Consolo Divino nas Aflições na Vida Cristã.

CIMG7677 por ff0942b.

.

.

Pra.Dezilda Nunes, no culto da manhã, da igreja, em 20 de Setembro de 2009

.

.

.

.

João 16:33... “Vos tenho dito estas coisas para que tenhais paz em mim; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.

.

.

As aflições sempre existiram na vida do homem

As aflições acompanham até o melhor dos homens, tanto interna quanto externamente, como lemos na declaração de Jesus que não deixa dúvida que Deus é consciente do mal que nos rodeia e na sua onipotência providências ao consolo..

.

.

Mas para quem é destinado esse consolo?

.

.

.

.

1)É destinado à vida dos que conhecem intimamente a Deus

.

.

“estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim”

Neste verso subentende-se que a “Palavra”, ou seja, tudo que foi dito nos dê um conhecimento tal sobre Ele que isso opere em nós uma perfeita paz, o consolo, alívio do padecimento, sensação agradável ou simplesmente o conformismo.

.

.

Deus nos deu o Consolador para estar sempre conosco e dessa maneira, aprendermos mais de Cristo.

.

Ilustração... a conversa com uma espírita que tem conforto confiada em reencarnações.

.

.

.

A paz que temos é um dos alvos desejáveis da humanidade, é um poderoso presente de Deus.

Um contato dele com a nossa alma por meio do Espírito Santo Ele nos ensina, acalma, tranqüiliza a alma.

.

.

Não sejamos ignorantes quanto a Palavra de Deus, do que foi dito.

.

.

.

.

2)O consolo divino é destinado àqueles que confim somente em Deus...

“no mundo passais por aflições...”

Deus tem o controle de tudo, por isso “passamos” aflições.

Não suportaríamos permanentemente viver em aflições.

Ele prova ter esse controle quando demonstra seu profundo envolvimento no destino da raça humana, enviando Jesus.

.

Confiança significa refugiar-se, apoiar-se em, depender de, permanecer.

Ilustração - a morte do primo, a pesar de muita religiosidade, o desespero para ir em busca de feiticeira.

.

Quanto mais conhecemos, mais confiamos.

.

Nas circunstancias adversas da nossa caminha aqui, nos entraves temporários que nos preocupa por algum tempo, não podem nos paralisar, não podem nos fazer desistir da permanente segurança que encontramos nEle.

.

.

.

3)O consolo divino é destinado aos vencedores por Cristo...

“mas tende bom ânimo, eu venci o mundo...”

Jesus chama atenção aqui para ele.

.

“A vida do homem sem que a graça divina intervenha e que a mensagem trazida por Jesus nos conte a verdade da questão, é um fingimento, é um modelo de defeitos e pecados”

.

.

Somos arrogantes, discursamos infantilmente a respeito de Deus nas nossas aflições.

.

.

Por isso Jesus diz

“...Eu venci o mundo”

Ele conquistou a vitória no entanto, compartilhamos dessa vitória.

.

.

Nossos inimigos são comuns, Sua vitória é nossa.

.

O mundo jamais poderá realmente derrotar um verdadeiro crente em Cristo.

.

.

.

.

Conclusão

Aos ímpios faltam o conhecimento verdadeiro em Deus, a confiança e a experiência da paz em meio às intempéries da vida.

.

.

Na presença de Jesus, há respostas para a aflição.

Assim podemos dizer em 1João 5:4, está é a vitória que vence o mundo , a vossa fé.

.

.

.

.poema: Direção divina:

“As tuas mãos dirigem meu destino, ó Deus de amor!

Bom é que seja assim!

Teus são os meus poderes, minha vida.

Em tudo, eterno Pai, dispões de mim!

Meus dias, sejam curtos ou compridos,

Passados em tristezas ou prazer, em sombra ou luz, é tudo como queres,

E é tudo bom, se vem do teu querer”

(Sarah P. Kalley)