As Sete Poderosas Orações do Salvo


https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10200533495894539&set=a.3101361707652.107722.1672473135&type=1&relevant_count=1
.
.
.
1.”ORAÇÃO PARA OS PAGÃOS E O JUDAÍSMO NA BÍBLIA... Para os pagãos, de qualquer tempo, oração é um momento isolado do cotidiano, quando adoradores se apresentam à divindade no sentido de aplacação de iras, petições, cobranças e trocas, tudo visando o levar vantagens sobre a divindades. Para o judaíasmo, oração é, também, um momento dedicado ao contato com o Todo Poderoso, buscando apresentar-se obediente, adorador ardoroso, pedidor carente e alma agradecida, tudo visando auto oferecimento.  Na verdade, nestas práticas e em qualquer outra, oração é um tempo exclusivo, isolado, entre o orador e o deus a quem se pretende contactar para um ou vários motivos.
2.”ORAÇÃO PARA UM SALVO... Jesus Cristo veio e trouxe um entendimento mais abrangente para oração; como bom judeu, não abriu mão dos momentos isolados com o Senhor, mas Sua vida foi uma oração, seus ensinos foram uma oração, seu cotidiano foi uma oração, tudo nEle e Ele próprio, foram orações a Deus. Havia uma interação entre seus momentos exclusivos com Deus, e seu maior tempo vivendo com o mundo, com os discípulos. Os relacionamentos de Jesus eram verdadeiras orações, tudo que ele viveu tinha concordância total com Deus, com Sua Vontade para a vida dEle, era tudo que o Senhor gostaria nEle e na vida de todos os Seus. Jesus era o grande exemplo a ser seguido pelos seus salvos, Jesus é o modelo real de oração que temos a seguir nos nossos relacionamentos cotidianos, principalmente com Deus, para Deus e através do próprio Deus.
3.”ORAÇÃO E OS DOIS MAIORES MANDAMENTOS... Os dois mandamentos mencionados e enfatizados por Jesus é o grande parâmetro para entendermos e vivermos a verdadeira oração, no nosso convívio com o Senhor Deus. São Mandamentos porque são princípios determinados por Ele para nossa vida. Tudo que vivermos e pedirmos, tudo que agradecermos e intecedermos em nossas orações, se não estiverem de acordo com estes dois “grandes mandamentos”, não são nada, não significam nada, não tem nenhum respaldo com o que o Senhor pode responder. E mais, se nosso dia a dia não for coerente com estes mandamentos, da mesma forma, nossas orações não terão sentido nenhum, pois tudo que dissermos, por mais dramático que seja, se foi desorado no cotidiano, torna-se mentira, engano, tentativa de enganar o Senhor Todo Poderoso.
4.”ORAÇÃO E O SEGUNDO MAIOR MANDAMENTO... Jesus informou, confirmando o Antigo Testamento, que o segundo maior mandamento, para Deus, é o amor ao próximo. Na verdade é uma consequência do primeiro maior. Não sentido numa oração que alguém faz, depois de passar boa parte do seu tempo indo contra o bem do outro. Não há sentido a oração de alguém que teve oportunidade de ser bênção para alguém, e deixou de sê-lo. É mentirosa a oração de alguém que usou de suas condições para negar ou para infringir o bem de outra pessoa. Nâo é oração o que alguém faz a Deus, quando voluntariamente esteve prejudicando a vida e a felicidade de outra pessoa. No entanto é uma grande oração ao Senhor, quando estamos voltados a bem de alguém, quando cooperamos para a felicidade de uma pessoa ao nosso redor.
5.”ORAÇÃO E O TERCEIRO MAIOR MANDAMENTO... o segundo maior mandamento trás consigo dois mandamentos acoplados. Um é o amar a si próprio, e o outro é amar o próximo como a si mesmo. Aí estaria o terceiro maior mandamento. Eu devo primeiro me amar, entendendo que este me amar não quer dizer me tornar um egocêntrico, um prepotente, um melhor que os outros, não é me tornar um mimado, um menino cheio de gostos, pois isto não é amar a si mesmo, isto é desamar a si próprio. Me amando, logo, eu devo amar o meu próximo. Não devo fazer isto nem mais nem menos, nem de um jeito que ame mais o outro, nem do jeito que ame mais a mim. Na verdade o que o mandamento quer dizer é que eu me amo quando amo o próximo pois isto me faz feliz, isto me realiza, isto me faz gente, isto me faz melhor, isto me faz especial. Quando ajo em direção ao outro, eu é que sou o maior beneficiado. Quando eu me amo, de verdade, neste sentido sadio, isto é oração, isto confirma as minhas orações, isto é agradar a Deus, isto é oração e não desoração, como é o caso de quando faço ao contrário disto.
