Querer Comunhão com Deus - Pr.Jônatas David

Esboço do sermão pregado em 16 de Agosto de 2009, no culto do domingo de manhã.
.
.
.
Consultei a apresentação do tema em "Livro de Cultos IBC", o Dicionário Oficial do Curso de Teologia IBC, e a Biblioteca Exclusiva do Curso de Teologia IBC.
.
.
.
Sobre este tema, há algumas reflexões que ja ouvi e li, de pessoas e em mensagens pela internet que muitos tem enviado à minha caixa de emails.
.
Normalmente tudo que acontece com a gente exige uma de duas atitudes nossas: aceitar ou não aceitar.
.
(1)Conta-se que dois vendedores de sandálias foram a uma cidade onde descobriram que ninguém usava sandálias; um ligou logo para o fornecedor e disse do que acontecia ali e que não enviasse nenhuma sandália, pois a mercadoria iria encalhar. O outro ligou, disse o que estave vendo, e mandou que mandasse o dobro de sandálias, pois iria vender muito mais do que imaginava antes.
.
(2)Outro dia ouvi um preletor de motivação comercial afirmar: Em toda crise há dois tipos de pessoas, os que aproveitam para chorar, lamentar, reclamar, e fazer de vítimas, e o outro que aproveita tudo para vender muitos lenços aos chorões.
.
(3)Quando as pessoas são convencidas de pecado, há duas atitudes a se tomar: a grande maioria reconhece, lamenta, dizem até que vão mudar, mas não arredam pé da vida que levam; outros reconhecem a situação, aproveita a descoberta para mudar completamente, se entregam de corpo e alma ao Senhor.
.
(4)Uma mensagem que recebi pelo email, é um testemunho de um homem que afirmava a si mesmo, todos os dias, que entre ser reclamador e triste, ele preferia ser feliz e otimista. Um da foi assaltado e prestes a morrer, chegou no hospital quase no fim, e percebeu pelos enfermeiros que não havia solução para ele; todos demonstravam que não havia escapatória para sua situação. Ele, imediatamente, pegou no braço de uma enfermeira e disse, eu não escolhi morrer, eu quero e vou viver, cuide de mim, por favor, pois eu escolhi continuar vivendo. sua atitude e sua palavra mudou todo o comportamento de todos presentes.
.
(5)No dia-a-dia em nosso cotidiano, temos duas opções: ser como todo mundo, em casa, no trabalho, na vizinhança, na escola, na igreja, no mundo, ser igual a todo mundo, em fazer diferença alguma; ser mais um entre todos. Ou ser diferente de todo mundo, desejoso de aprender, de fazer melhor, bem feito, com capricho, com carinho, dedicação.
.
(6)No relacionamento com Deus, podemos optar ser como o irmão do filho pródigo, só querendo mais e mais, reclamando, se achando desprezado pelo Pai; ou o contrário, ser grato por fazer parte d eum grupo pequeno abençoado de salvos. liberdade religiosa, sem perseguições, guerras, etc.
.
(7)Um homem foi a uma grande construção e perguntou a muitos trabalhadores, o que estavam fazendo. Uns irritados, espantados, incomodados, reclaramaram que estvam trabalhando, sendo explorados, mal pagos, exigidos demais, disseram que estavam num grande sacrifício. Outros demonstraram prazer em fazer o mesmo que os outros, pois estavam fazendo uma grande obra, uma grande igreja, um trabalho muito importante para muitas pessoas e muita gente.
.
.
.
A Bíblia diz que Deus está operando a santificação em nós (Rm.8:29), nos fazendo cada vez mais parecidos com Jesus Cristo. Esta santificação produz, entre outras muitas coisas, a comunhão nossa com o Senhor, através do Espírito Santo que habita em nós (Rm.8:14); por sua vez, esta comunhão faz parte do processo de nos santificar. Isto é o que a Graça já tem feito em nós, todos os dias, a cada momento de nossa vida, após a conversão.
.
Assim nos resta das opções...
.
Sermos indiferentes a isto, e perdemos tempo com tantas outras coisas desinportantes, e que não alimenta este processo em nós. Vivermos no mínimo que este processo produza em nós, quanto à comunhão com Deus, e assim desperdiçarmos dinheiro, tempo e talentos com tolices que não edificam nossas vidas.
.
Querer o que Deus está operando, fazendo com que nada seja empecilio para estarmos envolvidos nste crescimentos espiritual, de corpo e alma. Querer é poder. Se quizermos mesmo, desfrutaremos muito mais da obra miraculosa que o Senhor já tem operado em nossas vidas, em nossa alma, em nosso coração, em nossa mente, fazendo com que tudo que somos e temos seja ainda mais para a glória dEle todo o tempo de nosso viver.
.
.
Oração... Senhor, obrigado pelo que já tens feito em nós; e pedimos que nos leve a querer mais ainda, o que estás a fazer conosco, e assim nós e o mundo possamos perceber as diferenças que isto irá produzir no nosso relacionamento contigo e com Tua obra. Amém.