode ser expresso pelo canto, leitura bíblica,
orações, testemunhos e de outras maneiras pelas quais possa o adorador reconhecer o que o Senhor fez e continua fazendo em sua vida.

Cultuar a Deus é tributar-lhe o valor supremo, porque somente Ele é digno de receber a adoração. "É a excelente dignidade de Deus que possibilita a adoração e, quando lhe é oferecida a devoção, louvor e oração, é este pensamento que deve ocupar o primeiro lugar na mente do adorador.” Somente Ele é digno de adoração.  O culto cristão é prestado somente a Deus, havendo nele a participação do homem e de Deus.

O culto, como serviço de adoração, é meio através do qual Deus se relaciona com o seu povo e revela a sua vontade, oferecendo ao crente à igreja oportunidade de diálogo,
louvor, confissão, dedicação, intercessão e proclamação.

Culto é o mistério do encontro do homem com Deus, no Qual ele sente a sua finitude, se curva perante a excelsitude do criador, reconhecendo, ao mesmo tempo, a infinitude e santidade do Deus trino. E a celebração que recorda os atos de Deus; o diálogo entre o criador e a sua criatura; é a resposta afirmativa a auto-revelação de Deus aos homens e a resposta ao homem a Deus; e a oferta. O propósito ao culto não é propriamente o recebimento das ricas bênçãos de Deus, mas fazer oferta da vida e tudo que ela representa. É também dinâmico e criativo, e é uma experiência transformadora.

A primeira atividade da igreja é o culto, que deve estar no centro de tudo que a igreja faz, e é a mola principal de toda a sua atividade.

A vida toda e a organização de uma igreja devem emergir do culto, visto ser a igreja fundamentalmente um corpo que cultua. O culto deve ser também a inspiração de tudo que a igreja faz como igreja.

A igreja que cultua a Deus, conforme a Sua vontade, realiza todos os seus programas
evangelismo, missões, educação, beneficência - tudo como culto, visto que são serviços
prestados ao Deus a quem ama e serve.

Assim como o culto é vital para a igreja, o é, também, para o crente, que foi chamado para adorar a Deus, cultuando com a sua vida, dons e bens.

Cultuar é pensar em Deus e conversar com Ele, é proclamar as boas novas de Deus e
ministrar a um mundo faminto e ferido o nome de Cristo. Adorar é desfrutar do mundo de Deus com gratidão, visto que Ele o fez para nós. Para o cristão, cada ato da vida é um ato de adoração, quando é feito com um amor que corresponde ao amor do Pai.

Os batistas reconhecem a importância, inclusive bíblica, do louvor na adoração, que se expressa através do cântico congregacional, individual, de conjuntos ou coral, por isso crêem:

......a) Que o cântico deve cumprir os objetivos do culto a Deus, sendo, portanto, teocêntrico
e não antropocêntrico.
......b) Que sua letra deve ser de conteúdo teologicamente correto, e conter ensinamentos que
proporcionem o crescimento espiritual e a dedicação ao serviço de Deus a à proclamação da Sua salvação.
......c) Que a música deve contribuir para adoração que se quer prestar a Deus, a quem é dirigida; para exaltar a Sua glória.; e para oferta de gratidão pelas grandes coisas que Ele fez e faz;
......d) Que, basicamente, o hino é uma oportunidade para a congregação declarar a sua experiência cristã, à luz das Sagradas Escrituras, e se regozijar coletivamente na doutrina cristã.

Os batistas brasileiros, em resumo, acreditam que cultuar é vivificar a consciência pela Santidade de Deus; nutrir mente com a verdade de Deus; purificar a imaginação pela beleza de Deus; abrir o coração ao amor de Deus; e dedicar a vontade ao propósito de Deus.





Reflexão

 Quais os principais empecilhos  a oferecermos, de verdade, corretamente, o Dia do Senhor para o Senhor?