6.”ORAÇÃO E O PRIMEIRO MAIOR MANDAMENTO... agora sim, o maior de todos os mandamentos, o mandamento que nos conduz a todos os outros, nos faz viver todos os demais. Esta é a grande oração a Deus, amar a Ele de todo coração, de toda alma e de todo entendimento. Mais que qualquer outra circunstância, este é o maior item para determinar o que é oração verdadeira, o que não é mentira em nossas orações, o que não é falso no que dizemos ou mostramos a Ele. O que não estiver em nosso cotidiano coerente com este mandamento é algo totalmente mentiroso, é desoração. Nossos passos, nossas vontades, nossas prioridades, nossos interesses, nossos afazeres, tudo que somos e temos, tudo que fazemos ou pretendemos, tudo deve estar de acordo com este grande mandamento, pois fora dele, tudo que dissemos, tudo que afirmarmos, tudo que mencionarmos em nossas orações, serão mentiras, enganos, tentativas de engabelar o Senhor Deus.
7.”ORAÇÃO E DESORAÇÃO... Oração não é um momento para os salvos, é uma vida, um cotidiano, um “sem cessar”, um dia inteiro. Oração é o que somos, o que fazemos, o nosso jeito de ser, de viver, de testemunhar, de preferir, de priorizar, de usar as cosias, de nos comportar, oração é o que realmente nós somos. Desoração é o que falamos que somos a Deus, é o que dizemos que queremos ser, quando em nosso cotidiano, agirmos diferentemente. Desoração é a mentira entre o que somos o tempo todo, e o que afirmamos que somos ou que queremos ser. Se passamos o tempo todo desobedecendo estes dois grandes mandamentos, por vários motivos que nos pareçam justos, e depois, na oração, dizemos que gostaríamos de ser diferentes, afirmamos que somos diferentes, então isto é desoração.

8.”ORAÇÃO É AMAR A SI MESMO, DESPREZANDO A SI MESMO... Na verdade, somos muito cheio de nós mesmos, gostamos de viver em função de nossas vontades e interesses; somos nossos maiores inimigos; nós somos quem mais quer nos fazer mal. As leis, todas elas, em qualquer esfera de nossa existência, espirituais ou não, humanas ou não, quais quer que sejam elas, foram criadas para nosso bem, para nosso bom convívio social, o que gera, também o nosso bem, e nós sempre temos ótimos motivos para quebra-las, para continuarmos quebrando. Muitas vezes entre a lei e nossas vontades, queremos ficar do nosso lado, mesmo sabendo que estamos nos prejudicando com isto. Pois bem, oração é nos amar a nós mesmos, a ponto de desprezar a nós mesmos. Amar a nós mesmos é principalmente romper todos os laços que nos fazem mimados, cheios de vontades. Todas as vezes que deixamos de desprezar a nós mesmos, estamos desorando, estamos desmentindo as nossas orações a Deus, por mais que sejam muito bem  dramatizadas, parecendo que queremos, realmente, fazer a vontade do Senhor. Digamos assim, orar a Deus, é amar-nos quando obedientes ao Espírito de Deus; desorar é todas a vezes quando estamos agradando nosso velho homem, quando estamos dando margem às obras da carne. Oramos de verdade, quando estamos no Espírito, durante o dia; dessoramos quanto estamos na carne, nos vários momentos do nosso cotidiano. Portanto, amar a si mesmo, desprezando a si próprio é uma primeira grande oração poderosa que podemos fazer a Deus, todos os dias, o dia inteiro que Ele nos der.
9.”ORAÇÃO É AMAR A SI MESMO, CUIDANDO SOCIALMENTE DE SI MESMO... Oração a Deus é quando estou investindo em mim; quando estou voltado a me alimentar de informações que venham promover minha vida em todos os aspectos. Há muito conteúdo pelo mundo a fora, distribuídos em várias mídias, livros, músicas, reportagens, conversas, convivências e outras tantas coisas que estão sempre ao nosso dispor, principalmente agora que a internet abriu, escancarou tudo, de todas as formas. Assim, estou orando a Deus quanto seleciono estes conteúdos para que façam parte do meu dia-a-dia, quando tenho critérios bíblicos para escolher algumas coisas e excluir outras, isto é oração, isto é comunhão com Deus, isto é querer orar ao Senhor. Mas desoro quando nos momentos, em muitos momentos, busco conteúdos que vão ferir a minha vida, meu caráter, minha idoneidade, meus compromissos com o que pretendo para a glória de Deus. Se passo grande parte do meu tempo me alimentando de situações, conversassões, inimizades, injustiças, provocando circunstâncias contrárias ao que Cristo faria, então terei muito tempo do meu dia desorando ao Senhor. Portanto, amar a si mesmo, cuidando socialmente de si próprio é uma primeira grande oração poderosa que podemos fazer a Deus, todos os dias, o dia inteiro que Ele nos der.
10.”ORAÇÃO É AMAR A SI MESMO, CUIDANDO ESPIRITUALMENTE DE SI MESMO... Além do crescimento social, como forma de oração a Deus, há também o interesse pelo crescimento espiritual. É preciso considerar que este crescimento ocorre independente de querermos, se somos salvos, é uma iniciativa e ação somente do Espírito de Deus, pelas ações da Graça de Deus; mas é preciso considerar também que é nossa oração quando estamos empenhados em querer e abri-nos mais para que isto se concretize com maior facilidade. Todas as vezes que entristeço o Espírito de Deus, todas as vezes que adio mais o meus crescer espiritual, todas as vezes que dificulto este manejar do Espírito do Senhor em minha vida, me levando a parecer-me mais com Jesus, estarei desorando, desfazendo tudo que minha oração venha dizer no pouco tempo que dedico ao ritual da oração formal. Oração verdadeira é estar em conluio com o Senhor para que Ele nos faça mais moldáveis, mais apaixonados, mais interessados nEle e na vontade dEle. Oração verdadeira é ser obediente a Ele, aos ensinos de Sua Palavra, aos interesses de Seu Reino. Esta é a oração que Ele espera de todos os Seus salvos. Portanto, amar a si mesmo, cuidando espiritualmente de si próprio é uma primeira grande oração poderosa que podemos fazer a Deus, todos os dias, o dia inteiro que Ele nos der.

11.”ORAÇÃO É AMAR A SI MESMO, AMANDO A FAMÍLIA... Há um outro aspecto do amar a si mesmo, que a Bíblia coloca para todos nós. Em Efésios 5:28s, ela ensina que quando o marido (ou a esposa) ama seu cônjuge, na verdade, ele está amando a si mesmo. Em 1Pd.3:7, ela ensina que quando o marido (ou a esposa) ama seu cônjuge, isto interfere até na vida espiritual de si mesmo. Em Ef.6:2, ela ensina que quando um filho ama seus pais (e vice versa) isto influi na qualidade e quantidade de sua existência. É muito claro nestes versos e em outros, que Deus atrela a nossa vida à vida de nossos familiares. A família não é nosso próximo, ela é nós mesmos.  Se eu me amo, é natural que eu ame minha família. Se eu me amo, aborrecendo a mim mesmo, é natural que eu me anule para o bem de minha família. Eis aí a segunda oração poderosa, amar a família como amando a si mesmo. Nos planos de Deus não existe eu, se eu não estive numa família.
12.”ORAÇÃO É AMAR A SI MESMO, CUIDANDO SOCIALMENTE DA FAMÍLIA... Dentro desta segunda oração poderosa, a verdadeira oração, amar a família, é interessante prendermos-nos à questão social destes que sou eu. Se quero realmente orar a Deus, se quero realmente manter comunhão com o Senhor, então, por consequência disto, buscando amar a mim mesmo, é do meu maior interesse o amar minha família a ponto de estar interessado no bem social dela. Devo entender que a realização de um irmão, a felicidade dos meus pais, a satisfação de meus filhos, tudo isto é minha alegria, e, se eles não forem alcançados por cada uma destas coisas, eu não serei também. Na visão do Senhor, se meus familiares não estiverem bem encaminhados, bem em seus cotidianos, eu, portanto, não estarei também. Assim, primeiro devo buscar a felicidade deles, a realização de cada um, para então buscar para mim. Não estarei bem enquanto minha família não estiver bem.Ajudando cada um deles nisto, estarei progredindo para miim mesmo. Isto é oração genuína, esta a verdadeira oração, esta é a segunda poderosa oração em nossa lista.
13.”ORAÇÃO É AMAR A SI MESMO, CUIDADNDO ESPIRITUALMENTE DA FAMÍLIA... Ainda dentro desta segunda oração poderosa, a verdadeira, amar a família, além da atenção social, principalmente é a atenção espiritual. Se não tenho interesse na salvação e na edificação de meus familiares, se não me disponho a colocar cada um junto à cruz e mais junto a Jesus, então estarei todo o tempo desorando, estarei permanentemente invalidando toda e qualquer oração que formalmente eu faça ao Senhor. É desejo do Senhor que todos os meus familiares sejam agraciados com as bênçãos celestes da salvação, e da comunhão com Ele, e nós, no melhor da oração que possamos fazer e viver, somos o grande elo que ele pretende usar, de uma forma ou outra, para chegar aos meus parentes próximos. É desoração se eu nego isto a Ele e depois eu o busco querendo manter comunhão espiritual profunda. Neste aspecto também, esta é a segunda oração poderosa que eu posso viver e fazer ao meu Deus.

14.”ORAÇÃO É AMAR O PRÓXIMO SOCIALMENTE COMO A SI MESMO... Nesta nossa sequencia, a terceira oração poderosa é o amor social ao próximo. Quem é nosso próximo, todas as pessoas que estão fora de nossa família. A vivência deste amor social ao próximo tem a ver com uma máxima ensinada por Jesus em Mt.7:12, “Tudo que quiserdes que os outros lhes façam, fazei-lhos vós também”. Isto quer dizer que todas as vezes que agimos com eles de maneira diferente disto, diferente desta orientação, estaremos desorando, estaremos desmentindo tudo que dizemos ou não em nossas orações formais. O cântico diz: a melhor oração é o amar. Se queremos agradar a Deus, como falamos em nossas preces, não podemos deixar de fazer isto que é mando dEle, amar o próximo como a nós mesmos. Isto inclui nossos inimigos, isso inclui todas as pessoas. Em 1Jo.4:20 a Bíblia chega a dizer que se não amo (socialmente) meu próximo, isto demonstra claramente que não amo a Deus, mesmo que eu insista em gritar o contrário. Sem dúvida, esta é uma terceira oração poderosa a se fazer a Deus, cotidianamente. Não fazer isto, e, ainda, encontrar motivos para não fazer isto, é uma, também, poderosa desoração.
15.”ORAÇÃO É AMAR O PRÓXIMO RESPEITANDO-O COMO GOSTARIA PARA SI MESMO... Respeito é outra palavra que tem a ver com esta terceira oração poderosa. Respeito, tolerância, é outra forma de se falar em amar o próximo socialmente como a si mesmo. Respeito com o que ele seja, com o que ele crê, com o que ele faz, sem necessariamente concordar com tudo, sem ter que afirmar concordar com tudo que são e agem. Jesus quando tomou aquela posição em relação à prostituta a ser apedrejada não estava se identificando com o que ela era, ou o que ela fazia, e era bem claro para todo mundo isto, ele estava respeitando, tolerando, ela, a pessoa, o seu próximo. Posso não concordar com o que você faz ou crer, com o que você defende ou apoia, mas devo apoiar seu direito de ser e fazer o que faz, isto é amor ao próximo, isto é amar respeitosamente o próximo, isto é o que eu gostaria que fizessem comigo, isto é o que me faria aceito e respeitado pelos outros. Devemos amar o próximo como gostaríamos que nos amássemos. Esta é uma poderosa maneira de orar verdadeiramente a Deus.
16.”ORAÇÃO É AMAR O PRÓXIMO PROTEGENDO-O COMO GOSTARIA PARA SI MESMO... Ainda dentro da terceira oração poderosa ao Senhor, o amor ao próximo socialmente falando, além do respeito, da tolerância, um outro fato interessante, a proteção. Amar o próximo, de verdade, é promover condições para protege-lo. Amar ao próximo, inclusive ao inimigo, o desconhecido, no aspecto social, é essencial que eu esteja em busca de condições para protege-lo. Diante de tanta selêuma quanto a médicos cubanos no Brasil, três deles disseram num encontro receptivo na igreja: Do nosso salário, uma parte fica conosco, outra vai para o governo de Cuba para que distribua com nossos familiares e com a população de nosso país na melhoria das condições sociais de nosso povo. Para nós capitalistas isto não tem nenhum sentido, mas o amor ao próximo tem a ver com a promoção de proteção ao nosso próximo, seja ele lá quem for. Quando assim agimos estamos praticando esta terceira poderosa oração a Deus; quando assim não agimos, estamos desorando, desmentindo qualquer oração que pratiquemos  nos longos momentos de adoração, petição e gratidão.

17.”ORAÇÃO É AMAR O PRÓXIMO ESPIRITUALMENTE COMO A SI MESMO... Na nossa sequencia, vamos à quarta oração poderosa diante de Deus. O amor ao próximo de forma espiritual. Não só, para agradar a Deus, devo amar o meu próximo no aspecto social, mas, principalmente, pelos olhos de Deus, pelos interesses de Deus, pelo aspecto espiritual. Deus nos quer amando as pessoas no seu cotidiano, como pessoas, como profissionais, como amigos, como vizinhos, como pessoas ao nosso redor em em nossos contatos; mas, principalmente, o que Deus mais quer é nosso amor espiritual, a salvação de cada um deles. Prestemos a atenção para o seguinte, o que Deus quer não é fazer as pessoas serem evangélicas, membros de igreja, religiosos, não é nada disto, mas que as pessoas sejam salvas, convertidas. Há em nossas igrejas, pessoas religiosas, muitas delas, mas não necessariamente convertidos. Devemos estar atentos se somos salvos, mesmo sendo religiosos, e depois estarmos atentos quanto aos que conosco comungam da mesma fé. Não é por que são religiosos, são de nossas igrejas, que devemos descuidar de cada um, como isto sendo garantia que são salvos. Deus quer que estejamos atentos a isto também. Quando somos descuidados nisto, com certeza nossas orações são desorações, não há nada agradável ao Senhor.
18.”ORAÇÃO É AMAR O PRÓXIMO COMPREENDENDO E INSISTINDO COMO GOSTARIA PARA SI... Ainda como quarta oração poderosa que podemos apresentar diante do Senhor Deus, no grande interesse do Senhor em salvar pessoas, inclusive todos que são nossos próximos, é uma poderosa oração, em nome do amor de Deus, a compreensão e a insistência evangelísticas para com todos que estão em nosso dia-a-dia. Temos falhado muito com Deus quanto somos pouco compreensivos com a situação condenatória das pessoas, quando não compreendemos o quanto a escravidão do pecado consegue segar cada pessoa não salva. Temos falhado muito com Deus e com os peridos por não termos interesse em comprrender o que ronda o relacionamento de cada perdido com o Senhor Deus. Temos falhado também, com Deus, em relação à insistência que Ele gostaria que tivéssemos com os perdidos a quem já temos pregado e testemunhado a nossa fé.  Nos contentamos em já ter dito, de alguma forma o evangelho aos perdidos ao nosso redor, e assim descansarmos. Assim tem sido constante a nossa desoração a Deus quando estamos orando mais interessados em nossas vontades que nas vontades do Senhor.
19.”ORAÇÃO É AMAR O PRÓXIMO CONFIANDO NELE E NO ESPÍRITO SANTO COMO GOSTARIA PARA SI... Um aspecto interessante de amar o próximo, de respeitar o próximo, de compreender o próximo, é confiar no próximo. A Bíblia diz que amar (ágape) é confiar no outro, é esperar o melhor do outro, é não suspeitar mal do outro. Nesta quarta oração poderosa uma das formas de orar a Deus é confiar no próximo, principalmente se ele for um salvo, e descansar no Espírito Santo nele, e agindo nele. Todas as vezes que não confio na fé e na ação da graça na vida de um salvo, estarei desorando. Todas as vezes que julgo meu irmão, principalmente esquecendo que eu sou tão fraco e incapaz quanto ele, ele ao jeito dele, e eu ao meu jeito, sempre, estarei indo de encontro a tudo que falo nas minhas orações, a tudo que tenho dito para tentar agradar o coração de Deus. Todas as vezes que não amo meu próximo, também deste jeito, estarei dizendo que minto quanto estou em meus momentos de oração ao Senhor.

20.”ORAÇÃO É AMAR A DEUS ACIMA DE TUDO, DE CORAÇÃO... Eis agora a quinta poderosa oração ao Senhor, o amor a Deus acima de tudo. É muito óbvio que amando a Deus, o amor a si e o amor ao próximo se verificará espontaneamente, não só pela ajuda que o Espírito Santo dá pela graça, como fruto da Sua santa e guiadora presença, mas pelo fato de que amando a Deus, amaremos tudo e todos que Ele mandar. O que queremos destacar aqui é o amor a Ele de todo coração; isto quer dizer com todo sentimento, com todo prazer; é ter muito prazer de amar a Deus por mais que isto nos traga preços a pagar, por mais que tenhamos que sofrer para que isto seja real. É ter alegria em amar a Ele que é totalmente digno, merecedor e exigente com isto. Quando não o amamos de todo coração, acima de tudo, estamos desautorizando tudo que dizemos, tudo que fazemos, tudo que nos propomos em nossos momentos de oração a Ele. É uma desoração quando não o amamos, ou quando não fazemos isto de forma feliz, alegre, sem reclamações, sem lamentos, e sem tristezas.
21.”ORAÇÃO É AMAR A DEUS ACIMA DE TUDO, COMO APAIXONADOS... Ainda na quinta poderosa oração ao Senhor, a de amar a Ele acima de tudo, de coração, nos vem o entendimento do sentido “apaixonados”. Lembra dos nossos momentos apaixonados por alguém? Lembra de como nos sentimos? De como agimos? Do que somos capazes de aturar, por maior que seja o sacrifício a fazer? Pois é... Amar a Deus de todo coração tem este sentido, o de apaixonados por Ele. Isso tem tudo a ver com nossa condição de noivas de Cristo.  Um Noivo apaixonado faz de tudo para conquistar todos os dias a sua amada, é o que Cristo já fez, tem feito, e sempre fará. Uma noiva apaixonada não está tão longe disto, e é aí que entra nossa poderosa oração: amar a Cristo com toda nossa paixão, acima de tudo. Quando não somos assim, quando não nos comportamos assim, a nossa oração é uma desoração, é uma mentira, é uma tolice, é uma tentativa de enganar a Deus, falando uma quantidade de baboseira muito normal a todos nós, mas que, na prática, não somos nada disto.
22.”ORAÇÃO É AMAR A DEUS ACIMA DE TUDO, COMO HEREGES NOS DESAFIAM... Já viu um herege?, já viu como são completos, comprometidos, sacrificiais, obedientes, certinhos? Já percebeu como são capazes de pagar qualquer preço pelo que acreditam? Estas são marcas inconfundíveis deles; por medo de perder a salvação ou de não se santificarem, ou de serem castigados (o que demonstra ausência de fé no perdão e graça perfeita de Jesus) eles se submetem aos mandos de suas ignorâncias ou da ignorância de seus líderes religiosos. Alguém já disse que se nós fizéssemos pela verdade, o que eles são capazes de fazer pela mentira, a igreja de Cristo seria ainda mais atuante neste mundo. Veja só: a verdadeira quinta oração poderosa que podemos fazer a Deus, não é exigir nada dEle, não é esperar nada dEle, não é prometer nada a Ele, mas, principalmente, é amar a Deus acima de tudo, apenas fazendo um pequena parte do que os hereges são capazes de fazer por suas excêntricas heresias. Não ser como eles, neste sentido, é desorar, é negar tudo que somos e falamos em nossas orações momentâneas.

23.”ORAÇÃO É AMAR A DEUS ACIMA DE TUDO, DE ALMA... Outra poderosa oração, que alguém pode fazer a Deus, é amar a Ele acima de tudo, de toda a alma. Enquanto amá-Lo de todo coração, tem um sentido de prazer em agradá-Lo, amá-Lo de toda a alma tem um sentido de Obediência. Naquele formato, trata-se de um apaixonado, uma noiva-igreja devota prazerosa de ver seu amado feliz; neste formato trata-se de um escravo, um servo, um nada, um pra nada, dedicado a ser simplesmente obediente ao seu Senhor, o que não faz mais do que sua obrigação vital. Esta é a sexta foração poderosa. Não é um momento de oração, de dramatização de fé, de farisaísmo, não é ulguns segundos de tentativa fútil de sensibilizar a divindade que tudo sabe e vê, mas um cotidiano de dedicação extrema, de obediência primazil ao seu digno Senhor. Quando não amamos Deus assim, acima de tudo, de toda alma, como servos, como escravos, invalidamos tudo que possamos dizer ser oração a Ele, invalidamos tudo que falamos, tudo que pedimos, tudo que agradecemos, tudo que louvamos a Ele em nossos contatos formais.
24.”ORAÇÃO É AMAR A DEUS ACIMA DE TUDO, COMO SERVOS OBEDIENTES... Ainda conversando sobre esta sexta oração muito poderosa; poderosa não no sentido pagão, místico, mas no sentido espiritual que não é para sugar da divindade como aqueles, mas para submeter-se a Ele. Oração é amar a Deus acima de tudo, como servos obedientes. Dois aspectos a serem lembrados, um é o sentido de servo, naquele tempo não era de empregado, como hoje, cheios de direitos e proteções sociais e individuais, mas tinha o sentido de escravos, não pessoas, mas objetos, propriedade de alguém, sem vontades, sem gostos, sem preferências, “burro de carga”. É claro que Deus, por Ele, nos trata diferente, como amigos, filhos, etc, mas não nos exime de nossa real situação, escravos, servos. O segundo aspecto é o de sermos assim, e Ele nossos Senhor, por direito (Ele nos criou) e de fato (Ele nos salvou, comprou caro). Todas as vezes que vivemos nosso cotidiano fora destes pradrões, não oramos, apenas dessoramos, não adoramos mas desonramos. A verdadeira e poderosa oração ao Senhor é amar a Ele acima de tudo, absolutamente tudo, como servos, escravos, obedientes.
25.”ORAÇÃO É AMAR A DEUS ACIMA DE TUDO, COMO GRATOS PELA GRAÇA... Ainda sobre a sexta oração mais poderosa que possamos fazer a Deus... amar a ele, acima de tudo, como gratos pela Sua graça em nosso favor. Muitas pessoas entendem que a graça de Deus é somente o muito abençoar dEle sobre cada um de nós, é claro que é também isto, mas é infinitamente muito mais que isto. Pelo que vejo na Bíblia só temos condição de conhecer uma pequena parte desta graça, o que já é muito para nosso potencial, mas ela vai muito além do que possamos imaginar. Tudo isto é para nos afirmar que temos, só na graça de Deus, um eterno motivo para sermos muitíssimo gratos a Ele. A sexta oração é o reconhecer tudo isto, ou o máximo do que podemos saber disto, e por isto, estarmos muito alimentados a uma vida, a um cotidiano desejoso de amar a Ele acima de tudo, de tudo mesmo. Nâo importa o preço a pagar, não importa o prejuízo a levar, não importa tudo que deixaremos de ganhar, mas, principalmente, amar a Ele sobre tudo, sobre todos, sobre nós mesmos, sobre o mundo todo, o mundo inteiro. Ao contrário disto, nossa oração é vazia, sem o verdadeiro conteúdo, uma desoração perfeita.

27.”ORAÇÃO É AMAR A DEUS ACIMA DE TUDO, DE ENTENDIMENTO... Sétima oração muito poderosa que podemos fazer para Deus... Amar a Deus acima de tudo, com todo entendimento. Isto é o culto racional, convicto, não levado pela emoção, não levado pelo fanatismo, não levado pelo modismo, não levado por nada que facilmente leva tantas outras pessoas. É eu entender que devo, e ir lá e ser, e fazer, esta é a grande maior oração. Pela emoção qualquer um faz qualquer coisa, por mais sacrificial que seja, pelo fanatismo até bomba ao redor da cintura, pelo modismo se nega até verdades que sempre defendeu. Esta oração é totalmente convicção, é pelo saber que o Senhor quer, merece, manda. Quando não sou assim, quando não faço assim, então estou desorando, estou desmentindo o que sempre disse nas minhas singelas e tão agradáveis orações em público ou em particular. Quando não ou sou ou não faço nada disto, minhas orações são um nojo, um engano, uma farsa.
27.”ORAÇÃO É AMAR A DEUS ACIMA DE TUDO, MESMO NA CONTRA MÃO... Ainda sobre a sétima oração muito poderosa que podemos fazer a Deus, é amar a Ele sobre todas as coisas, mesmo que isto significa estar na contra mão da vida, da sociedade, do aparente bom senso social, da coerência financeira ou outra qualquer, é assumir viver a vida com Cristo, mesmo que deixe de ser uma “maria vai com as outras”, mesmo que seja deixar o modismo, o que todos fazem, o que todos dizem ser o melhor, o que todos dizem ser mais justo e coerente para a vida. O salvo que ama a Deus, de verdade, anda na contra-mão, anda contra a maré, anda contra tudo e todos; o salvo que ama a Deus, de verade, é um dos poucos saldados que marcha com passos diferentes da grande maioria. Orar de verdade ao Senhor é ser da minoria, é ser dos poucos que realmente foram alcançados não pela religião cristã, nem das religiosidades cristãs, mas pelo toque e presença do Espírito Santo em sua vida e alma, esta é a melhor e mais poderosa oração a Deus.
28.”ORAÇÃO É AMAR A DEUS ACIMA DE TUDO, PAGANDO QUALQUER PREÇO QUE FOR... Ainda falando sobre esta poderosa sétima oração a Deus, quanto ao aspecto da disposição de pagar qualquer preço por este amor. Esta oração poderosa é estar disponível a dar-se completamente ao Senhor, é abrir mão de si mesmo, da própria vida, dos próprio interesses, de todos seus planos e projetos particulares, é abrir mão de seus interesses e teimosias, e submeter-se só ao Senhor, às Vontades dEle. Quando não fazemos isto, quando não estamos dispostos a isto, então estamos mentindo, estamos desorando, estamos enganados e tentando enganar ao Senhor que sonda todos os corações e intenções. Não adianta nenhum segundo das longas orações que possamos fazer ao Senhor, se não somos capazes de não só crer nEle, em Jesus, mas padecer por Ele (Fp.1:29). A verdadeira oração é amar a si e ao próximo, mas a principal oração é amar a Deus, pois fazendo isto, seremos capazes, perfeitamente de amar tudo e todos.

29.”MOMENTO DE ORAÇÃO É NADA SE TODO O TEMPO DESORAMOS CONTRA NÓS MESMOS... Não significa nada longos períodos de oração formal, muito tempo elogiando e prometendo-se ao Senhor, exaltando Ele e agradecendo e pedindo coisas, quando no nosso dia-a-dia passamos grande parte do tempo desorando, agindo contra nós mesmos, em muitos sentidos, principalmente espiritualmente. A melhor oração, a mais poderosa oração, a oração que Deus realmente ouve, que realmente agrada ao Senhor, que realmente chega ao trono da graça dEle, é a do amor a si, amor que nos leva a abrir mão de nós mesmos para o nosso próprio bem, para o bem que Ele quer para todos nós. Quando estamos agarrados a coisas ruins e maldosas contra nós mesmos, estamos ofendendo ao Senhor. Não adianta nenhum segundo de oração formal quando grande parte do nosso tempo, acordado, é ofendendo ao Senhor dos Senhores.
30.”MOMENTO DE ORAÇÃO É NADA SE TODO O TEMPO DESORAMOS CONTRA NOSSO PRÓXIMO... Prestemos muita atenção nisto, e Jesus chama nossa atenção em momentos muito sérios, que, até, parece nada a ver. Em Mateus 6, depois de ensinar a se orar, Ele disse que o perdão de Deus está diretamente dependente de amarmos o nosso próximo, pois para perdorar primeiro se ama (ágape). Não há oração formal, momentânea agradável a Deus, se passamos o nosso tempo negando amor ao próximo. Por isto ele nos enche de amor (ágape) quando temos o Espírito Santo em nós, é fruto da presença dEle em nós. Um critério básico para vivermos amor ao próximo é: faça aos outros o que gostaria que eles fizessem contigo. Temos falhado muito nisto, temos ofendido a Deus em duas circunstâncias: uma é em nós mesmos, só queremos amar quem nos ama, só queremos agir favoravelmente com quem age assim conosco; a segunda é reagindo negativamente ao amor que Deus já plantou em nós para que usássemos em relação aos outros, para a alegria e glória dEle.
31.”MOMENTO DE ORAÇÃO É NADA SE TODO O TEMPO DESORAMOS CONTRA NOSSO DEUS... Aqui Fechamos esta sequencia de comentários sobre este tema tão salutar, tão dolorido, tão temeroso, tão contundente... tão difícil. Se passamos o dia inteiro desobedecendo ao Senhor, como podemos nos ajoelhar para orar? Que sentido tem isto? A princípio, se agimos contra nós mesmos de muitas maneiras, se atuamos contra nosso próximo de muitas maneiras, todos os dias, o dia inteiro, já estamos ofendendo ao Senhor, estamos desobedecendo o segundo maior mandamento, e isto já é desobedecer o primeiro grande, amar a Ele sobre todas as coias. Mas, quando não o obedecemos de todo coração, de toda alma e de todo entendimento, aí a desoração se caracteriza mais ainda. Para algumas mentes menores, todas sem o discernimento do Espírito Santo, parece que estamos concluindo que não devemos orar, o que é próprio de entendimentos pagãos. Na verdade estamos concluindo que aqueles momentos que passamos orando não significam nada se não oramos o dia inteiro, a todo momento, em todos os relacionamentos, se não oramos em nosso cotidiano, vivendo como se Cristo não vive em nós; pensando, decidindo, agindo, relacionando-se como se não fosse Cristo em você.